Salário do PM e PR baixo??

Por esse dinheiro de certeza que eu nao ia para primeiro ministro. Ficava muito mais descansado num conselho de administracao de uma empresa do PSI 20 qualquer, longe dos holofotes.

Na minha opinião, se se quiser ser um verdadeiro servidor da Coisa Pública e do Povo, creio que é adequado.

Mas, infelizmente já não existem muitos Cincinatos...

Podem ser baixos para a responsabilidade que têm, mas aumentar esses salários não quer dizer automaticamente que fossem para lá mais competentes. Independentemente do salário, isto está tudo minado pelos aparelhos partidários, e só vai para lá quem se consegue sobrepor nesse pântano politico que são os partidos.
Aliás, viu-se bem nos últimos anos que mesmo a pagar "valores de mercado" a gestores de grandes empresas como a PT, BES, etc, a roubalheira e incompetência que foi. Compensou pagar o valor que se tem pago a certos gestores, seja de empresas públicas ou privadas? Parece-me que não, portanto não vale a pena insistir. Por mim o que se devia acontecer era baixar o salário dos gestores, porque claramente não têm justificado. :sh)

Não se pode baixar o salário dos gestores, pois esse é um assunto decidido entre as empresas e as pessoas.

O salário do PR não é alto, mas é verdade que nenhum servidor público tem um salário elevado. Queremos subir o salário do PR? Temos que subir os salários praticamente todos: o PR e o PM ganham salários indexados ao do diretor-geral.

Genericamente a política é mal paga . Por isso é que só consegue atrair escumalha que passa lá apenas para se governar para os proximos anos.

Um grande Ministro das Finanças entre ganhar 5K no governo ou 100K num grande banco ... adivinhem para onde vai.

Vai para o governo se souber fazer contas a longo prazo, basta olhar para o percurso dos ex-ministros, compensaram bem os 4 anos a ganhar uns míseros 5 mil euros [:p]

Genericamente a política é mal paga . Por isso é que só consegue atrair escumalha que passa lá apenas para se governar para os proximos anos.

Um grande Ministro das Finanças entre ganhar 5K no governo ou 100K num grande banco ... adivinhem para onde vai.

E que potenciais ministros das finanças é que estás a ver que ganhem 100k num banco? Que banco é que foi bem gerido nos últimos 20 anos? Não foram quase todos à falência tal como o estado?

O Sócrates até começou com um bom ministro das finanças (Campos e Cunha), e foi-se embora por não concordar com o 1º ministro. Não foi questão do salário, foram questões politicas.

E a maior parte dos presidentes de câmara e vereadores deste país, quanto ganhavam antes de ir para a câmara? É que salários de 2 mil, 3 mil ou 4 mil € não é o mais normal neste país. Já não são salários suficientemente atrativos?
Tanta gente licenciada e até doutorada no desemprego, ou a ganhar muito menos que isso, e ninguém tem qualidade para se candidatar?
O problema não é o do salário, é a forma como chegam ao lugar, não é para qualquer um.

Antes de ser definido se o valor é justo, baixo, alto, etc. Devemos pensar como devem sr definidos os salários, por mim os salarios de todos os cargos politicos, PM, PR, Deputados, Presidentes de camaras e juntas de freguesia, vereadores, etc. Deveriam, ser definidos da seguinte forma x vezes o salários mínimo ou o IAS, por exemplo o PR/PM recebia 40x IAS/SMN, ministros 35X IAS/SMN, etc. ou outros valores que fossem considerados "justos".

Era ver o SMN e/ou o IAS a subir em flecha...

o presidente é naquela, totalmente dispensável portanto até fica caro demais.
o PM concordo.

por outro lado enquanto PM fazem um monte de favores que depois recebem os juros disso.
Basta ver o Mário Soares morreu rico, de onde veio o dinheiro, Sócrates idem...
Cavaco apesar de ter sido legal os investimentos de certeza que teve informação privilegiada para os seus investimentos.

os únicos que não enriqueceram ou não demonstraram foram o Passos e o Guterres.

Última edição:
Antes de ser definido se o valor é justo, baixo, alto, etc. Devemos pensar como devem sr definidos os salários, por mim os salarios de todos os cargos politicos, PM, PR, Deputados, Presidentes de camaras e juntas de freguesia, vereadores, etc. Deveriam, ser definidos da seguinte forma x vezes o salários mínimo ou o IAS, por exemplo o PR/PM recebia 40x IAS/SMN, ministros 35X IAS/SMN, etc. ou outros valores que fossem considerados "justos".

