Segmentos ou algo mais complicado?

KdR

New member
Boas a todos, para já aviso que sou um autentico nabo em mecânica.

Tenho um fiesta de 1988 (mk2) que comprei com 136mil km e agora ja esta com 146mil km após 3anos, o carro anda todos os dias mas á uns meses que noto a perca de força em subidas por vezes tenho de reduzir 2 mudanças para se aguentar.

O meu pai disse me que podia ser os segmentos que estariam gastos o que faz com que deixe "fugir" a compressão do carro, alguém confirma?
Ou pode ser algo mais complicado?
Pelo que tenho visto aqui no forum o consumo de oleo em excesso é um indicador disto mesmo certo?

Ele realmente tem bebido mais oleo que o normal, o meu pai pos 1l +/- de óleo diesel e o que é certo é que o óleo desapareceu em semanas...
No meio disto tudo, estou a pensar em mandar meter segmentos e fazer uma revisão ao motor, ou comprar um motor menos "cansado?

Qualquer tipo de opinião será bem vinda [;)]

Last edited:
Sim fiz so 10mil km em 3anos sim, ando só em voltas e a viagem mais longa que fiz com este carro foi ate coimbra (moro no fundão).

ok obrigado pela confirmação [8b]

crysis este carro tem 23anos e pretendo ficar com ele mais uns bons anos, claro que essa seria um boa hipotese mas mesmo assim prefiro ficar com este carro. [kiss]

cumpz [:cool:]

E já agora isto de mandar mudar os segmentos e dar uma rectificação ao motor é brincadeira para quanto €?

Motor novo ou o mesmo?

Mas existe nenhum preço certo. Ao abrir o motor podes ter outros problemas e vais que ter de resolver. Por isso é bom que tenham um orçamento largo.

se o carro anda todos os dias, dá uma media de 9km por dia.. nem chega para o motor aquecer. Basta dizer que fez 10.000km com o motor frio !!! não há milagres [:p]

Estive a ver o registo dos km quando o comprei e não são 136mil mas sim 131mil km e agora esta com 148mil km... (erro meu, peço desculpa)

E não eu não faço 9km por dia e muito menos a frio, o carro quando anda 5km ja vai com a temperatura no meio, eu nunca arranco com o carro após o ligar, deixo sempre 2/3min ao ralenti com o ar fechado depois é entrar para o carro abrir o ar e ver se ele se aguenta, só depois é que arranco...

Estive a ver o registo dos km quando o comprei e não são 136mil mas sim 131mil km e agora esta com 148mil km... (erro meu, peço desculpa)

E não eu não faço 9km por dia e muito menos a frio, o carro quando anda 5km ja vai com a temperatura no meio, eu nunca arranco com o carro após o ligar, deixo sempre 2/3min ao ralenti com o ar fechado depois é entrar para o carro abrir o ar e ver se ele se aguenta, só depois é que arranco...

Mas seja como for 17000 km com uma media de 5000km por ano em tres anos é muito pouco.
Passado 5 km o carro pode chegar a uma temperatura normal, 90º mas não é o suficiente. Ele tem que andar.

Tudo aponta de facto que sejam os segmentos.

De facto só se pretendes manter o carro, porque o certo é que o investimentos que farás ao recuperar o motor, não estás a valorizar o carro, como de certo o saberás.

Quanto a custos, é sempre variável do que possa levar, mas é sempre uma brincadeira que mesmo a levar o essencial leva algumas horas de trabalho e a serem pagas, começam a engordar a conta final.

Quanto à questão dos poucos ou muitos quilómetros, como alguns apontam, bem isso cada um dá a utilização ao carro da forma que precisa. Se só precisas de fazer esses quilómetros, ainda bem para ti. [;)]

Tudo aponta de facto que sejam os segmentos.

De facto só se pretendes manter o carro, porque o certo é que o investimentos que farás ao recuperar o motor, não estás a valorizar o carro, como de certo o saberás.

Quanto a custos, é sempre variável do que possa levar, mas é sempre uma brincadeira que mesmo a levar o essencial leva algumas horas de trabalho e a serem pagas, começam a engordar a conta final.

