Sair de casa com 15 anos.....

1975

Well-known member
A vida tem destas coisas, como o titulo indica o meu filhote vai sair de casa, o ano passado fizemos a época toda a ir e vir (por isso a compra do elétrico[:D]), se houve dias que a viagem demorava 40 minutos também houve dias que se transformava em quase 1 hora, como vai para o 10º ano decidimos que o melhor era ficar lá, se há clubes que dão condições aos atletas com boas academias, não é o caso deste e parece que só dão alojamento a partir dos 16 anos, enfim, mas a duvida continua o que seria melhor para ele, continuar a fazer essas viagens ou ficar lá?

Cumps

Eu sou filho de um pai que foi afastado dos pais dele aos 11 anos de idade, precisamente para poder prosseguir os estudos num cloégio interno. Na altura (fim dos anos 50) apenas ia a casa 2 vezes por ano.

O que testemunhei é que no resto das suas vidas a relação entre eles foi sempre formal, fria, pouco familiar.

Portanto o meu conselho é que continues a fazer maratonas.

Não é a mesma coisa que um colégio interno. Podem ver-se quando quiserem, acredito eu.

Na minha opinião, depende um pouco do "arcaboiço" dele (e vosso, já agora) para lidar com a separação.

40 minutos a uma hora não é nada de especial, e se as saudades baterem forte, conseguem estar juntos rapidamente, nem que seja só para uma jantarada a meio da semana.

Não é a mesma coisa que um colégio interno. Podem ver-se quando quiserem, acredito eu.

Na minha opinião, depende um pouco do "arcaboiço" dele (e vosso, já agora) para lidar com a separação.

40 minutos a uma hora não é nada de especial, e se as saudades baterem forte, conseguem estar juntos rapidamente, nem que seja só para uma jantarada a meio da semana.

Óbvio que não é a mesma coisa. Mas não deixa de ser uma redução substancial do tempo passado em familia numa fase em que a mente e emoções do adolescente andam em polvorosa.

Não vai viver sozinho, vai dividir o apartamento com mais 2 colegas e nós estamos com ideias de ir dia sim dia não.

Cumps

Do que se dá a entender penso tratar-se de um jovem jogador de futebol.
nesse caso penso que o melhor até será que ele se vá adaptando a viver sozinho, para poder crescer e adaptar-se a uma nova realidade que, caso haja potencial, em 2 ou 3 anos pode ter de dar um salto para uma realidade ainda mais distante.

Mas independente da distância e da solução em causa, acho que o importante é que ele seja bem orientado para crescer e não se deixar deslumbrar, para o esforço (dele e dos pais) não ter sido em vão.

Agora está em casa. A casa de um homem casado é o local onde a wife está.

Não vejo a coisa dessa maneira, até porque pode nem se identificar com o lugar onde está, ainda para mais tendo em conta que "não o escolheu".

Acho que a "casa" dele vai continuar a ser a Madeira, Portugal, a família...e mesmo que esteja com a família em qualquer lugar, não é a mesma coisa que estar em casa.

A vida tem destas coisas, como o titulo indica o meu filhote vai sair de casa, o ano passado fizemos a época toda a ir e vir (por isso a compra do elétrico[:D]), se houve dias que a viagem demorava 40 minutos também houve dias que se transformava em quase 1 hora, como vai para o 10º ano decidimos que o melhor era ficar lá, se há clubes que dão condições aos atletas com boas academias, não é o caso deste e parece que só dão alojamento a partir dos 16 anos, enfim, mas a duvida continua o que seria melhor para ele, continuar a fazer essas viagens ou ficar lá?

Cumps

40 minutos não é nada... eu para ir para a escola a partir do 10º ano era mais de 1h para cada lado todos os dias, sem contar com o tempo à espera do proximo autocarro que na volta perdia mais 1 hora e meia adicional à espera, saia as 3:50, chegava por volta das 6:30...

e conheço tanta gente que para ir trabalhar diariamente faz mais de 1h em transportes publicos.

Last edited:
Não havendo motivos para desconfiar muito de más companhias, é deixar ficar durante a semana.

Estando atento e não muito longe, dá sempre para ir buscá-lo de vez em quando durante a semana e nas folgas. Sendo juvenil, deve ter os domingos quase todos de folga, não? Dá para trazer no fim do jogo no sábado e ir levar no domingo à noite ou segunda de manhã.

Acabo como abri. Se confiares nas pessoas com quem ele fica, só se achares que ele tem pouca maturidade é que deves evitar.

40 minutos não é nada... eu para ir para a escola a partir do 10º ano era mais de 1h para cada lado todos os dias, sem contar com o tempo à espera do proximo autocarro que na volta perdia mais 1 hora e meia adicional à espera, saia as 3:50, chegava por volta das 6:30...

e conheço tanta gente que para ir trabalhar diariamente faz mais de 1h em transportes publicos.

É isso. Da minha escola secundária a casa dos meus pais são 10 minutos de carro mas eu ia normalmente de autocarro. Era sair às 13h00 (quando tinha aulas só de manhã), esperar uns 20 minutos pela TUF e outro tanto até à paragem mais 10 minutos a pé da paragem a casa. Claro que preferia fazer isso nos 10 minutos mas não era nada que não se fizesse...

no meu caso, sendo eu filho de emigrantes, passei quase toda a minha infância fora, a mudar de sítio para sítio

fiquei tanto em casa de tios como em colégios internos

um dos que mais me marcou foi um colégio que havia em Tomar

nunca lidei com essa separação

Óbvio que não é a mesma coisa. Mas não deixa de ser uma redução substancial do tempo passado em familia numa fase em que a mente e emoções do adolescente andam em polvorosa.

Alem da diferença de não ser colégio interno, ainda temos a questão das comunicações, no tempo do teu pai, se calhar nem cartas enviavam, agora pode estar em comunicação constante, tenho dois casos de primos um a trabalhar em Lisboa outro na Polónia, e o que estava na Polónia falava muito mais com a mãe do que o que estava em Lisboa, e olha que a diferença de vezes que vinham a casa dos pais não era assim tão diferente.

Complicado.....
Ele ainda está na escola certo?
O futebol ocupa quanto tempo durante a semana?
Posso estar a ver mal mas um miudo no secundario (10 11 e 12 anos) só deve conseguir fazer 3 horas de treino por dia....
É pensar.... Por 3 horas por dia vale a pena ele morar longe de vós? Ainda passa mais tempo na escola do que "nos futebois"....

Se dinheiro não for problema escolhia mante lo em casa....

Back