Seat Ibiza ou Kia Stonic

fmlbotelho

New member
Boa noite a todos.

Nos últimos anos tenho tido bastantes problemas com o meu carro.
Depois de muito pesquisar e tendo em conta o valor da retoma, a decisão da compra do meu novo carro será entre o Ibiza (já com o novo restyling) e o novo Kia Stonic. Ambos com o motor 1.0, mas o Ibiza com o 95cv e o Kia com 100cv.

Tendo em conta estas opções qual escolheriam? Para mim o custo da manutenção e a fiabilidade do motor/eletrónica são um fator importante.
Há outro modelo que aconselhem?

Obrigado

Boas prefiro o Ibiza.

O motor e caixa e utilização em geral acho bem mais agradável e refinado que o Kia.
Fiabilidade ambos são bons, mas os 1.0 TSI têm mais provas dadas, também são mais vendidos...
Carro em geral prefiro o Ibiza, mas a comparação justa seria o Arona vs Stonic.

Tenho um Arona cá em casa já à uns bons anos, se tiveres alguma duvida é só dizer :)

Não conheço esse Kia mas Ibiza tenho um, no caso é o 1.0 TSI 115cv com caixa DSG, que eu tenho pouca pachorra pa carros modernos com caixas manuais, portanto tirando a transmissão, se tiveres alguma duvida que eu possa esclarecer, dispõe.

Uma coisa boa no ibiza é que é com " espirito anos 90 " em termos de ser um carro baixinho e sem a mania dos saltos altos, vai daí que em AE corta bem o vento, é tambem pouco sensivel a ventos laterais e coisas do genero.

Obvio que o entrar e sair do carro não é tão prático como os concorrentes mais altos ou os Arona da vida, mas isso já se sabe.

Consumos não sei se difere muito do 115 para o 95 mas se este ultimo for como o primeiro, então será certamente muito económico, na ordem dos 4.5 L/100 em Nacionais a 80/100 ou pouco mais que isso em AE pelo menos até 120 mas aqui ainda não testei uma viagem grande de AE , apenas pequenos troços já que o meu foco é andar sempre nas EN.

Não conheço o TSI mas possuo 1 Stonic de 2019 desde novo versão Tech 120cv e um clio V RS Line 1.0 TCE 90CV de 2022, KIA melhor construido sem ruidos parasitas e construção mais robusta desde o bater porta a andar em estrada paralelo, mas consome mais que o Clio entre 0,5 a 1 litro mas tem mais 30CV e nota-se, Clio motor mais refinado especialmente a frio, mais economico (acho que a aerodinamica tambem conta), curiosamente em conportamento ambos parecidos e os 2 teem jante 17, nestes carros ambos possuem distribuição por corrente que eu valorizo, boa sorte na escolha.

Voltar
Superior