saudosismo ou verdade ?

josemanuel

New member
volta meia volta, as conversas que tenho com amigos e alguns familiares acabam nos carros.

a comparação com muitos carros da década de 90 com os atuais terminam quase sempre sem consenso.

muitos dizem que esta foi a melhor época e que os novos nunca vão durar o mesmo.

em parte concordo, mas também é um facto que muita coisa melhorou ( segurança, insonorização, potencia e até consumos ).

eu tenho um carro da década de 90 ( 1993 ) e outros mais recentes, 2002 e 2012~2013 e também acho que esses foram os anos de ouro da industria ( 90 ).

em termos automóveis estamos melhor hoje ?

volta meia volta, as conversas que tenho com amigos e alguns familiares acabam nos carros.

a comparação com muitos carros da década de 90 com os atuais terminam quase sempre sem consenso.

muitos dizem que esta foi a melhor época e que os novos nunca vão durar o mesmo.

em parte concordo, mas também é um facto que muita coisa melhorou ( segurança, insonorização, potencia e até consumos ).

eu tenho um carro da década de 90 ( 1993 ) e outros mais recentes, 2002 e 2012~2013 e também acho que esses foram os anos de ouro da industria ( 90 ).

Sim, concordo. A electrónica e a ecologia alteraram tudo. A fiabilidade foi com os porcos.

(...)em termos automóveis estamos melhor hoje ?(...)

Fazendo uma analise fria e realista sim, estamos melhor! Os carros estão cada vez mais seguros, mais confortaveis, mais economicos e mais amigos do ambiente. No entanto, se formos a ver a coisa pelo lado emotivo, e nisto dos carros muitas vezes regemo-nos mais pela emoção do que pela razão, acho que, para mim, os carros estão cada vez mais "desinteressantes"! Atenção que não quer com isto dizer que não existem grandes maquinas actualmente, muito pelo contrario, existem bastantes, mas quando muitas vezes me ponho a pensar nos carros que comporiam a minha garagem de sonho reparo que a maior parte deles são modelos já com alguns bons aninhos...

Relativamente a uma marca que conheces como poucos, e sem querer centrar apenas numa marca: Mercedes.
A evolução tecnológica tem sido exponencial, mas a áurea que tinham quanto a mim está-se a esfumar, não só pela banalização da quantidade de vendas como de modelos, por outro lado, parece-me que em termos de design perderam o rumo. Identifica-se toda a gama, mas se não fosse a estrela de camião seriam quase uma banalidade na estrada.

Voltando á generalidade do tópico, a evolução tecnológica tem sido desenfreada com aumento de prestações e redução de emissões e consumos, o que nem sempre tem sido compatível com a fiabilidade.

Entretanto:
Ingleses: desapareceram
Italianos: Fiat Panda, 500, Punto envelhecido e Giulietta
Franceses: Clio, Mégane e PSA com estilo bling (salva-se o novo 308)
Alemães: São difíceis de identificar (geração após geração), talvez levem à letra "em equipa que ganha não se mexe"
Coreanos: Boa surpresa
Japoneses: Enorme desilusão. Gostava muito dos japoneses da década de 90. Actualmente não acrescentam muito, para além de que o design é uma bosta

Ou seja, concordo que a década de 90 tenha sido mais feliz que a actual.[;)]

eu acho que não é só dos carros

mas também temos saudades de outras coisas

a gasolina era barata, havia menos multas...

o arroz era mais barato, os políticos não eram corruptos, havia mais dias de sol por ano, não havia tanta criminalidade, antigamente é que era! :sh)

Não vamos ser velhos do restelo pf.

Não vamos querer extrair verdades absolutas (até porque não existem), cada época tem o seu encanto. Tanto adoro o Porsche 993 como adoro este novo 991.

eu acho que não é só dos carros

mas também temos saudades de outras coisas

a gasolina era barata, havia menos multas...

E éramos mais novos :)

Mas claro que sim, os carros transmitiam outras sensações, mas em termos de fiabilidade, também haviam alguns casos menos bons, até porque nos anos 90 já a eletrónica tinha entrado em força no mundo automóvel.

Por outro lado, os carros hoje em dia também são interessantes à sua maneira, e ainda vão existindo alguns mais divertidos em catálogo, ou até mesmo usados recentes com muito interesse.

