Rui Pinto (o hacker português)

PussyLover

New member
Não há nenhum tópico sobre o Rui Pinto, o famoso hacker português, o homem merece um tópico!
Ser um hacker com licenciatura em história não é para qualquer um, implica muito trabalho como autodidata, a prova de que para ter skills não importa o CV.
Este caso entronca em tantas outras coisas: justiça, futebol, finança, instituições públicas, proteção de dados, etc.
Os dois pesos e duas medidas da justiça (fraca e lenta com os fortes e forte e rápida com os fracos), a cúpula do futebol, que tal como a política serve como escudo
protetor para muitas atividades ilícitas, o mundo da finança e os esquemas de fuga ao fisco, as instituições que penalizam mais quem denuncia os podres da sociedade do que os causadores desses podres, e finalmente a violação de privacidade. Será que o homem é um herói ou um criminoso (ou as duas coisas)? Os fins justificam os meios? E independentemente dos meios serem ilícitos, deve-se investigar se houver provas de crime como noutros países ou destruí-las como é nosso hábito?

A maior parte dos hackers não tem necessariamente formação académica no ramo.

São auto-didatas, com elevada apetência e gosto pela área informática.

Dito isto também acho esquisito o caso deste "hacker" que conseguiu alegadamente sozinho acesso a tanta informação privilegiada de tantos clubes, estando até na origem de processos e condenações a figuras como Ronaldo e Messi.

Parece demasiada areia para a sua camionete. Dito isto, a confirmar-se, acho que deve ser penalizado pelos crimes que cometeu. Não invalida que se aproveite alguma informação relevante, como aparentemente Espanha fez, mas não acho que se possa enquadrar este indíviduo na categoria de whistle blowers.

Infelizmente em Portugal será o único a ser condenado e tudo o que sabe e tem em posse será apenas e só poeira que os grandes vão esperar que assente e tudo volta a ser como dantes! [8b]

Curioso é a protecção que ele tem...