Quanto à questão dos poucos ou muitos quilómetros, como alguns apontam, bem isso cada um dá a utilização ao carro da forma que precisa. Se só precisas de fazer esses quilómetros, ainda bem para ti. [;)]

Não é o eu precisar de fazer só estes km, mas quando o carro a diesel não esta disponível vou ter de ir no meu a gasosa logo só fazer este km com este [;)]

pois ainda vou ter de pensar muito bem se é para manter o carro e falar com o mecânico sobre o orçamento...
[8b]

Gasta óleo dessa forma e não deita fumo?
Hum...

Eu acho que o óleo ter desaparecido foi o que o meu pai lhe juntou (para carros diesel) porque depois de adicionar do óleo correcto eu fui á serra da estrela e como é óbvio puxa sempre um pouco mais pelo carro e não voltou a gastar tanto óleo...

Eu acho que o óleo ter desaparecido foi o que o meu pai lhe juntou (para carros diesel) porque depois de adicionar do óleo correcto eu fui á serra da estrela e como é óbvio puxa sempre um pouco mais pelo carro e não voltou a gastar tanto óleo...

O óleo tanto é para diesel como para gasolina (apesar de teres na frente da embalagem escrito para "diesel" ou gasolina").

Passo a explicar, por exemplo se vires as especificações da embalagem, tem lá várias letras, tais como:

A letra B3 significa que é aplicavel aos motores Diesel, para motores a gasolina tens a letra "A". [;)]

É que se virmos as referencias dos óleos, o mesmo óleo tanto dá para gasolina como diesel.

Isto porque no mesmo óleo, irás por exemplo encontrar a referência de aplicação "API SL/CF" ou "ACEA A3/B4", sendo que as letras "SL" e "A3" significa que é apropriado para um carro a gasolina.

Mas esse mesmo óleo, também tens as outras letras/números a seguir e as letras "CF" e "B4" significa que óleo também é adequado para motores a diesel...

Assim sendo, o dito óleo é adequado tanto para gasolina como diesel.

Já agora e a título de exemplo das ditas referências no mesmo óleo: GAMA STAR - Catálogo de Produtos - CEPSA

Portanto e caso haja dúvidas, aqui ficam link's para esclarecer, tal como o da ACEA a explicar as suas letras:

http://www.acea.be/images/uploads/files/20090105_081211_ACEA_Oil_Sequences_Final.pdf

Por "API" ver: http://www.api.org/

Por "ACEA" ver: http://www.acea.be/

P.S: Desculpa o post tão extenso, mas espero ter esclarecido a dúvida. [;)]

O óleo tanto é para diesel como para gasolina (apesar de teres na frente da embalagem escrito para "diesel" ou gasolina").

Passo a explicar, por exemplo se vires as especificações da embalagem, tem lá várias letras, tais como:

A letra B3 significa que é aplicavel aos motores Diesel, para motores a gasolina tens a letra "A". [;)]

É que se virmos as referencias dos óleos, o mesmo óleo tanto dá para gasolina como diesel.

Isto porque no mesmo óleo, irás por exemplo encontrar a referência de aplicação "API SL/CF" ou "ACEA A3/B4", sendo que as letras "SL" e "A3" significa que é apropriado para um carro a gasolina.

Mas esse mesmo óleo, também tens as outras letras/números a seguir e as letras "CF" e "B4" significa que óleo também é adequado para motores a diesel...

Assim sendo, o dito óleo é adequado tanto para gasolina como diesel.

Já agora e a título de exemplo das ditas referências no mesmo óleo: GAMA STAR - Catálogo de Produtos - CEPSA

Portanto e caso haja dúvidas, aqui ficam link's para esclarecer, tal como o da ACEA a explicar as suas letras:

http://www.acea.be/images/uploads/files/20090105_081211_ACEA_Oil_Sequences_Final.pdf

Por "API" ver: http://www.api.org/

Por "ACEA" ver: http://www.acea.be/

P.S: Desculpa o post tão extenso, mas espero ter esclarecido a dúvida. [;)]

Muito bom, percebido [;)]

obrigado nto[:D]

Back