SEAT el-Born (afinal é Cupra)

Como assim?

Em minha opinião, não devem faltar muitos anos para a Cupra tomar de vez o lugar da Seat.
E são vários os sinais que apontam nesse sentido.
O facto de retirarem o Born à Seat para ser vendido como Cupra é apenas um deles.
Aliás, há planos para haver um Seat 100% eléctrico? Nenhum que conheçamos. Cupras? Depois do Born já se prepara um Tavascan.
Mesmo o eléctrico de 20-25 mil euros previsto para 2025, foi apresentado, oficialmente, como um produto da empresa Seat S.A. e não específico da marca Seat ou Cupra.

A indústria automóvel está a passar por transformações grandes e isso tem-se reflectido nos planos estratégicos das marcas.
O que existe em comum? Sinergias e economias de escala e, o mais importante, concentrarem-se em segmentos mais altos, do C para a frente.

No Grupo VW não é diferente.
A criação da Cupra permite à Seat S.A. ter uma marca com posicionamento mais elevado e margens mais gordas (que melhor podem absorver os custos de desenvolvimento e produção que não param de crescer).
Deverá permitir até uma marca que gere menos volume de vendas, mas mais lucros (por exemplo, a Audi e Porsche geram a maioria dos lucros do Grupo VW, mesmo não sendo as marcas que mais produzem).
Além disso resolve o busílis que era a concorrência interna da Skoda no lado mais acessível do mercado.
E vai de encontro Às decisões tomadas o ano passado no grupo, que reorganizaram todas as marcas, de modo a haver mais clareza e distinção entre todas elas.

A Seat andou sempre meio perdida e nunca se soube bem o que quis ser.
A tentativa de a tornar na Alfa Romeo do grupo nunca passou de "vaporware" e só obtivemos MPV, Toledo com marreca, e nem faltaram "badge engineering".
Os SUV da Seat tiveram e têm muito sucesso, sem dúvida. Mas não é caso único. Maior parte das marcas souberam surfar muito bem a onda de crescimento dos SUV.
Acho que nunca souberam ou nunca deixaram trabalhar a marca Seat no sentido certo (política interna do Grupo dava um belo thriller) e passar uma definição clara do que era a marca e qual a sua posição dentro do grupo para o mercado.
Veja-se que a Skoda é a marca com a imagem mais clara e forte, com as maiores vendas e maiores lucros entre as duas.

Tendo em conta o que o futuro da indústria reserva — electrificação, digitalização e até as normas de segurança da UE a começar no próximo ano —, as marcas no lado mais acessível do mercado na UE poderão ter a vida complicada, pois os custos vão subir substancialmente e não é possível esmagar mais as margens.
A criação da Cupra ajuda e muito a mitigar isso.

Eles estão a investir mais na Cupra do que na Seat.
Até se deram ao luxo de fazer um Formentor com o 5 cilindros da Audi (um motor que a Audi tem defendido com unhas e dentes como seu sem "emprestar" a ninguém) para potenciar o "buzz" À volta da Cupra.
A Seat, coitada, nem sequer agora pode ter versões desportivas dos seus modelos, como o Ibiza.

Acho que o ano chave será 2025, quando entrar a Euro7.
Se for tão má como apregoam, o lado mais acessível do mercado (A e B) vai sofrer uma enorme razia e transformação, pois a única solução será ter carros 100% eléctricos e, acreditem, não vão ser baratos (ver o utilitário eléctrico dos 20 mil euros para 2025 da VW e da SEAT… S.A.)
E nessa altura mais vale a Seat S.A. estar a vender um mini-Formentor no lugar do Ibiza e do Arona, do que investir numa nova geração destes dois.

A Seat andou sempre meio perdida e nunca se soube bem o que quis ser.
E continua e vai continuar... E a criação desta marca Cupra vai reforçar ainda essa ideia que andam a atirar barro à parede a ver se cola.

A Seat (e a Cupra) nunca vai ser uma marca premium, porque a SEAT simplesmente não tem pedigree, e quem compra Seats compra com a ideia que está a comprar um VW golf com desconto, porque preço por preço ninguém comprava um Leon e comprava um Golf. Tirando o puto que quer pro repros e ***** fumo claro, Mas isso é um problema mais do nosso mercado nacional.

Enquanto for uma marca que só faz rebadging de outros modelos, nunca vai competir com marcas como Alfa Romeo, principalmente se a Alfa romeo der continuidade a modelos como o Giulia e Stelvio.

Não sei mas eu cá continuo a achar que a Seat irá continuar a existir.
Deverá ter uma versão do futuro id.1, assim como do id.2, que poderá substituir Ibiza e Arona (que possivelmente será o sketch que apresentaram há umas semanas) e Ateca e Tarraco deverão manter-se as suas suficientes vendas para terem continuação.
SEAT-SA-will-launch-an-urban-electric-car-in-2025_04_HQ-scaled.jpg

E continua e vai continuar... E a criação desta marca Cupra vai reforçar ainda essa ideia que andam a atirar barro à parede a ver se cola.

A Seat (e a Cupra) nunca vai ser uma marca premium, porque a SEAT simplesmente não tem pedigree, e quem compra Seats compra com a ideia que está a comprar um VW golf com desconto, porque preço por preço ninguém comprava um Leon e comprava um Golf. Tirando o puto que quer pro repros e ***** fumo claro, Mas isso é um problema mais do nosso mercado nacional.

Enquanto for uma marca que só faz rebadging de outros modelos, nunca vai competir com marcas como Alfa Romeo, principalmente se a Alfa romeo der continuidade a modelos como o Giulia e Stelvio.

Olha que não concordo muito, os Seat sempre foram mais bonitos do que os VW, o Leon I era lindo ainda me lembro da primeira vez que vi o anúncio da TV ainda nem havia internet massificada fiquei apaixonado.

A informação que tenho é que o el born estará disponível para test drive em finais de novembro.

O configurador em Portugal ainda não tem preços. Estou comprador de um veículo dado que o meu actual faz 18 anos em Janeiro e já tem mais de 220.000 km.

Mas nem sei se avanço para um electrico ou não. Certo que actualmente faço poucos kms e tenho garagem para carregar o veículo, mas se tenho algum imprevisto e precise de fazer uma viagem grande não sei se terei as condições para o fazer. E tenho a ideia que a actual rede de postos de carregmento é ainda deficitária.

Estive a ver um cupra formentor e o carro está muito porreiro. Um pouco estilo "gaming" mas também por isso menos aborrecido.

Os materiais pareciam bastante bem, mas não deu muito tempo para ver (fora de horas) nem experimentar.

A mala, como devem ser todos os plug-in, quase nem dá para nada. Este é um ponto crítico.

Nunca pensei que ficasse um caixote destes...Com tanto friso e aresta não se percebe onde começa e acaba o carro, quando se falava tão mal do civic, olhando para este...[:D]

Reiterando o que tinha escrito noutro tópico, incrivel como pela primeira vez o interior de um Seat (cupra) está bem melhor que um VW que tem um aspecto pobre, barato e deprimente.

O exterior acredito que seja mais de gostos, mas acho o ID3 feio como tudo, o Born é mais bonito apesar de não ser uma obra de arte.

Back