[Test-drive] Seat Leon 1.4 85cv

O meu pai tem um Leon com esse motor, mas é o sport up... Realmente as vezes que o conduzo, ate dá um certo gozo, mexe-se muito bem e bem seguro... O travar é fantastico, e os consumos sao muito bons para um carro com este peso e "tamanho"
Claro que com a suspensao desportiva, jante 5 raios 16", o corpo paga a factura em estradas (muito) degradadas, o que vale é que na minha zona, nao ha quase nenhuma estrada em mau estadoapr:), e o meu pai nao se aventura para muito longe!
Os bancos sao muito bons, e caixa bem curta...nesta versao o volante é de pele e a alavanca das mudanças tb, têm um toque muito bom!
O meu pai "nao entra em corridas", mas tem uma mentalidade jovem e agradou-lhe muito a compra do Leon, nunca vi ele a estimar tanto um carro[kiss](já teve uns poucos) , e note-se que já tem quase 60 anos!

Boa Descrição como sempre RCA33.

Que tal comparas com o Golf IV?
Perguntei porque estou (eu não, cá em casa) prestes a encomendar um Seat Leon II a gota para substituir o escafiado do meu Golf IV 1.4 de 75 cavalos, claro que não vai ser esse, mas sim o 1.4 TSI de 125 cavalos.

Amanha ou Sábado vou com o meu pai fazer o Test-Drive.

Só queria saber se notaste downgrade de interior para o Golf IV? Se bem que o meu não é exemplo para nada... Eu entrei e andei em vários Seat Leon II e gostei imenso dos carros, mas realmente aquela parte em frente ao pendura é de :sh) Mas de resto acho muito interessante e adoro ir dentro do carro baixinho baixinho!!! E aqueles bancos ui ui! Isto claro na versão Sport-Up.

Que opinas / opinam da troca? [;)]

O Meu Golf tem 120 mil quilómetros e é ruidoso parasita por excelência, tal como desconfortável devido ao desgaste anormal dos amortecedores.

Cumpts.

Depois as coisas melhoraram.
Uma análise mais cuidada demonstra que afinal os plásticos superiores do tablier até são relativamente macios, e onde tem plásticos duros quase todos os carros do segmento têm.

Olha mais um convertido[;)]

Já não és o primeiro aqui no fórum que depois de passar algumas horas com um mudou a opinião vigente de que os interiores do Leon são os piores de sempre de qualquer carro e de qualquer marca incluindo motas e barcos a remos.

Esse 1.4 85cv já tenho conduzido (a minha rapariga tem um) mas não fiquei tão agradado como tu, talvez por já não pegar num otto "submotorizado" há muito tempo.

Só um reparo: se achaste o volante fraquinho deves ter um Reference nas mãos, tens maneira de confirmar isso?

Era exactamente ai que eu queria chegar para concluir que realmente o carro tem um optimo preço, em qualquer uma das versões!

a comparar com um Ferrari tem um preço optimo.

A comparar com os rivais tem um preço a altura.

A comparar com os rivais tem um preço a altura.

Considerei as versões mais baixas, com nível de equipamento equivalente ao Leon.

- Seat Leon 1.4 Reference - €18 550
- Mazda 3 1.4 Exclusive - €18 750
- Peugeot 308 Premium - €19 400
- Toyota Auris 1.4 Luna - €19 400
- Ford Focus 1.4 Trend - €19500
- Citroen C4 1.4i SX - €19 700
- Fiat Bravo 1.4 Dynamic - €19 900
- Opel Astra 1.4 Enjoy - €20 200
- VW Golf 1.4 Trendline - €21 300

Realmente, está provado que o Leon tem um preço à altura dos rivais :confused:

Considerei as versões mais baixas, com nível de equipamento equivalente ao Leon.

hmmm...o que é o nivel de equipamento equivalente?
o bravo tras ESP, esqueiro e cinzeiro.
Com pintura metalizada e ar condicionado fica mais barato que isso.
Ora vai la ao configurador da SEAT e mostra-me esses 18.550 sff.

Em termos de comportamento e condução, talvez o focus e o 3 também se destaquem.
Em minha opinião, os pontos fortes dos outros modelos são a outros niveis, como conforto e acabamentos...
Acrescentaria a essa lista o civic 1.4, que considero o maior rival do Leon (se tivesse otto seria o civic 1.8, sem dúvidas).

