Rui Pinto (o hacker português)

PussyLover

New member
Não há nenhum tópico sobre o Rui Pinto, o famoso hacker português, o homem merece um tópico!
Ser um hacker com licenciatura em história não é para qualquer um, implica muito trabalho como autodidata, a prova de que para ter skills não importa o CV.
Este caso entronca em tantas outras coisas: justiça, futebol, finança, instituições públicas, proteção de dados, etc.
Os dois pesos e duas medidas da justiça (fraca e lenta com os fortes e forte e rápida com os fracos), a cúpula do futebol, que tal como a política serve como escudo
protetor para muitas atividades ilícitas, o mundo da finança e os esquemas de fuga ao fisco, as instituições que penalizam mais quem denuncia os podres da sociedade do que os causadores desses podres, e finalmente a violação de privacidade. Será que o homem é um herói ou um criminoso (ou as duas coisas)? Os fins justificam os meios? E independentemente dos meios serem ilícitos, deve-se investigar se houver provas de crime como noutros países ou destruí-las como é nosso hábito?

A maior parte dos hackers não tem necessariamente formação académica no ramo.

São auto-didatas, com elevada apetência e gosto pela área informática.

Dito isto também acho esquisito o caso deste "hacker" que conseguiu alegadamente sozinho acesso a tanta informação privilegiada de tantos clubes, estando até na origem de processos e condenações a figuras como Ronaldo e Messi.

Parece demasiada areia para a sua camionete. Dito isto, a confirmar-se, acho que deve ser penalizado pelos crimes que cometeu. Não invalida que se aproveite alguma informação relevante, como aparentemente Espanha fez, mas não acho que se possa enquadrar este indíviduo na categoria de whistle blowers.

Infelizmente em Portugal será o único a ser condenado e tudo o que sabe e tem em posse será apenas e só poeira que os grandes vão esperar que assente e tudo volta a ser como dantes! [8b]

Curioso é a protecção que ele tem...

Invadir sistemas e informação de grandes entidades com poder e dinheiro....deve ter poucos inimigos deve...[:blush:]

Não querendo desculpar quem comete os crimes, mas entrar em "casa" de alguem sem mandato é ilegal, mesmo se for feito pela policia

Ao início, pensei que ele ía aparecer morto. Enganei-me... mas vai ter que ser bem protegido, as inimizades devem ser muitas.

Não há nenhum tópico sobre o Rui Pinto, o famoso hacker português, o homem merece um tópico!
Ser um hacker com licenciatura em história não é para qualquer um, implica muito trabalho como autodidata, a prova de que para ter skills não importa o CV.
Este caso entronca em tantas outras coisas: justiça, futebol, finança, instituições públicas, proteção de dados, etc.
Os dois pesos e duas medidas da justiça (fraca e lenta com os fortes e forte e rápida com os fracos), a cúpula do futebol, que tal como a política serve como escudo
protetor para muitas atividades ilícitas, o mundo da finança e os esquemas de fuga ao fisco, as instituições que penalizam mais quem denuncia os podres da sociedade do que os causadores desses podres, e finalmente a violação de privacidade. Será que o homem é um herói ou um criminoso (ou as duas coisas)? Os fins justificam os meios? E independentemente dos meios serem ilícitos, deve-se investigar se houver provas de crime como noutros países ou destruí-las como é nosso hábito?

Quem são esses fracos de que falas?

É que neste caso, nem a pessoa em causa é fraca, nem a justiça está a ser rápida. Quanto ao forte, não me parece nada de especial, para já.

Ao início, pensei que ele ía aparecer morto. Enganei-me... mas vai ter que ser bem protegido, as inimizades devem ser muitas.

Têm de o meter numa cadeia do Norte do Pais ... ai está mais seguro do que numa esquadra do Sul

A partir do momento que aterrou em Portugal cheira-me que acabou o Rui Pinto para largos anos... vão "engonhar" a coisa até não puderem mais.

Acho que é preciso bastante coragem para fazer o que ele fez.

As autoridades portugueses, isentas cof cof, vão certamente dar-lhe o devido destino...

Honestamente ninguem deveria estar acima da lei ... Contundo há sempre a questão do interesse publico . Se eu invadir a casa de um pedofilo e o apanhar em flagrante ... estou a cometer um crime, mas certamente serei um herói.

O RP nao é um heroi ... e usou muito do seu talento para beneficio próprio e deve pagar por isso. Contudo todo o material apurado devem servir de catapulta para investigação séria e legal sobre os assuntos. Mas claro que num país como este ... controlado por meia dúzia de bandidos que toda a gente sabe quem são temo que o rapaz acabe por servir apenas de bode expiatório acabando por ficar anos e anos em processos que nunca vão dar em nada pois estarão controlados pelos criminosos.

Last edited:
Vão-lhe limpar o sebo. isso é certinho.

Limpar-lhe o sebo se por algum motivo sair em liberdade, certo? Acredito que se isso acontecer, ele teria que estar sempre a olhar por cima do ombro..

Eu acho que este tipo de indivíduo deveria ser a pessoa ideal para o Estado Português recrutar para trabalhar para a PJ, para combater o cibercrime.

Deixa-me só comentar esta frase.

Eu acho é que não deve ser nada fácil para um Hacker tirar o curso de história... [:D]

Honestamente ninguem deveria estar acima da lei ... Contundo há sempre a questão do interesse publico . Se eu invadir a casa de um pedofilo e o apanhar em flagrante ... estou a cometer um crime, mas certamente serei um herói.

O RP nao é um heroi ... e usou muito do seu talento para beneficio próprio e deve pagar por isso. Contudo todo o material apurado devem servir de catapulta para investigação séria e legal sobre os assuntos. Mas claro que num país como este ... controlado por meia dúzia de bandidos que toda a gente sabe quem são temo que o rapaz acabe por servir apenas de bode expiatório .

Permite-me a achega.

Neste caso o cenário mais semelhante é o seguinte:

Tens três ou mais pedófilos, mas por opção decides levantar a prova só para um em específico, só porque os outros jogam matraquilhos contigo e até te pagam uns cobres para tentar lixar o outro.

O RP nao é um heroi ... e usou muito do seu talento para beneficio próprio e deve pagar por isso. Contudo todo o material apurado devem servir de catapulta para investigação séria e legal sobre os assuntos. Mas claro que num país como este ... controlado por meia dúzia de bandidos que toda a gente sabe quem são temo que o rapaz acabe por servir apenas de bode expiatório .

Exacto, concordo!

Obviamente que ele teria que sofrer algum tipo de pena, no entanto, deveria-se usar o exemplo dele, por estar a expor "a nú" todos os podres que existe em algumas esferas da nossa sociedade, no sentido positivo e, até, aprender-se com isso! Por isso achar que ele deveria ser uma arma bastante importante a trabalhar para o Estado, no combate ao cibercrime..

Permite-me a achega.

Neste caso o cenário mais semelhante é o seguinte:

Tens três ou mais pedófilos, mas por opção decides levantar a prova só para um em específico, só porque os outros jogam matraquilhos contigo e até te pagam uns cobres para tentar lixar o outro.

Nesse caso a pedofilia passa a ser um comportamento socialmente aceite e o crime é apenas a invasão da casa.

O que ele fez é ilegal? Claro. Mostrou alguns podes do futebol, embora de modo parcial influenciado por clubismo? Sim. É um whistle-blower? Sim. Isso não quer dizer que seja um Edward Snowden ou uma Chelsea Manning. Nem lá perto. Deve ser protegido pela justiça? Sim, mas deve colaborar incondicionalmente e dizer o que realmente sabe.

Back