SAPO ADSL (dúvida)

mikka1

New member
Bom dia. Tenho um pequeno problema/duvida que gostava de ver esclarecido.

é o seguinte, tenho sapo adsl de 1 mega (modem sagem fast 800) e o q me acontece é q de vez em qd a ligação cai! Tanto posso ter o pc ligado uma noite inteira sem ter qq problema como posso acabar de ligar a net e passado 5 minutos a ligação vai abaixo. isto normalmente acontece qd não tou no pc!!![xx(]

Liguei pros "iluminados" do serviço de apoio a clientes e fiquei a perceber ainda menos e a achar q teria q por o pc fora pra resolver o problema!!!
Venho ate aqui pois, provavelmente, conseguirei aqui melhor ajuda no problema! :D

A quem me puder dar algumas "luzes" agradeço

Obrigado

Diz-lhe que já fizes-te tudo o que eles te dizem para fazer, e tenta fazer com que eles enviem o caso para um técnico da PT da tua zona de residençia, para te ir a casa medir o sinal de linha, e caso seja demasiado baixo, ir medir, se for presiso, o sinal poste a poste até descubrir onde está a ocorrer a perda de sinal e por sua vez pedir a outra equipa para mudar o que está mal (e no final ficar tudo igual [xx(])

Comigo foi assim, a parte do passar o do apoio técnico por telefone para a ida de um técnico no local, é que é chato, porque eles inventam tudo e mais alguma coisa.

é q farto disso tou eu! qq dia os tecnicos da PT conhecem melhor a minha casa do q a deles mesmo!

e naquela de despachar, uma "ilumidada" perguntou-me como ficava a luz do modem qd a ligação caia? eu disse q como normalmente n estava no pc qd isso acontecia, n poderia saber!!! e ela: "mas tem q tar sempre junto ao pc...!!! pra conseguir ver como fica a luz!!! senão não lhe vamos conseguir resolver o problema!!!

Sem palavras!!!

O problema que falas, assumindo que é da linha, deve ser velocidade á mais para a tua linha. Se calhar a central fica muito longe de tua casa, e isso acontece.

O que descreves, acontecia com a minha linha a 4Mb, quando baixaram para 2Mb ficou impecavel.

citação:Originalmente colocada por mikka_1

é q farto disso tou eu! qq dia os tecnicos da PT conhecem melhor a minha casa do q a deles mesmo!

e naquela de despachar, uma "ilumidada" perguntou-me como ficava a luz do modem qd a ligação caia? eu disse q como normalmente n estava no pc qd isso acontecia, n poderia saber!!! e ela: "mas tem q tar sempre junto ao pc...!!! pra conseguir ver como fica a luz!!! senão não lhe vamos conseguir resolver o problema!!!

Sem palavras!!!

à..já chegou a essa fase..

O que é que os técnicos dizem da medição do sinal? forte fraco?

Eu das 3 vezes, da 1º o técnico viu que o problema não era da central, e como me tinha ligado à internet é porque estava resolvido ( [8] ) o segundo foi o único que se deu ao trabalho de fazer alguma coisa, mas ficou tudo na mesma, o 3º então telefonou e disse que ia ver "algo", imagino...

No meu caso, tal como no fililipe o problema acontecia nos 4megas( no meu caso era só de noite..), no 1mega é um pouco mais estranho, já tentas-te com outro modem? as falhas ocorrem mais em alguma altura do dia?

com o speedtouch q tinha nunca tive problemas! so q avariou e instalaram-me la este (sagem) e dai pra ca tem acontecido isto!
no inico o modem dava erros estranhissimos n ligava, caia a ligação vezes sem conta! veio o tecnico, arranjou e disse q estaria bem. o q se passa é q continua a cair, em qq altura do dia!!! independentemente do tempo q ja possa estar ligado.

Para ver se é da linha faz assim... Abre o programinha do sagem.. Aquele onde ves as barras com a velocidade e carrega em ALT+D...

Depois coloca aqui os valores que dá para atenuação, margem e afins..

De qualquer forma, o problema é quase de certeza do modem. Um vizinho meu tinha o mesmo problema.. E os gajos da PT disseram-lhe para passar com ele por uma loja PT e pedir para o trocarem. Ele fez isso e o novo apesar de ser também um sagem funciona as mil maravilhas.

Eu pessoalmente também tenho o meu Sagem encostado. No meu caso a ligação não cai, mas tem um freezes estranhos. Meti o Speedtouch que tinha aqui do tempo da Clix e está perfeito.

ok, brigado pelas dicas. vou ver isso entao e mais tardar amanha posto isso!

grande abraço!

Tenho o mesmo o problema, o "tecnico" tambem nao resolveu nada.
Sinceramente, nao tenho pachorra pa ligar pa eles. Uma vez liguei e disse assim à mulher:
" A net cai, desde que fizeram a migraçao"
"Ahhh! e migrou pra onde?"

sem palavras :D[8]

LOLOLOLO... aquele serviço a clientes deixa mt a desejar! Se bem q tem vezes em q somos mt bem atendidos nomeadamente por alguem q percebe o q ta la a fazer e q tem vontade de ajudar!!!

Mas tem vezes q simplesmente, como ja aconteceu, lhes desligo o telefone pois na ha paciencia q aguente!!![8]

Deviam ligar para o desapoio da Clix.. Passavam a achar o do SAPO uma das 7 maravilhas do mundo...

Já agora, muitos desses problemas de instabilidade devem-se ao facto de usarem modems USB.. Os modems USB são adequados até ligações de 2 MBits dai para a frente é sempre melhor ter um router porque a probabilidade de instabilidade é grande..

