S2000 - o mito?

O S2000 é o "enfant-terrible" da Honda. É um carro com um dos melhores motores até 2000cc alguma vez produzidos em série, atmosférico, altamente rotativo, a que se junta um chassis que possibilita um comportamento divertido e envolvente.

Comparando com o Boxster e o Z4, é óbvio que se tratam de carros muito diferentes. Tanto o Porsche como o BMW são carros com outra qualidade de construção e outros materiais, que apesar de serem desportivos fazem algumas (não muitas) concessões ao conforto. Têm um mercado mais abrangente, e procuram agradar tanto a quem só quer um carro com estilo desportivo mas "realista" numa condução do dia a dia (conforto, consumos, disponibilidade de potência) como a quem quer, efectivamente, um carro para andar nos limites.

Já o Honda é quase virado unicamente para conduzir de modo desportivo. Sem grandes ajudas eletronicas, só o homem e a máquina. A BMW nem a Porsche já não fazem carros destes. Pelo menos não em veículos de série - o BMW M3 CSL e o Porsche 911 GT3 RS são carros denominados "puros" mas feitos em edição limitada.

O último BMW de série que era um "bad-boy" como o S2000 deixou de ser produzido em 2002: chamava-se Z3 Coupé. É um dos meus carros de sonho.

Caro moinante,

Concordo plenamente. O MX-5 é uma autêntica escola de RWD. Excelente chassis que aliado a um motor "calmo", mas honesto, permite aprender tudo sobre o controle de um carro de tracção traseira. Até pode ser o 1.6.

A grande diferença é que num MX-5 é possível curtir as emoções do RWD mesmo a baixa velocidade. Já no S2000, para verdadeiramente se tirar partido do carro, tem que se andar depressa, muito depressa. E aí é que as coisas se complicam. Sobretudo para quem vem de um FWD. Daí que concorde a 100% contigo. O S2000 nunca deveria ser o primeiro RWD de ninguém. De preferência, primeiro devia-se ganhar experiência num MX-5.

Lindo esse Z3 Coupé! Um carro com grande personalidade.Poucos gostam desse carro. Eu adoro.

O Z3-M então, nem se fala: um espectáculo! E conseguia ser mais rápido do que o M3 equivalente em pista (pelo menos era o que os franceses da L'Echapment diziam na altura).

Mas se é preciso ter maos para o S2000, entao para o Z3 M Coupe ou mesmo o cabrio nem se fala.. E que sao 321cv sem controlos mais 80cv que o S2000...!!:(

BMW%20Z3%20M%20zij.JPG

2000_bmw_z3_m_cabriolet_07_m.jpg

O meu preferido é este nesta mesma cor..
z3023.jpg

E para mim é de longe mais bonito...

Boas.

Ponto prévio: nunca andei de S2000 nem de Boxter nem de Z4; nem a guiar nem a pendura!

Bom, depois de ler estas muitas páginas sobre o S2000 e restantes existiram alguns pontos que me ficaram na cabeça e que passo a indicar:

Compara-se um S2000 com um Boxter
Para quê? São carros distintos para públicos alvos distintos!
Têm conceitos por detrás da sua concepção completamente diferentes!

Compara-se performance em pista
Para quê? Quantos utilizadores comuns de Boxters, S2000 ou Z4 levam o seu carro para uma pista? Muitos deles só andam ao fim de semana ou em ocasiões especiais, quanto mais numa pista!

Constantemente fala-se em recuperações a 40 Km/h e afins
Para quê? Já ouviram falar em caixa de velocidades e para que efeito ela foi ali colocada? Já se deram ao trabalho de tentar compreender que conduzir um carro destes com a paixão que lhe está inerente é um acto por si só de concentração e "trabalho"? Ou será que querem estas máquinas devoradoras de alcatrão para darem à chave e andarem a passear em plena cidade, a 40 km/h com a 6ª engatada?

