Segmento B: escolha de carro usado para a sogra!

lss911

Well-known member
Meus amigos, necessito da vossa ajuda para escolher um carro para a minha sogra! Queria ver se marcava pontos!

Já tenho a short-list de modelos e não pretendo (mas agradeço) outras sugestões. Os factores valorizados e características básicas serão os seguintes:

- Para apenas 7000Kms por ano maioritariamente em cidade mas com 5/6 deslocações ao Algarve desde Lisboa.
- Valor até 11000€
- Gasolina com até 30000KM's e de 2016 para a frente (vá fianis de 2015)

- Mais valorizado: conforto total, custos de manutenção/reparação baixos, fiabilidade e consumos do mais comedidos que possam existir.
- Menos valorizado: equipamentos tecnológicos e estéticos.

- Plus: se tiver boa mala tanto melhor!

Nissan Note 1.2
Ford Fiesta 1.0
Renault Clio 0.9
Opel Corsa 1.2
Hyundai i20
Kia Rio
Dacia Sandero 0.9 (consegue-se novo?)

Last edited:
Dacia Logan 0.9 TCE. Um sandero 3 volumes com uma boa mala e mais barato que o de 5 portas.

Fiável, confortavel, custos reduzidos.

Por 11 mil trazes um novo com 3 anos de garantia.

2017-dacia-logan-facelift-photo-comparison-so-what-s-new-113561_1.jpg

Se queres marcar pontos, o ideal seria comprar um novo [:D]
Se queres marcar pontos, tentaria perceber que marcas é que ela aprecia e valoriza.

Desses todos, e falando com certeza de motorizações baixas, o clio é um carro que fica sempre bem, com uma imagem moderna e motor qb. Mas ideal até era um Micra dos novos [;)]
Não descurava por exemplo o Toyota Yaris: simples e de boa imagem de marca.
Outro que me parece também possível de entrar aqui, e provavelmente até consegues novo, é o Fiat Punto.

Obrigado caros colegas FHO! Ainda assim não vou sair das short-list que coloquei.

- Considerei o Kia e o Hyundai porque são conhecidos por serem fiáveis (no caso do Hyundai é um modelo mais recente, com muito espaço e mais encorpado).

- Considerei o Note porque tem muito espaço e é um produto muito equilibrado (como está de fiabilidade no 1.2?).

- Considerei o Clio porque é aquele clássico que, escolhendo, dificilmente podemos nos enganar.

- Considerei o Fiesta porque é um carro muito sólido, seguro em andamento e porque tem preços ótimos!

- Considerei o Opel Corsa porque melhorou muito nesta última geração e é um carro muito completo (como está de fiabilidade no 1.2?)

- Considerei o Sandero porque é conhecido por ser tanque e é possível comprar novo (mas pormenores como não ter apoio para o pé esquerdo, o ruído interior ou a tampa da mala e do depósito que funcionam só com chave são muito irritantes).

O orçamento são apenas 11000€ por isso Micra dos novos estarão postos de parte.

É questão de gosto pessoal...

O Kia rio podes comprar, com 5/4 anos de garantia.

Pessoalmente gosto do Clio e Rio

É questão de gosto pessoal...

O Kia rio podes comprar, com 5/4 anos de garantia.

Pessoalmente gosto do Clio e Rio

Mais valorizado: conforto total, custos de manutenção/reparação baixos, fiabilidade e consumos do mais comedidos que possam existir.

Mais valorizado: conforto total, custos de manutenção/reparação baixos, fiabilidade e consumos do mais comedidos que possam existir.

Não me ocorre uma diferença substancial entre estes modelos, mas o Clio acostuma ser confortável. O Rio terá o factor garantia a funcionar, é questão de ver os custos de manutenção comparados com alguma eventualidade que possa surgir com um carro já sem garantia

Dacia Logan 0.9 TCE. Um sandero 3 volumes com uma boa mala e mais barato que o de 5 portas.

Fiável, confortavel, custos reduzidos.

Por 11 mil trazes um novo com 3 anos de garantia.

2017-dacia-logan-facelift-photo-comparison-so-what-s-new-113561_1.jpg

O Logan é um verdadeiro caixão com rodas. Segurança ativa e passiva ultrapassada, como é apanágio da Dacia

É fiável? Gasta pouco?

Não te sei responder, pois nunca tive nenhum, contudo não deverá andar longo dos restantes 1.2 em consumo, andamento e fiabilidade. É o mesmo motor do Peugeot 208.
Há pouco mais de 1 ano tinha um boa proposta por um já matriculado com meio ano, mas 0km's, a um preço próximo do que andas à procura. mesmo os 1.6 hdi 100cv, arranjam-se já na casa dos 12/13 mil € [;)]
Pareceu-me eu óptimo negócio, e só não fiquei com ele porque não gosto do carro.
E é um carro alto e amplo, que facilita o acesso.

Comprei um mazda 2 1.5 skyactiv de 90cv de 12/15 por 11, não podia estar mais satisfeito, muita qualidade de construção, b comportamento, uma caixa excelente e um motor a gasolina muito económico.

Se é para a sogra escolhia um carro com a menor segurança possível [:D] Fiat Grande Punto (que ficou muito mal classificado a nível de segurança num estudo que li recentemente).

Agora a sério, apostava num Dacia Sandero ou Logan novo. Consegues novo, e se for na Caetano Retail no Porto (Junto à Toyota da Circunvalação) tens 5 anos de garantia ou 100 mil kms. Penso que em todo o grupo Caetano Retail/Tecknik existe essa campanha dos 5 anos de garantia.

Não compres é nada da Ford, maior sucata que anda por aí

Last edited:
O Logan não é assim tão mau quanto o pintam.... Para o preço dele é excelente! Claro que não esperem que tenha a qualidade de um carro que custe uns 20 mil euros

Back