Infelizmente os Kits da Sapo ao contrario de outros operadores trazem modems USB.. O Kit da netcabo ADSL por exemplo traz um modem Lynksis com saída RJ45.. Ou os da Clix que trazem routers de 4 saídas.

citação:Originalmente colocada por mundano

Deviam ligar para o desapoio da Clix.. Passavam a achar o do SAPO uma das 7 maravilhas do mundo...

Já agora, muitos desses problemas de instabilidade devem-se ao facto de usarem modems USB.. Os modems USB são adequados até ligações de 2 MBits dai para a frente é sempre melhor ter um router porque a probabilidade de instabilidade é grande..

Infelizmente os Kits da Sapo ao contrario de outros operadores trazem modems USB.. O Kit da netcabo ADSL por exemplo traz um modem Lynksis com saída RJ45.. Ou os da Clix que trazem routers de 4 saídas.

Isso não é assim tão certo.
Eu sempre usei router, e tive os problemas que indiquei acima.

Então é porque ou estás muito longe da central, ou a tua linha não suporta a nova velocidade.

Já agora, ve ai no teu Router os níveis de SNR, Margem e Noise.. OS valores estão em dB.. Dá para ter uma ideia da qualidade da tua linha.

Eu por exemplo, a 4Mbits, tenho estes valores:

200691211821_Sem%20t%EDtulo.JPG

Como a margem ainda é grande quer dizer que podem aumentar a minha velocidade sem grandes problemas..Provavelmente poderia ter os 8 Mbits em ADSL1.. E uns 16 Mbits em ADSL2+..

Eu não sei aonde está a central, mas deve ser longe...

Operation Data Upstream Downstream

Noise Margin 30 dB 8 dB

Attenuation 63 dB 49 dB

Mas dá erros como o caracas:

Indicator Name Near End Indicator Far End Indicator

Fast Path FEC Correction 1972 0

Fast Path CRC Error 25 5278

Fast Path HEC Error 68 0

O que interessa é os valores para o downstream..

Noise margin 8 dB.. UII... Isso é muito pouco.. Muito pouco mesmo... E tens uma atenuação muito alta, o que também é mau..
Não admira que tenhas instabilidade, a tua linha está a funciona acima do que deveria..

Se tiveres ai telefones e extensões em casa, experimenta desliga-los, reinicia o router e volta a ver os valores.. As vezes há telefones que interferem muito no sinal..

Caso contrario, é uma questão de escolhas, ou ficas instável, ou pedes à PT para te reduzirem a velocidade.

E já agora, vai rezando para que o ADSL2+ venha rápido. Porque com ADSL2+ poderás ter mais alguma velocidade..

O que interessa é os valores para o downstream..

Noise margin 8 dB.. UII... Isso é muito pouco.. Muito pouco mesmo... E tens uma atenuação muito alta, o que também é mau..
Não admira que tenhas instabilidade, a tua linha está a funciona acima do que deveria..

Se tiveres ai telefones e extensões em casa, experimenta desliga-los, reinicia o router e volta a ver os valores.. As vezes há telefones que interferem muito no sinal..

Caso contrario, é uma questão de escolhas, ou ficas instável, ou pedes à PT para te reduzirem a velocidade.

E já agora, vai rezando para que o ADSL2+ venha rápido. Porque com ADSL2+ poderás ter mais alguma velocidade..

Tudo o que disseste já foi feito.

A linha já baixou de velocidade, antes era 4Mbps, e ai sim, era um caos.

Agora com 2Mbps, raramente vai abaixo. No mês passado tive um uptime de 740 Horas.

Mesmo assim a tua linha está a trabalhar nos limites.. Para 2MB o SNR (Noise Margin) deve ser superior a 8 dB e a Atenuação inferior a 48 dB... Por isso tens tantos esses de CRC.. Não admira..

Mas se a instabilidade não é assim tanta, deixa andar.. De qualquer forma o ideal para a tua linha seria 1 Mbit..

Por outro lado quando a ANACOM se deixar de brincadeiras e autorizar o ADSL2+ deves conseguir uma velocidade bem maior com estabilidade, diria que prai 6 ou 8 Mbits consegues..

Já agora, como consegues um uptime de 740 Horas se o Sapo faz reset ao IP de 36 em 36 horas? Ou tens Telepac?

Mesmo assim a tua linha está a trabalhar nos limites.. Para 2MB o SNR (Noise Margin) deve ser superior a 8 dB e a Atenuação inferior a 48 dB... Por isso tens tantos esses de CRC.. Não admira..

Mas se a instabilidade não é assim tanta, deixa andar.. De qualquer forma o ideal para a tua linha seria 1 Mbit..

Por outro lado quando a ANACOM se deixar de brincadeiras e autorizar o ADSL2+ deves conseguir uma velocidade bem maior com estabilidade, diria que prai 6 ou 8 Mbits consegues..

Já agora, como consegues um uptime de 740 Horas se o Sapo faz reset ao IP de 36 em 36 horas? Ou tens Telepac?

O uptime que falo é o valor que tens no contador do Sapo, na pagina deles.

É o tempo total que tenho de net ligada. De quanto em quanto tempo ele renova o IP não sei. Mas já tive "aquele programa que se sabe" a sacar uma semana seguida, sem mexer no PC, e acho que a linha nunca foi abaixo. Mas depois confirmo isso.

Mas a minha linha é pelo SAPO.

eu tambem tinha esse problema... muitos telefonemas para la... sempre a dizer "ja fiz isso", "ja experimentei em 3 computadores diferentes"... e querem calar o gajo que ta do outro lado? quando perguntar o sistema operativo, digam-lhe que usam linux... ele bloqueia. Até que um dia la veio um técnico que foi logo direito á caixa onde entra a linha telefonica e tirou o condensador que la estava. Remedio santo! nunca mais tive problemas...

Back