Salvo raros casos, penso que comprar um carro destes é sempre uma questão de paixão e nunca uma questão de razão. Admitamos que a questão monetária não é relevante para o caso, pois neste exemplo em particular o S2000 leva vantagem em termos de "value for money".
Se tivesse que escolher apenas um deles provavelmente escolheria o S2000 mas tão e só somente pela paixão que nutro pelo carro, mesmo sem nunca ter andado em nenhum. E não é por fanatismo Honda ou pelo seu endeusamento ou por ser um mito. É porque simplesmente gosto e isso não se discute. Por questões racionais nunca ninguém compraria qualquer um destes carros.

Agora, se fazem dele um mito, bom, toda a gente sabe que sempre existiram ideais e seguidores e como em tudo na vida, os carros não são excepção pois nestes caso vivem maioritariamente da paixão.
Penso que o seu mito, se é que existe, vem maioritariamente do Japão, sítio esse onde o "home made" é naturalmente levado ao expoente máximo e endeusado. Basta verem vários exemplos de carros: S2000, CTR, 200Z, 300Z, 250Z, Skyline, Supra, Eclipse, entre tantos outros que fazem parte do universo dos sonhos de muita gente. É verdade que algum desse mito tem correspondência terrena mas a maior parte podem acreditar que é só fruto da paixão que as pessoas nutrem pelas máquinas! São essas mesmas paixões que dizem que um Toyota nunca avaria, que um Volkswagen dá status, que um Alfa Romeo só dá problemas, enfim, uma panóplia de afirmações!

Em suma, sim, gosto do S2000! Sim, gosto do Boxter! Sim, gosto do Z4!
Se os tivesse que ordenar por order de preferência talvez ficasse:
1- S2000
2- Boxter
3- Z4

E porquê, dado que nunca os guiei?
Simplesmente porque sim! Porque gosto!

Abraço,
McDriver

citação:Originalmente colocada por Paulo Raposo

Mas para quê ouvir rádio? O S2000 guia-se de forma apaixonada, não se conduz.

Para conduzir, existem coisas bem melhores que o S2000. São emoções a mais. Muita adrenalina. Nem dá para curtir a música do rádio, só a do motor.

Claro que existem muitos carros mais rápidos do que o S2000. Ainda assim, 6,2 seg dos 0-100 Km/h e 245 Km/h de velocidade máx. são cifras de respeito. Mas não existem assim muitos carros a dar tanto prazer a guiar. E quase nenhum a este preço (excepto, talvez, o MX-5 original).

Concordo 100% [^][^][^][^][^]

nunca conduzi nenhum desses,portanto...

no entanto,acho que o S2000 daqui por uns tempos vai ser uma referencia para os tuningues e streets

até mesmo o NSX cá já se vê em street racings e afins:(

citação:Originalmente colocada por carlos pinto

citação:Originalmente colocada por v7

O S2000 foi dos carros que já conduzi que mais dá a sensação de velocidade. Em parte pelo barulho do motor.

Mas todos sabemos que há muitos carros muito mais rápidos e que permitem andar depressa e ouvir rádio ao mesmo tempo por ex.

Mas não foi esse o objectivo para o S2000.
o elise por exemplo é mais certinho que o s,mas não creio que porporcione o mesmo prazer!

O elise proporciona mais prazer ainda.;)

Se o prazer não incluir andar a acelerar em rectas, claro.

citação:Originalmente colocada por McDriver

Boas.

Ponto prévio: nunca andei de S2000 nem de Boxter nem de Z4; nem a guiar nem a pendura!

Bom, depois de ler estas muitas páginas sobre o S2000 e restantes existiram alguns pontos que me ficaram na cabeça e que passo a indicar:

Compara-se um S2000 com um Boxter
Para quê? São carros distintos para públicos alvos distintos!
Têm conceitos por detrás da sua concepção completamente diferentes!

Compara-se performance em pista
Para quê? Quantos utilizadores comuns de Boxters, S2000 ou Z4 levam o seu carro para uma pista? Muitos deles só andam ao fim de semana ou em ocasiões especiais, quanto mais numa pista!

Constantemente fala-se em recuperações a 40 Km/h e afins
Para quê? Já ouviram falar em caixa de velocidades e para que efeito ela foi ali colocada? Já se deram ao trabalho de tentar compreender que conduzir um carro destes com a paixão que lhe está inerente é um acto por si só de concentração e "trabalho"? Ou será que querem estas máquinas devoradoras de alcatrão para darem à chave e andarem a passear em plena cidade, a 40 km/h com a 6ª engatada?

