Ruído intenso de rolamento.

danivlopes

New member
Boas.

Tenho um VW Polo 1.4 16v de 10/97, neste momento muito próximo dos 150.000, e desde há uns dias que o carro faz um barulho parecido com o barulho de rolamento mas bem mais intenso, começa a partir de velocidades baixas, tipo 40 ou 50 km/h e aumentando com a velocidade sendo o pico por volta dos 90 km/h, parecendo a partir dessa velocidade ficar mais atenuado, mas apenas ligeiramente. O barulho parece vir do eixo dianteiro e acontece sempre que se conduz a direito ou se vira para o lado esquerdo, e quando curvo para o lado direito, mesmo que apenas ligeiramente, o barulho desaparece, voltando a aparecer mal a direcção se endireita. :confused: Mesmo em recta se eu der uma ligeira guinadela para o lado direito, nesse instante o carro deixa de fazer esse barulho. Já tenho a revisão dos 150.000 kms marcada para além de amanhã e também para verem esta questão, mas gostava de saber de antemão o que poderá ser isto.

Também alguém sabe quanto poderá custar a revisão dos 150.000 deste carro na marca?

ClioII, não estou a ver que possa ser um cardan.
Não tens sequer uma junta cardan nos eixos.

"Cardan" é um termo um pouco desajustado para aquilo que correctamente tem o nome de "junta homocinética". E é garantido que tens uma junta destas em cada semi-eixo dianteiro neste caso. :)

"Cardan" é um termo um pouco desajustado para aquilo que correctamente tem o nome de "junta homocinética". E é garantido que tens uma junta destas em cada semi-eixo dianteiro neste caso. :)

Exacto, eu ia-te explicar isso, mas não expliquei porque estava à espera desta tua resposta![;)]

Já agora, cardan é isto:
Double-cardan-0246.jpg

Junta Homocinética é isto:

kit_homocinetica.gif

(no eixo, a parte esquerda)

Exactamente. "Cardan" é a vulgar junção conhecida por "cruzeta" enquanto que as juntas homocinéticas vulgares são de esferas (como essa que aí puseste).

De referir que durante muitos carros chegaram a usar cardans nos semieixos embora o efeito em curva não seja lá grande coisa. Mas à época era uma solução barata e robusta.

De qq forma, se disseres "cardan" a um mecânico de certeza que ele pensa numa "junta homocinética".

Pois pensam e eu sei porque já os vi chamarem isso às juntas Homocinéticas.
Acho mal que não se chame as coisas pelos nomes porque quando era puto gostava de ouvir os mecânicos falarem e aprendi, na altura, que as juntas homocinéticas eram cardans.

Pois pensam e eu sei porque já os vi chamarem isso às juntas Homocinéticas.
Acho mal que não se chame as coisas pelos nomes porque quando era puto gostava de ouvir os mecânicos falarem e aprendi, na altura, que as juntas homocinéticas eram cardans.

Eh pá, fosse esses todos os males... [:D]

"Capoum" = capot
"Sofagem" = chauffage
"Culassa" = cabeça (coulasse)
"Tuxas" = touches
etc...

Eh pá, fosse esses todos os males... [:D]

"Capoum" = capot
"Sofagem" = chauffage
"Culassa" = cabeça (coulasse)
"Tuxas" = touches
etc...

As tuxas nunca ouvi![:D]
Colaça até é uma que deixo passar.[:cool:]
Não vejo porque não dizer, apesar de que nunca chamo à cabeça colaça.
Apenas aplico o nome quando falo da junta.

As tuxas nunca ouvi![:D]
Colaça até é uma que deixo passar.[:cool:]
Não vejo porque não dizer, apesar de que nunca chamo à cabeça colaça.
Apenas aplico o nome quando falo da junta.

Não? Tão simples como a palavra não existir no dicionário (tal como todas as outras).

Outra linda:

"Dimárré" = demarrée ("arrancado", posto a trabalhar).

Não? Tão simples como a palavra não existir no dicionário (tal como todas as outras).

Outra linda:

"Dimárré" = demarrée ("arrancado", posto a trabalhar).

Eu sei que não existe mas é algo que por acaso também digo.[;)]

Quanto à outra, eu ouvia "dimárrér".[:D]

Boas.

Tenho um VW Polo 1.4 16v de 10/97, neste momento muito próximo dos 150.000, e desde há uns dias que o carro faz um barulho parecido com o barulho de rolamento mas bem mais intenso, começa a partir de velocidades baixas, tipo 40 ou 50 km/h e aumentando com a velocidade sendo o pico por volta dos 90 km/h, parecendo a partir dessa velocidade ficar mais atenuado, mas apenas ligeiramente. O barulho parece vir do eixo dianteiro e acontece sempre que se conduz a direito ou se vira para o lado esquerdo, e quando curvo para o lado direito, mesmo que apenas ligeiramente, o barulho desaparece, voltando a aparecer mal a direcção se endireita. :confused: Mesmo em recta se eu der uma ligeira guinadela para o lado direito, nesse instante o carro deixa de fazer esse barulho. Já tenho a revisão dos 150.000 kms marcada para além de amanhã e também para verem esta questão, mas gostava de saber de antemão o que poderá ser isto.

Também alguém sabe quanto poderá custar a revisão dos 150.000 deste carro na marca?

Olha lá,
ninguem faz revisão a um carro com 150.000 km, eles comem-te vivo. Só tens que trocar o que é mesmo necessario, sejam problemas identificados ou peças que estejam na altura de substituir.
Agora, colocar um carro na oficina com 150.000 km e dizer que é para fazer uma revisão, vais deixar lá o ordenadinho do mês.
...e são os discos, as pastilhas, o filtro daqui, dali, o outro ...a correia distribuição convem trocar e já agora a bomba de agua que está mesmo aqui, os tensores, ... ui até doi.

quanto ao barulho quase de certeza que são os rolamentos, vê qual é e com 20€ trocavas (tu) na boa,( os trazeiros) com umas dicas e 1 hora ficavas com o problema resolvido. Mas primeiro vê os pneus, eu proprio já caí nessa, troquei os rolamentos e fiquei com o mesmo barulho, só depois é que vi que tinha os pneus todos "queimados".
fica bem e boa sorte.

Back