As estradas também melhoraram imenso, embora com muito sacrifício nosso.

Para os saudosistas a sério, também há a opção de comprar um ou outro modelo antigo, haja dinheiro e vontade.

Para um carro me transmitir a sensação de um uno turbo, 5 turbo ou g40 tem de ter para cima de 200 hp

E mesmo assim é dificil, as ajudas desses carros eram cabeça e kit unhas qb, aliados a testosterona a mais e experiência a menos.[:D]

Cada época tem o seu encanto e o segredo é aproveitamos cada fase da melhor forma[:cool:][;)]

Por vezes pergunto-me o porquê de se ambicionar grandes maquinões,se cada vez mais restringem as velocidades e aumentam o valor das multas.
E os combustíveis a chegar ao preço da platina.
Devemos andar um bocado avariados da cabeça,só pode.
Afinal eu gosto mesmo é da relação homem/máquina ou se sabe conduzir e se controla a carripana ou vai tudo de cangalhas.
Se por um lado acho muito bom as ajudas à condução,por outro lado acho que muitos putos e muitos pintas pensam que podem fazer todas as asneiras que querem porque o pópó vai corrigir tudo,depois e vê-los todos f*d**os e na maior parte das vezes quem não tem culpa leva por tabela.

AAAAAAHHHHHHHHHHHH que saudades dum belo DATSUN 1200.

Quando vos bater a saudade dos carros dos anos 90 experimentem fazer uma viagem grandita num que isso passa logo! Só dá saudades porque as memórias que ficam são sempre as boas mas a parte da fraca insonorização, conforto, falta de gadget's de assistência à condução fica esquecida até sentarmos o rabinho num carro desses.

Se for para brincar, então não há que ter saudades, é comprar um para o fim de semana.

Moral da história, entre um carro de 1990 e um de 2014 para o dia-a-dia prefiro sem qualquer margem para dúvidas o de 2014.

Praticamente todos os carros que adoraria ter são da década de 90. Acho que responde muito à questão.

A lista (anos 90) é composta mais ou menos com :

Honda Civic VTI ou Del Sol
Honda ITR
Honda CTR
Honda S2000
Honda Nsx
Nissan Skyline
Nissan S13,S14,S15
Nissan 350z
Nissan 300zx
Toyota Supra
Lexus Is200/300 (sonho concretizado)
Mazda Rx-7
Mazda Xedos 6/9
Mazda MX3(v6)/MX6
Mitsubishi 3000GT
Mitsubishi Eclipse (versão turbinada que não salvo erro não veio para a Europa)
Bmw M3/M5
Bmw 635ci (Modelo e Detective!!!![:D])
Audi 90 Quattro

Última edição:
eu uso um carro desse tempo e ainda hoje acho um carro muito válido.

claro que falta esp e mais uns detalhes, nada de grave.

tudo depende do que se quer e que tipo de carro estamos a falar também.

de qualquer forma, a durabilidade e fiabilidade não progrediu assim tanto - em minha opinião e em muitos casos piorou

Quanto ao tópico, a palavra é SEGURANÇA.

Fora isso é tudo muito relativo mas os "clássicos" ofereciam muito mais sensações e divertimento.

Os consumos desceram mas os veículos engordaram.

Eu acho que os carros dos anos 90 especialmente a faixa (88-95) fizeram se os carros mais monótonos e aborrecidos de sempre sobre o ponto de vista estético. O desaparecer dos cromados, a entrada em força de plásticos exteriores e os enormes faróis retângulares foscos estavam muito presentes.
Mas é o que foi dito, as pessoas ficam sempre com saudades dos seus "anos de ouro" e das memórias associadas. Da mesma maneira que o meu avô diz que tem saudades do fiat 600 que teve e diz que foi o carro preferido dele, mas também admite que passado um ano de ter o carro que havia buracos de ferrugem e que quando se ia de férias tinha que se fazer manobras de contorcionismo para caber tudo la dentro.

Tens menos divertimento, mas muito mais segurança hoje
em dia, mas o passado passou e com ele ficaram alguns clássicos de respeito e boa lembranças nada mais, o futuro é a tecnologia e evolução dos carros, não podemos comparar os carros dos anos 90 para os de hoje na eficácia.

Voltar
Superior