Respondendo aos teus pontos, até porque já guiei tanto um S2000 como um boxster (embora o boxster tenha sido pouco tempo).

1 - claro que são carros comparáveis. Ambos são roadsters médios com potências semelhantes. Podes claro dizer que têm diferenças. Ninguem diz que sao iguais, mas não me parece que o publico alvo seja assim tao diferente. Sera que alguem que compra um S2000 nao pensa na possibilidade boxster e vice versa?

2 - Compara-se performance em pista porque é um bom indicador de como um carro se comporta numa condução mais empenhada em estrada, e convenhamos que estes carros são pensados muito para isso, ou seja para dar prazer a conduzir. Em pista concentras-te nesse aspecto

3 - Aqui tenho de concordar. Se há carros em que isso será importante, nestes não é de certeza. Se querem um carro agradavel de usar em cidade nenhum destes sera uma boa escolha. É um aspecto secundario penso eu.

Já agora para esclarecer a minha opiniao, acho que uma escolha entre S2000, boxster, Z4 e SLK é hoje em dia muito dificil. Quando o S2000 surgiu era rei. O Z3 e o SLK anterior eram muito inferiores e o boxster ainda lhe faltava alguns refinamentos. Hoje acho uma decisão complicada.

Esteticamente adoro o Z4. Eu sei que nem toda a gente concordará, mas sou fã daquele capot longo e traseira curta, lembra-me um seven. Em termos de dinamica o boxster é talvez o mais equilibrado. O S2000 é o mais barato e tem o motor mais "especial" e acoplado a uma caixa sensacional. O SLK tem aquele aspecto pratico da capota rigida, que nesta nova versao esta muito boa esteticamente e aparentemente tem um comportamento ao nivel dos rivais.

citação:Originalmente colocada por ppais

citação:Originalmente colocada por McDriver

Boas.

...

Respondendo aos teus pontos, até porque já guiei tanto um S2000 como um boxster (embora o boxster tenha sido pouco tempo).

1 - claro que são carros comparáveis. Ambos são roadsters médios com potências semelhantes. Podes claro dizer que têm diferenças. Ninguem diz que sao iguais, mas não me parece que o publico alvo seja assim tao diferente. Sera que alguem que compra um S2000 nao pensa na possibilidade boxster e vice versa?

2 - Compara-se performance em pista porque é um bom indicador de como um carro se comporta numa condução mais empenhada em estrada, e convenhamos que estes carros são pensados muito para isso, ou seja para dar prazer a conduzir. Em pista concentras-te nesse aspecto

3 - Aqui tenho de concordar. Se há carros em que isso será importante, nestes não é de certeza. Se querem um carro agradavel de usar em cidade nenhum destes sera uma boa escolha. É um aspecto secundario penso eu.

Já agora para esclarecer a minha opiniao, acho que uma escolha entre S2000, boxster, Z4 e SLK é hoje em dia muito dificil. Quando o S2000 surgiu era rei. O Z3 e o SLK anterior eram muito inferiores e o boxster ainda lhe faltava alguns refinamentos. Hoje acho uma decisão complicada.

Esteticamente adoro o Z4. Eu sei que nem toda a gente concordará, mas sou fã daquele capot longo e traseira curta, lembra-me um seven. Em termos de dinamica o boxster é talvez o mais equilibrado. O S2000 é o mais barato e tem o motor mais "especial" e acoplado a uma caixa sensacional. O SLK tem aquele aspecto pratico da capota rigida, que nesta nova versao esta muito boa esteticamente e aparentemente tem um comportamento ao nivel dos rivais.

Boas.

Concordo com muito do que disseste.
Quanto ao ponto das comparações em pista, eu percebo claramente o que disseste, mas o ponto que eu queria frisar é de que a maior parte do pessoal fala das comparações em pista como se fosse algo que faz no dia a dia, da forma como conduz e explora o carro. Eu vejo o comportamento em pista como um bom indicador, mas nada mais do que isso quando estamos a falar numa condução normal do dia a dia. É que regra geral, por este fórum fora vemos no mesmo post "performances em pista" e "recuperações a 40 kmh misturadas" e enfim ... é algo que não joga.
Mas sim, no geral concordo com o que disseste.