O Bravo é uma excelente proposta.
Apenas não apreciei muito a direcção.
Mas os motores prometem [:cool:]

Qualquer comparação para ser válida, os dados têm que ser equivalentes e isso corresponde neste caso a os preços virem do mesmo sítio: AHO
Se começar a pôr uns preços de configuradores, outros de sites terceiros etc não é justa a comparação.

O Bravo também não traz outras coisas que o Seat tem como cruise control ou indicador de pressão dos pneus ou vidros traseiros eléctricos. Por sua vez o Fiat tem algumas coisas que o Seat não tem...

Boa Descrição como sempre RCA33.

Que tal comparas com o Golf IV?
Perguntei porque estou (eu não, cá em casa) prestes a encomendar um Seat Leon II a gota para substituir o escafiado do meu Golf IV 1.4 de 75 cavalos, claro que não vai ser esse, mas sim o 1.4 TSI de 125 cavalos.

Amanha ou Sábado vou com o meu pai fazer o Test-Drive.

Só queria saber se notaste downgrade de interior para o Golf IV? Se bem que o meu não é exemplo para nada... Eu entrei e andei em vários Seat Leon II e gostei imenso dos carros, mas realmente aquela parte em frente ao pendura é de :sh) Mas de resto acho muito interessante e adoro ir dentro do carro baixinho baixinho!!! E aqueles bancos ui ui! Isto claro na versão Sport-Up.

Que opinas / opinam da troca? [;)]

O Meu Golf tem 120 mil quilómetros e é ruidoso parasita por excelência, tal como desconfortável devido ao desgaste anormal dos amortecedores.

Cumpts.

Para te ser sincero, eu conduzi o Golf IV com esse motor (75cv) há uns bons anos, pelo que as comparações devem ficar agora mal feitas da minha parte.

No entanto, o Golf pareceu-me ter um melhor ambiente a bordo. Recordo-me de ter ficado muito agradado com a qualidade interior do Golf IV, que para mim deve ter sido das melhores coisas que se fizeram no seu segmento. De facto no Leon o tablier à frente do pendura está com um desenho muito pouco inspirado, e no geral o carro é menos agradável por dentro (pelo menos à vista) do que o Golf IV.

No entanto, penso que em termos de motor, travões e comportamento este parece-me claramente superior. É um carro muito ágil em curva e o motor não sendo nenhum foguete cumpre bem sem andares sempre agarrado à caixa.

Em condução normal não o ouves, mas quando puxas vem um barulho de motor até engraçado.

Penso que a versão de 125cv, ainda para mais com ajuda do turbo já transforme este carro em algo com uma diversão de condução interessante.

Para mim, a troca lógica do Golf IV seria o Golf VI, porque do que vi do V está num patamar de agradabilidade interior superior a este.

Este é um carro para quem o conforto não é a primeira escolha, mas em contrapartida brinda-nos com uma condução muito divertida em curvas.
É um daqueles carros que pede para abusarmos dele a curvar. Depois tem umas linhas mais jovens (gostei muito daquele pormenor da abertura das portas traseiras), contrastando com o Golf que sempre nos brindou com bastante sobriedade.

A única coisa que eu gostava que ele fosse declaradamente melhor é no isolamento do ruído de rolamento, que é algo que contribui imenso para um ambiente a bordo sereno e com qualidade.

Mas assim eles criaram carros que sendo para o mesmo segmento acabam por ter algumas diferenças marcadas, e isso até facilita a escolha mediante as preferências de cada um.

Já agora, este carro sendo de aluguer tem poucos ruídos parasitas de interior. (45.000 kms de 2007). Só mesmo em empedrado ou numa cratera é que algo se queixa.

Em termos de comportamento e condução, talvez o focus e o 3 também se destaquem.
Em minha opinião, os pontos fortes dos outros modelos são a outros niveis, como conforto e acabamentos...
Acrescentaria a essa lista o civic 1.4, que considero o maior rival do Leon (se tivesse otto seria o civic 1.8, sem dúvidas).

Mas tanto o 3 como o Focus, com os seus 80cv, duvido que se arrastem[;)]

Só queria saber se notaste downgrade de interior para o Golf IV?

