Eu tenho um Rover 414 Si de 1997 (103 cv). Não vou alargar-me muito no assunto, mas tive demasiados dissabores com o motor, ou antes, com os motores.
Começou por desaparecer, sim, desapareceu mesmo o 4º pistão quando tinha 75.000Km. A solução foi um motor novo! Pena que estivesse fora da garantia.
Após 25.000 Km com o motor novo, o 4º pistão não desapareceu mas andou lá perto! O curioso é que o problema surgiu foi exactamente no mesmo local do primeiro: na AE4 no troço Santo Tirso-Maia e nem ía muito depressa (na ordem dos 140/150 em 5ª).
Bem, dessa vez e como o motor novo ainda estava em garantia, foi substituído ao abrigo da mesma, mas decidi comprar outro carro e deixar este para a minha mulher - sempre anda mais devagar...
Tenho consciencia de que, apesar de ter o pé um pouco pesado, nunca dei nenhum "tratamento de choque" ao carro; nunca ultrapasso a redline (embora andasse muitas vezes lá perto). Tive outros problemas menores, em especial com a bomba de gasolina, que teimava em avariar a cada 15 dias, mas finalmente foi descoberto que era incompatível com a gasolina da Galp!! E esta, heim? O facto é que depois de mudar de gasolineira, os problemas com a bomba de gasolina desapareceram...
Mas ainda sobre o motor, será que só me aconteceu a mim? A minha mulher continua a usá-lo e este último motor já fez perto de 50.000Km sem problemas. Estou sempre à espera do pior!!