Quanto à tua escolha, o Z4, lá está a paixão a falar.

Abraço,
McDriver

P.S.: A propósito, já te disse que és um sortudo: ter hipótese de guiar os dois ;)

Eh la... este topico esta a durar bastante.

Vou so meter um bocado de lume.:D

Estive este fim de semana num certo e determinado circuito na Alemanha que esta classificado como estrada florestal.

Achei curioso que tanto se fala da pureza do S2000, feito para as pistas e tal e so vi la um (e com uns kits esteticos meios manhosos), enquanto que boxsters e Z4 eram varios a dar giz na pista[8D].

Sim... eu sei que sendo na alemanha e' natural que eles prefiram carros alemaes, mas reservo-me o direito de mandar a boca na mesma[:p].

citação:Originalmente colocada por Paulo Raposo

citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

A impressão que fique de um contacto que tive com um S2000 foi que o carro seria mais perfeito se não fosse aquele motor, não gosto de motores assim tão pontudos aquilo a baixa rotação não tem binario, a primeira vez que acelerei e 40 kmh em 2ª pensei que ia ao volante de um 1.2.
A nivel de comportamento é muito bom e divertido, a caixa e maravilhosa a melhor e mais rapida que experimentei até hoje, também senti o problema que o Bernie refere quanto ao espaço e não sou assim tão alto como isso (1.78) fiquei sem saber se espreitava por cima ou por baixo do aro do parabrisas.

O S2000 é acima um carro com muito bom preço, mas nessa classe gosto mais do Porsche Boxster, porque também já tive a oportunidade de por a unhas num e o interior é mais a minha medida e o boxer basta carregar no acelerador que põe-se logo a andar não é cá preciso esperar que passe as 6.000 mil, infelismente não tive oportunidade de testar as capacidades do Porsche em curva.
Outro ponto a favor do Boxster é que sou apaixonado por Porsches.

Sinceramente, fico com a perfeita sensação que muita gente que aqui escreve num conduziu os carros de que falam.

Isto é uma perfeita barbaridade! Garanto a qualquer um que em 2ª a 40 km/h se carregarmos no acelerador o S2000 acelera espectacularmemte. Compará-lo a um 1.2 só pode ser brincadeira.

Não há dúvido que certos mitos se criam nestes Fóruns. Um deles é dizer que o S2000 a baixa rotação não tem binário.

Se me disserem que se acelerarmos em 6ª a 40 Km/h o S2000 se parece com um vulgar 2 litros ainda posso conceder. Mas em 2ª ...?

Como sabem eu tenho em ATR (Accord Type-R) com 2.200 c.c, 212 cv e cerca de 1400 Kg. Garanto-vos que em 2ª a 40 Km/h se carregar no acelerador ele dispara a sério (e o ATR só tem caixa de 5 vel.). No S2000 a aceleração em 2ª é superior ao ATR muito devido à relação peso /potencia e à caixa de 6 vel.

O facto de muitos pensarem que a baixas rotações o S2000 é limitado tem mais a ver com a percepção de quem conduz do que com a realidade (leia-se tempos efectivos). É que a diferença entre andar em baixas ou em altas é tão grande que o condutor fica com a sensação de que em baixa o motor é banal. Nada mais errado. O que se passa é que em altas o funcionamento do motor do S2000 é verdadeiramente alucinante, eu diria mesmo viciante. Depois se ter esta experiência nas altas, tudo o que seja andar fora do regima de entrada em funcionamento do VTEC causa alguma decepção. Não por ser mau, mas por ser sublime nas altas.

Não fosse eu ter dois filhos, na altura era mesmo um S2000 que eu tinha comprado. Tenho pena e não o ter podido comprar, mas o ATR também é uma grande máquina e tem espaço e uma boa mala.

