Sem saber que carro comprar

Só aqui deixar um voto a favor da gasolina. Embora o diesel, matematicamente, seja mais economico (fruto dos consumos e do preço ao litro), o OP escreveu isto:

Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? não, só no verão
Gonçalo :D

Ou seja, a maioria dos KM vão ser em cidade. um motor a gasolina em cidade gastará pouco mais que esses diesel apontados, será mais suave. e, alem disto, evitam-se os problemas normais do diesel característicos de uso citadino, como o entupir do FAP.

Eu, para uso citadino, pegava num citadino, um segmento B. Por esse preço, ai então já quase se traz um novo. Algo como isto, que já anda fixe:

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Ford/Fiesta/P8991855/

Mas isto sou eu...

Olha que hoje em dia a diferença de consumos já não é assim tão díspar.

O "hoje em dia" é relativo.
Nada do que o OP anda a ver são carros de baixa CC auxiliados por turbo com injecção directa, logo o "bebe pouco mais" não se aplica, e está errado!

Então estão a dizer que é melhor para os km que faço que são maior parte dentro da cidade que devo comprar um carro a gasolina?

Como é que se fazem 20.000 km anuais quase exclusivamente em cidade? Vai andar a distribuir correio de automóvel próprio? Vai ser táxi?

Eu sou novo e não paro quieto, depois nos fim de semanas vou dar uma voltas, e nisto eu faço 350 km numa semana andando de um lado para o outro.
350*52 semanas=18200km é o que faço no máximo num ano
no mínimo 200*52=10400 km anuais
O que compensa então mais para eu me decidir que tipo de carro compro...

Last edited:
simples:
KM = 20 000
dias = 22 (dias de trabalho mensais) * 11 (meses de trabalho) = 242.

20 000 / 242 = 82.64 km /dia

Se for alguem que more nos suburbios e tenha de/queira andar de carro, é facil

Pronto, mas ao fazer 82 km por dia não faz tudo em cidade a menos que ande na entrega porta a porta de pizzas. Com 82 km/dia faz de certeza pelo menos muita estrada nacional (EN) e quiçá alguns troços de AE. Não prevejo qualquer problema para o filtro de partículas nesse cenário. Eu faço muita EN em zonas densamente povoadas e com muitos menos quilómetros por dia (uns 50 km). O meu filtro de partículas vai-se regenerando mesmo nessas condições pouco favoráveis e nunca deu um queixume em 5 anos.

Se de facto se aponta para 20.000 km eu não teria medo nenhum do Diesel e do DPF. Mas se ainda assim tiver medo disso, GPL (se não se importar com os contras da solução, cada vez menores). Um carro a gasolina neste cenário ficará muito caro em combustível face aos outros dois.

Claro que ando para ir de gaia ao porto passo pela Arrábida e isso
Então peço por favor que me ajudem a decidir gasóleo ou gasolina

vá, vamos por 15 mil kms e ficamos na média. se passas pela arrábida e tal, tens via rápida livre para um lado, para o outro deves apanhar trânsito. de qualquer das formas, eu até aconselharia gasóleo, uma vez que apanharás motores com cerca de 8/10 anos, no limiar da introdução em massa dos FAP.

dos que te anunciei, todos são bons, mas uns desvalorizam mais que outros. é procurar 2/3 e tentar negociá-los DEPOIS de os conduzires.

quanto ao fazer muitos kms em cidade, se for no meio da cidade acredito que se façam poucos, 10 ou 20, mas se apanhar vias à volta da cidade, tipo via norte, circunvalação, freixo/arrábida, fazem-se uns kms. quando vivia em braga, às vezes ia às compras, vinha e pouco mais e ficava espantado como tinha feito 40/50kms num dia!

Claro que ando para ir de gaia ao porto passo pela Arrábida e isso
Então peço por favor que me ajudem a decidir gasóleo ou gasolina

eu apenas peguei no que disseste, que so fazes AE, EN ou circulares no verão, pelo que conclui que os teus percursos eram puramente citadinos, e ai o que te disse é valido. Mas se uma grande fatia desses 20 mil km anuais for fora do para arranca, ai tens o diesel.

(...)
Não prevejo qualquer problema para o filtro de partículas nesse cenário. Eu faço muita EN em zonas densamente povoadas e com muitos menos quilómetros por dia (uns 50 km). O meu filtro de partículas vai-se regenerando mesmo nessas condições pouco favoráveis e nunca deu um queixume em 5 anos.
Estás quase a lá chegar. O do Focus TDci do meu velho começou a queixar-se ao 8º ano [:D]

Ok muito obrigado, já está escolhido o combustível diesel , agora que carros daqueles que disse em cima são os mais promissores e que andam mais?

lê o meu anterior post, já te tinha dito. o único problema do fiat é que poderá dar algum problemazito elétrico, de resto andam todos pelo mesmo: consumos baixos, manutenção normal e sem grande sproblemas conhecidos, desde que tenham sido feitas as manutenções normais. o mazda terá preços de peças mais caros, no entanto e se forem peças usadas, mais difíceis de encontrar.

Back