Saxo 1.5D - Tirar o máximo líquido refrigeração e limpar circuito

FullThrottle

Well-known member
Boas

Pretendo tirar o máximo de líquido de refrigeração dum saxo 1.5D mas sem remover a bomba de água.

A ideia é ir limpar todo o circuito tirando liquido velho, metendo agua destilada, tirando agua, metendo agua até estar limpo para receber novo liquido de refrigeração.

O que pretendo saber é quais os pontos/locais que devo desengatar/abrir para sair o máximo de liquido velho.

Devo meter a mangueira de jardim em algum ponto para acelerar o processo de limpeza (por exemplo radiador principal, radiador sofagem, vaso expansão, etc)?

Obrigado

Eu costumo retirar o tubo do radiador da parte de baixo, sai a maior parte da água.
Colocas água destilada e andas com o carro uns km para circular a 100%, retiras e repetes o processo até sair água limpa, por fim antigelo pra dentro e tá feito.
Podes sempre usar um aditivo de limpeza de radiadores para ajudar.

Obrigado pela resposta.

Se tirar o termostato para ver o aspecto e for meter o mesmo, tenho que meter junta nova ou fica a vedar bem como está?

Obrigado pela resposta.

Se tirar o termostato para ver o aspecto e for meter o mesmo, tenho que meter junta nova ou fica a vedar bem como está?

Depende do estado do o-ring.
Já fiz isso no meu carro, e utilizei o mesmo o-ring, foi limpo e verificado e tava em boas condições. Da última vez que fiz tive de substituir pois o o-ring estava trincado e pelo preço substitui.

O mais certo é o termostato ainda estar bom. A ideia é tirar e meter ao fogo dentro duma panela com agua para ver se abre e fecha.

Por isso a questão para saber se veda bem montando tudo como estava ou se precisa de junta nova.

Inspecciona bem o o-ring, se não vires sinal dele estar espalmado, ou trincado usa novamente. Mas eu aconselho substituir, isso é coisa para 1€ e pouco...

Back