Saxo não pega

pedrocrv

New member
Boas,

Estou a tentar colocar um Saxo 1.5d a trabalhar mas não está fácil.

Neste momento o panorama é o seguinte:
-tenho as fichas todas ligadas,

-desliguei o tubo que traz o gasóleo para o motor mas coloquei um pequeno frasco de gasóleo junto ao motor com o tubo imerso no gasóleo,

-dou à chave e os ponteiros das rpm e da velocidade sobem sendo depois o zero do da velocidade nos 60kmh

- rodo a chave e fica a dar ao arranque,

-abri um injetor e ao dar ao arranque não espirra gasóleo

- abri os restantes e também não espirram gasóleo

- abri o retorno da bomba e não sai gasóleo quando dou a chave.

Abri a caixa de relés e vi onde havia corrente, troquei alguns e não mudou nada.

Neste momento estou sem mais ideias para experimentar. Têm alguma sugestão que me tenha escapado?

Obrigado desde já

Pressionaste a bomba para tirar o ar do sistema?
Sei que há uma bomba que em caso de falta de combustível é preciso actuar. É tipo uma bola que se tem de apertar até ganhar pressão.

Quando isso aconteceu no meu era um oring na caixa do filtro de gasóleo que deixava passar ar...

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Pressionaste a bomba para tirar o ar do sistema?
Sei que há uma bomba que em caso de falta de combustível é preciso actuar. É tipo uma bola que se tem de apertar até ganhar pressão.

Não porque tirei o tubo depois dessa bombita. Mas inicialmente tentei e não fez nada, mas também fiz pouco..
Se com um compressor na entrada do tubo que leva o gasóleo para o motor, "forçar" o gasóleo a passar e ao mesmo tempo dou ao arranque será que vai lá?

Assim caso o circuito tenha ar estaria a forçar o ar para o retorno do gasóleo os talvez contribuísse para a compressão da bomba injectora não?

Quando isso aconteceu no meu era um oring na caixa do filtro de gasóleo que deixava passar ar...

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Este aqui ficou sem gasóleo e desde ai esteve bastante tempo parado.
Antes de tentar dar ao arranque tive de encher o filtro e de encher a bomba injectora, pois ambos estavam nas lonas. "Soprava" pelo tubo de entrada de gasóleo e só saia ar do filtro, embora se ouvisse o borbulhar do gasóleo dentro do filtro. Depois "soprava" pelo tubo que sai do filtro do gasóleo para a bomba e ouvia o mesmo na bomba, pelo que meti gasóleo na bomba até deixar de ouvir o borbulhar e começar a sair pelo retorno. Penso que agora estão ambos com gasóleo..

se tiveres uma bomba como esta ( LUCAS ) , pode ser a torneira electrica q fica sempre fechada ( peça metàlica com o topo verde onde liga um fio )

lucas106.jpg

se for uma bomba BOSCH , tb pode vir do sistema q fecha o gasoleo ( q corta a chegada do gasoleo )

pelo q dizes , eu penso nisso

se tiveres uma bomba como esta ( LUCAS ) , pode ser a torneira electrica q fica sempre fechada ( peça metàlica com o topo verde onde liga um fio )

lucas106.jpg

se for uma bomba BOSCH , tb pode vir do sistema q fecha o gasoleo ( q corta a chegada do gasoleo )

pelo q dizes , eu penso nisso
A que tenho é uma Bosch. Na bomba não tem nada de elétrico, a não ser um pequeno switch em cima da bomba mas já vi num Saxo a trabalhar que não recebe corrente elétrica quando se dá à ignição... Penso que seja puramente mecânica a bomba.
O sistema de puxar o gasóleo também não me parece ter qualquer parte elétrica.

As velas recebem corrente elétrica.

A que tenho é uma Bosch. Na bomba não tem nada de elétrico, a não ser um pequeno switch em cima da bomba mas já vi num Saxo a trabalhar que não recebe corrente elétrica quando se dá à ignição... Penso que seja puramente mecânica a bomba.
O sistema de puxar o gasóleo também não me parece ter qualquer parte elétrica.

As velas recebem corrente elétrica.

isso é o q pensas
coloca ai uma foto da bomba
todas tem uma valvula/torneira electrica

as velas nada tem a ver para o caso

Esse carro tem algum tipo de alarme ou corta-corrente?
Que eu saiba não, porquê? Tem imobilizador do canhão da chave só..
Tentei tanto com a ficha ligada como desligada e nada, sem sinal de vida, sem ponta de gasóleo a sair nos injetores.
Quando dei pressão com o compressor no tubo de entrada do gasóleo, começou a pingar a meio do tubo que vai do filtro para a bomba. Mas não acredito muito que seja por aí que não arranca.

Estou prestes a desistir e a chamar alguém mais entendido da matéria.

Tens de confirmar se tens corrente a chegar a bomba, se sim tens de ouvir um pequeno clic nessa zona da bomba que é a válvula a abrir para entrar gasóleo para os injectores, se nada acontecer poder ter essa electro válvula avariada e ele nunca te vai pegar

Tens de confirmar se tens corrente a chegar a bomba, se sim tens de ouvir um pequeno clic nessa zona da bomba que é a válvula a abrir para entrar gasóleo para os injectores, se nada acontecer poder ter essa electro válvula avariada e ele nunca te vai pegar

Como é que confirmo isso?

Obrigado

A corrente confirmasse com um voltímetro, nessa zona onde tens os fios a entrar deve ser um fio ou dois

A corrente confirmasse com um voltímetro, nessa zona onde tens os fios a entrar deve ser um fio ou dois

A ficha tem 3 pinos, já peguei num busca-polos e com a chave ligada mas sem dar ao arranque tenho corrente num dos pinos.
Poderá o módulo de pré aquecimento estar mal ligado?

O módulo é igual a este:

Capturar2.jpg

Segundo os esquemas que vi, Um dos pernos deve ligar à bateria, e o outro deve ligar aos injetores/velas/bomba (não sei ao certo)

Isso é para as velas penso que nada interfere na bomba, sentes algum click na bomba quando viras a chave para a posição normal antes de dar o arranque?

Back