A nível de interiores é um downgrade. O meu pai tem uma Golf IV de 2001 e o Leon está uns furos abaixo em materiais.

Mas o facto do Leon ser novo, acaba por colmatar parte desse downgrade.

A montagem do Leon é boa.

Sim, mas são quase todos gastadores.

Então comparando a Versão TSI do Leon com a versão atmosférico temos os valores anunciados em cidade de 9,6 para o atmosférico e 8,2 para o com turbo.

Hoje fui entregar (até com alguma pena) o Seat.

Este carro fez mais de 280 kms em trajectos de cerca de 15 kms, fazendo diáriamente Sintra-Lisboa às 7.30 da manhã e Lisboa-Sintra às 18.00h.

Entreguei-o com este consumo no CB:

dsc00301vf5.jpg

Não me parece que seja um carro gastador, de modo algum.

Depois devo dizer que hoje na viagem para o entregar conduzi-o mesmo a testar limites (aqui já gastou 9 litros, mas foram só uns 10 kms), e devo dizer que não me recordo de algum segmento C desta cilindrada tão divertido a curvar. É um carro que tem um grip fenomenal, apesar da jante 16 e pneus michelin energy deixarem adivinhar algo menos bom.
É um gozo fazer rotundas com este carro, porque ele parece ter cola nos pneus.

É certo que tem ESP e a suspensão não deixa o carro adornar nada, o que ajuda em curva, mas ainda assim é excelente.

Se a versão "base" do Leon é assim, nem imagino as mais picantes.

Para mim, é uma proposta muito séria no segmento para quem procure algo eficaz, porque aí não desilude mesmo nada.
Eu pensava que o C4 curvava bem até andar com este carro.

Já agora, para quem conhece poder tentar descobrir a versão (que eu não sei qual é), ficam uma foto:

dsc00302wn7.jpg

dsc00303rj1.jpg

Last edited:
Parabéns pela análise isenta e muito objectiva! Fossem todos como tu e não haviam guerras de marcas aqui no fórum.

Viva.
Conforme alguém disse por aí, com o equipamento que dizes ter, este deve ser uma versão qq tipo Sport Limited ou coisa que o valha...

Sei que a minha namorada tem o Leon 1.9tdi com esse equipamento que referes (ACA, CC, jante 16", etc..) além de ter os bancos desportivos e vidros fumados, mas com suspensão normal, e era uma versão especial qq (tb tem bancos em pele)

Como também sou possuidor de um C4, partilho da tua opinião:

...
O conforto (tão criticado aqui) não me parece assim tão mau. Esta unidade tem jantes 16 e devo dizer que sinto menos os buracos e irregularidades do que no meu C4 (jante 17, é certo).
...
.

Exacto. Aqui está uma coisa que já referi várias vezes, em termos de conforto, este Leon COM SUSPENSÃO NORMAL, considero-o bem mais suave que o meu C4 Coupé. Mas só em termos de suspensão, por ser mais suave (o esquema da susp. trseira do C4 não o favorece), mas não esquecer a influência das rodas 16".. o C4 tem as jantes 17, o que tb não ajuda ao conforto, sem dúvida!

Mas depois...:
Os bancos do Leon são muito mais rijos do que os do Citroen, mas não me pareceram desconfortáveis, pois dão um apoio interessante.
.
tb partilho desta opinião! Os bancos do C4 acho-os bem mais confortáveis para viajar que os do Leon, mas nestes o corpo encaixa melhor, por serem mais justos, e mais desportivos (entenda-se, têm maior volume no suporte lateral)

Também já deu para entender que de facto é um carro muito divertido a curvar, e não se sente adornar quase nenhum. Consegue mesmo adornar menos do que o C4 com jante 17 (que em linha recta parece ter uma suspensão mais rija).
...
.

Por acaso neste aspecto prefiro o C4. Acho-o bem mais estável em recta, e mais seguro em curva. O Leon acaba por se tornar mais "divertido" pois "enrola" mais (não esquecer o perfil mais alto dos pneus!!), mas sinto-me bem mais seguro com o C4, transmite-me mais confiança :)

No cômputo geral, ela está bem com o dela, eu com o meu [:D]

Last edited:
Back