Era ver o SMN e/ou o IAS a subir em flecha...

Há um salário que é fixado: o do diretor-geral.

Um sub-diretor-geral, um diretor de serviços e um chefe de divisão ganham em função do diretor-geral.

O PR tem salário indexado ao diretor-geral. O PR ganha 2,5 vezes o salário do diretor-geral. O PM ganha 80% do salário do PR e um ministro 70%.

Os salários dos autarcas - Lisboa e Porto, mais de 40.000 eleitores, entre 10 e 40.000 eleitores ou menos de 10.000 eleitores - são indexados ao do PR. O presidente de Lisboa ou Porto ganha 55% do salário do PR e depois por aí adiante, 50, 45 e 40%.

Todos estes salários estão assim relacionados.

Última edição:
O salário do diretor-geral é fixado periodicamente por decreto-lei. Como regra, penso que é revisto normalmente quando são revistos os salários na administração pública. Nos últimos anos tem estado tudo congelado.

Salário do PM e PR baixo??

Pelo que li até agora aqui neste tópico é que basicamente não há solução para o problema do dinheiro/corrupção/competência.

Parece-me óbvio que um político não vai para lá a pensar no ordenado, vai sim a pensar em como vai duplicar ou quadruplicar o vencimento... e sabem todos muito bem como fazê-lo.

Influência aqui é acolá, colocam familiares em cargos porreiros uns amigalhaços noutros... e siga ...

Depois outros amigos para as obras (onde se ganha o verdadeiro dinheiro da corrupção) e vai-se amealhando.

Conclusão: não há solução para termos pessoas mais honestas na política porque ou entras nos esquemas já montados há vários anos ou estás fora de cena.

Ainda me admira quem vá votar...

Baixíssimos. Até porque, coisa que a maioria das pessoas ignora porque não paga impostos, sobre o salário bruto os descontos devem ultrapassar os 50%.

para a função são baixos, ainda por cima sujeitam-se a insultos e a aturar populaça mal educada
poucos vão lá para servir o povo nestas condições
ainda por cima têm de passar pelo crivo da rede de interesses que são os maiores partidos
os únicos que escapam a esse crivo são os ministros (alguns) e secretários de estado (idem)

são baixos para a função, mas aumentando a rede de interesses partidários continuaria a existir
teriamos é mais candidatos

um exemplo, o ministro da saude, qualquer ministro da saude
em Portugal há centenas de médicos a ganhar mais que o ministro da saude (o meu dentista ganha bem mais que ele)
o atual é um médico que está certamente a perder muito dinheiro por ser ministro
o anterior era um economista que perdia muito dinheiro por ser ministro
aparecem alguns que servem o país em vez de se servirem dele, mas são uma pequena minoria

o custo do aumento do salário a algumas funções de importancia crucial para o país é irrisório, mas o zé povinho que aplaude os artistas da bola que ganham 10 vezes mais que um ministro ou um cantor que ganha o mesmo fica furibundo porque um ministro que administra milhares de milhões ganha 10 vezes o salário minimo

E a maior parte dos presidentes de câmara e vereadores deste país, quanto ganhavam antes de ir para a câmara? É que salários de 2 mil, 3 mil ou 4 mil € não é o mais normal neste país. Já não são salários suficientemente atrativos?
Tanta gente licenciada e até doutorada no desemprego, ou a ganhar muito menos que isso, e ninguém tem qualidade para se candidatar?
O problema não é o do salário, é a forma como chegam ao lugar, não é para qualquer um.

Eu acho que os autarcas ganham salários estupidamente altos em autarquias do interior que não chegam a 10000 eleitores. E estupidamente baixos em autarquias de grande dimensão.

A tabela salarial ( ainda que diferenciadora) não justifica o salário de um Presidente de câmara do interior e seus vereadores.

Realmente não creio que sejam valores "por aí além", porém, falta aí muita coisa, vulgo "alcavalas":

Segurança 24 horas;
Carro com motorista e respetivos custos (combustível, portagens, manutenção);
Despesas de representação (para viagens, roupa, alimentação...);
Casa e respetivos custos (se o desejar).

Tudo somado deve dar para duplicar a coisa ou lá perto! Assim já não parece tão mal!

Seja como for, imagino que estes dois não o façam por dinheiro! Aliás, no caso do Marcelo não é mesmo e sei do que estou a falar!

Voltar
Superior