Rover 400 - Chave de rodas

JPR

New member
Viva

Há bocado fui tentar safar uma amiga que tinha acabado de cortar um pneu (num Laguna) e cujo irmão já tinha partido a chave de rodas a tentar desapertá-lo. Um daqueles pneus apertados à máquina com um binário absolutamente elevado.

Fui buscar a chave de rodas do Rover e, dos 5 parafusos, só consegui despertar 3. [:D] Os outros só mesmo com "equipamento pesado". O que vale é que o pneu cortou ao estacionar na garagem do prédio e o carro ficou lá estacionado.

O problema é que a cabeça da chave de rodas do Rover ficou... aberta e, aliás, torçou um pouco. As estrias interiores, apesar de ser uma chave de dimensão para as porcas do Laguna, ficaram quase lisas.
Porcaria de aço !!

Sabem se existe chaves destas (da concorrência) à venda nas casas de acessórios e por que preço ?
A chave do Rover, além de pequenina, tem uma teminação para retirar os tampões das rodas. E eu queria uma igual...

Uma chave igual só nas sucatas ou nos ex-concessionários (cara?). Mas tens tampões ou é para caber na "esferovite"?

Senão, uma chave de rodas banal é barata aí nos Continentes e afins. Também há umas chinesas que desapertam uma porca em cinco... [:D]

Mas tens tampões ou é para caber na "esferovite"?

[:D]

É por ambas as razões [:D]
Já andei pelo eBay inglês. Existe lá uma mas, com os portes, fica por quase 20 euros. Agora... se for um acessório relativamente vulgar nas lojas nem me dou ao trabalho de mandar vir de Inglaterra.

Em qualquer hiper ou loja de peças para automóveis, compras uma chave de rodas extensível, com 2 medidas de porca e que resolve todos os teus problemas...............só não cabe na esferovite.[:D]

A sério, são excelentes, não quero outra coisa e comprei uma para o carro, não obstante ter a de origem.
É que o facto do cabo ser extensível permite fazer alavanca e exerce uma força muito superior, pelo que apertar e desapertar rodas é brincadeira de meninos.

Custam 5 a 7€, depende dos sítios.[;)]

EDIT: São destas.

View attachment 20437

Last edited:
Em qualquer hiper ou loja de peças para automóveis, compras uma chave de rodas extensível, com 2 medidas de porca e que resolve todos os teus problemas...............só não cabe na esferovite.[:D]

A sério, são excelentes, não quero outra coisa e comprei uma para o carro, não obstante ter a de origem.
É que o facto do cabo ser extensível permite fazer alavanca e exerce uma força muito superior, pelo que apertar e desapertar rodas é brincadeira de meninos.

Custam 5 a 7€, depende dos sítios.[;)]

Olha... não sabia que havia dessas, com esse formato. (Eu não queria daquelas em cruz).
E sabes se serão resistentes ou género aço manteiga (como a do Rover) ?
Acho que vou optar por uma assim.

E cavo um sulcozinho na esferovite [:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Olha... não sabia que havia dessas, com esse formato. (Eu não queria daquelas em cruz).
E sabes se serão resistentes ou género aço manteiga (como a do Rover) ?
Acho que vou optar por uma assim.

E cavo um sulcozinho na esferovite [:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Bem, o ultimo furo que tive foi com o meu Saxo, por volta do ano 2000.[:cool:] Mas nessa altura, a tirar a roda com a chave original (uma deste tipo mas em ferro, pintada de preto e fininha), a desgraçada ficou feita num oito, parecia de facto manteiga.

Com esta já tirei várias vezes as rodas ao carro e o que parece manteiga são os parafusos a desapertar e a apertar (e olha que sou um bocado bruto neste aspecto:sh) ).

Como o cabo da chave fica pelo dobro (é extensível), o utilizador exerce pouca força.[;)]

Viva

Há bocado fui tentar safar uma amiga que tinha acabado de cortar um pneu (num Laguna) e cujo irmão já tinha partido a chave de rodas a tentar desapertá-lo. Um daqueles pneus apertados à máquina com um binário absolutamente elevado.

Fui buscar a chave de rodas do Rover e, dos 5 parafusos, só consegui despertar 3. [:D] Os outros só mesmo com "equipamento pesado". O que vale é que o pneu cortou ao estacionar na garagem do prédio e o carro ficou lá estacionado.

O problema é que a cabeça da chave de rodas do Rover ficou... aberta e, aliás, torçou um pouco. As estrias interiores, apesar de ser uma chave de dimensão para as porcas do Laguna, ficaram quase lisas.
Porcaria de aço !!

Sabem se existe chaves destas (da concorrência) à venda nas casas de acessórios e por que preço ?
A chave do Rover, além de pequenina, tem uma teminação para retirar os tampões das rodas. E eu queria uma igual...

Daqui fala quem já lixou as chaves de ambos os Rovers, a do Honda e ainda a de um Xantia. :sh)

De facto, já não se fazem chaves de rodas como antigamente. [:D]

Eu tenho no sítio original (a esferovite, na mala), uma chave de rodas extensível, de chrome vanadium, da marca Powerfix (do LIDL). Até ver é impecável, muito resistente, safa sempre e não tem qualquer empeno!

É igual aquela que o Vanquish colocou. [;)]

Back