Se Jesus Cristo não tivesse nascido, como seria?

petrus

Well-known member
O desafio de natureza puramente mental que vos deixo é este mesmo: Imaginem que Jesus Cristo não tinha nascido ou não saía do anonimato. Até que ponto o mundo como o conhecemos hoje seria diferente?[:I]

Eu começo e afirmo que este exercício não tem nada que ver com religião...[8D]

Ora bem, caso ele não tivesse vindo, o Império Romano teria sucumbido mais cedo (o Catolicismo acabou por ser um factor de coesão), logo, talvez nem se falasse Português. Por outro lado, talvez os bárbaros tivessem ficado e possivelmente não havia razão para que os Mouros fossem expulsos da Península Ibérica, nem Cruzadas e até mesmo parte da razão para os Descobrimentos terem sido do modo que foram, já para não falar nos Autos de Fé no Terreiro de Paço ou na Inquisição em geral![:o)]

Com um pouco de sorte, lutero e C.ª não se tinham revoltado e não havia Papa ou Vaticano como o conhecemos! nem sequer dia de Natal ou Páscoa! Aliás, com um pouco de sorte andávamos de turbante e tínhamos várias mulheres (gosto desta parte).[}:)]

Que dizem? Eu juro que não bebi nada hoje! [:X]

Acho que há "provas" em como tal pessoa nasceu.
Agora o resto..
Por alguma coisa a Bíblia é o livro de ficção cientifica + bem sucedido de todos os tempos :)

citação:Originalmente colocada por Indigo

Acho que há "provas" em como tal pessoa nasceu.
Agora o resto..
Por alguma coisa a Bíblia é o livro de ficção cientifica + bem sucedido de todos os tempos :)

ficção sim.. cientifica é que não [}:)]

Não se sabe como seria. Poderia ser mau porque não tinhamos a doutrina dele, poderia ser bom porque não se travavam as milhares de batalhas já travadas em nome da religião cristã.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

A humanidade teria inventado outra "estória" para se dividar e governar.

[8)] :(

Exactamente. O ser humano, a meu ver, precisa de acreditar em algo que seja superior a si, neste caso Jesus Cristo, como pode ser alá, buda, etc...
É tanto uma forma de escape da pressão como também uma forma de acreditar que os erros cometidos ("Estava escrito por Deus...") são perdoáveis.
Penso que se não tivesse nascido (diz o Tubular Bells e bem, ele nasceu mesmo?), teríamos um qualquer outro mito a substituir ;)

1aB

Voltar
Superior