selo comercial, onde?

Atenção há um bug no site das finanças.

Dou como exemplo o meu carro e o de uns amigos, que, sendo comerciais ligeiros, apareciam listados na área reservada a comerciais de peso bruto superior a 2500 kg (eu sei que não são pesados, mas o meu tem um peso bruto máximo de 1500 kg).

Se não encontrarem o carro listado procurem nessa secção pois poderá estar lá.

Cumprimentos.

Já agora, o valor foi arredondado para cima ( o meu paga 28 euros)

Last edited:
Claro, só em Dezembro é que ele vai aparecer para pagamento.Até lá anda o que está no carro

Errado. Aparece sempre. Podem é estar a procurar no sítio errado.

Atenção há um bug no site das finanças.

Dou como exemplo o meu carro e o de uns amigos, que, sendo comerciais ligeiros, apareciam listados na área reservada a comerciais de peso bruto superior a 2500 kg (eu sei que não são pesados, mas o meu tem um peso bruto máximo de 1500 kg).

Se não encontrarem o carro listado procurem nessa secção pois poderá estar lá.

Cumprimentos.

Já agora, o valor foi arredondado para cima ( o meu paga 28 euros)

Não é bug. É má interpretação do português [;)]

O que diz lá é:

"Pesquisa Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500 kg:​
Categoria C - Veículos de Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500 kg por Conta Própria"​

Ou seja, na categoria C estão englobados os veículos de mercadorias assim como os ligeiros mistos com peso bruto superior a 2500 kg. Os ligeiros mistos de peso inferior a 2500 kg são de categoria A ou B consoante a data em que foram adquiridos. Todas as viaturas de mercadorias são de categoria C ou D.

Para quem está com dificuldades em encontrar os selos, vá ao site das finanças, introduzam a pass e seleccionem Contribuintes > Entregar > IUCirculação.

Mrs X, tens razão.
Se fizer Entregar>IUCirculação aparece o comercial (categoria C), imposto a pagar até 31-12-2008.

Mas se fizer Consultar só aparece o veículo. Em consultar IUCirculação não aparece nada. Possivelmente só vai aparecer em Dezembro, quando estiver a pagamento.

Errado. Aparece sempre. Podem é estar a procurar no sítio errado.

Não é bug. É má interpretação do português [;)]

O que diz lá é:

"Pesquisa Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500 kg:​
Categoria C - Veículos de Mercadorias e Ligeiros Mistos com peso bruto superior a 2500 kg por Conta Própria"​

Ou seja, na categoria C estão englobados os veículos de mercadorias assim como os ligeiros mistos com peso bruto superior a 2500 kg. Os ligeiros mistos de peso inferior a 2500 kg são de categoria A ou B consoante a data em que foram adquiridos. Todas as viaturas de mercadorias são de categoria C ou D.

Para quem está com dificuldades em encontrar os selos, vá ao site das finanças, introduzam a pass e seleccionem Contribuintes > Entregar > IUCirculação.

Poderá ser má interpretação do português. Não deixa, no entanto, de estar demasiado confuso.

De qualquer maneira a forma correcta será a relatada pela Mrs X.

Mrs X, tens razão.
Se fizer Entregar>IUCirculação aparece o comercial (categoria C), imposto a pagar até 31-12-2008.

Mas se fizer Consultar só aparece o veículo. Em consultar IUCirculação não aparece nada. Possivelmente só vai aparecer em Dezembro, quando estiver a pagamento.

Presumo que a opção Consultar serve para consultar as viaturas já pagas.

Eu tenho 2 situacoes distintas.
O meu carro de passageiros que é de setembro, aparece no site desde o inico do ano.
O outro, que é comercial, e é de junho, nao aparece nada de nada!!
PArece me que tenho de ir as financas resolver o problema.

Os selos acabaram ... agora é um comprovativo que é preciso andar junto do carro.
Não é preciso andar com o documento por não estar previsto na leslislação tal obrigação, mas facillita e muito se a policia vos pedir e se voces mostrarem... http://www.impostospress.net/artigoler.aspx?idc=0&ido=227105
http://www.dgci.min-financas.pt/NR/...-67DAA12B9926/0/Circular72008de09deMaio_1.pdf

Desculpem lá, mas em relação aos comerciais julgo que está tudo igual.
À dias tive que ir às finanças e foi lá uma pessoa perguntar. Estava um pouco longe mas percebi que a funcionária disse que a situação se mantinha igual.
a essa funcionária ensinem-na a ler, que o código tem lá numa prateleira de certeza

Ai então em quantas ficamos?

Vem o selo da Direccão Geral de Camionagem ou vamos as finanças/net pagar?

Eu tenho 2 situacoes distintas.
O meu carro de passageiros que é de setembro, aparece no site desde o inico do ano.
O outro, que é comercial, e é de junho, nao aparece nada de nada!!
PArece me que tenho de ir as financas resolver o problema.
Dá antes um saltinho na conservatória e pede uma informação escrita acerrca da propriedade do carro, para ficar lá nas finanças

Back