Eu já nem ligo...essa da altura é outra.tambem tenho 1.78m e nunca senti qualquer tipo de desconforto,nem nada que se pareça.deve haver por ai 1.2 muito potentes.só para informaçao desse senhor,em 2ª,a 40 kms,se se pisar e virar um pouco o volante...sai piao para a mesa do canto..um 1.2...é só rir!!pode ter muitos defeitos..mas nao o desvirtuem tambem!!!

citação:Achei curioso que tanto se fala da pureza do S2000, feito para as pistas e tal e so vi la um (e com uns kits esteticos meios manhosos), enquanto que boxsters e Z4 eram varios a dar giz na pista.

Sim... eu sei que sendo na alemanha e' natural que eles prefiram carros alemaes, mas reservo-me o direito de mandar a boca na mesma.

mas alguém acha que um descapotável, com capota electrica é feito para as pistas...???
:D:D:D[}:)]

outra coisa...cá no estoril é o contrário...S2000 é com fartura...Z4 e Boxter nem vê-los...[8]
deve de ser porque não dá para comparar os dois em 5ª a 30 Km/h...[:p]

Talvez achem isto foleiro... mas...

Lá fora é mais Z4 e boxsters porque a diferença entre s2000, z4, boxster é minuscula... e preferem z4 e boxsters.... Cá como um z4 equivalente devido ao IA ficar muito mais caro (e o boxster é a mesma coisa)... o ppl prefere o s2000...

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

citação:Achei curioso que tanto se fala da pureza do S2000, feito para as pistas e tal e so vi la um (e com uns kits esteticos meios manhosos), enquanto que boxsters e Z4 eram varios a dar giz na pista.

Sim... eu sei que sendo na alemanha e' natural que eles prefiram carros alemaes, mas reservo-me o direito de mandar a boca na mesma.

mas alguém acha que um descapotável, com capota electrica é feito para as pistas...???
:D:D:D[}:)]

outra coisa...cá no estoril é o contrário...S2000 é com fartura...Z4 e Boxter nem vê-los...[8]
deve de ser porque não dá para comparar os dois em 5ª a 30 Km/h...[:p]

entao e' feito para que? para andar na marginal? se e' assim um slk e' bem melhor[:p]

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Talvez achem isto foleiro... mas...

Lá fora é mais Z4 e boxsters porque a diferença entre s2000, z4, boxster é minuscula... e preferem z4 e boxsters.... Cá como um z4 equivalente devido ao IA ficar muito mais caro (e o boxster é a mesma coisa)... o ppl prefere o s2000...

isto nao e' foleiro... e' uma verdade.

muita gente compra o S2000 porque e'... mais barato e nao leva a machadada do IA.

Na alemanha so compra S2000 que realmente e' apreciador do carro e gosta do conceito do mesmo.

citação:entao e' feito para que? para andar na marginal? se e' assim um slk e' bem melhor

permite as duas coisas![^]

tanto passear na marginal de capota aberta com o A/C ligado, como ir ao estoril fazer 2.10 por volta!;)

coisa que mais nenhum carro por este preço permite!

olha queres ver que está aqui a conslusão deste tópico???[:I][:I]

citação:entao e' feito para que? para andar na marginal? se e' assim um slk e' bem melhor

tanto passear na marginal de capota aberta com o A/C ligado, como ir ao estoril fazer 2.10 por volta!;)

acho que e' bem capaz de ter sido uma acertada conclusao:)

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

acho que e' bem capaz de ter sido uma acertada conclusao:)

Concordo embora por esse preco a nivel de autodromo tambem existam opcoes viaveis.. (2.10 no autodromo):

Honda S2000 - 240cv - 6.2s (0-100) - 241km/h - 48.840,00

Lotus Elise S - 134cv - 6.3s (0-100) - 203km/h - 48.029,91
Mini Cooper S Works - 210cv - 6.6s (0-100) - 230km/h - 35.000 (aprox)
Impreza 2.0 WRX - 225cv - 5.9s (0-100) - 232km/h - 38.782,51

O impreza e o lotus penso que batem o S2000 em pista, o Lotus pelos peso e o Impreza pela optima traccao.

O mini tenho duvidas mas penso que anda lá perto.
O mini tem um chassis bastante bom, 210cv bastante rapidos e 60kg menos que o S2000, perdendo apenas 0,4 (0-100) e 11km/h de ponta e sendo provavelmente mais facil de guiar em pista.

Back