[Pol?tica] Sem tirar nem por

Bioshock

New member
Carta aberta de um gajo que faz parte da abstenção ~ Por Falar Noutra Coisa

se for repost, desculpem e peço que apaguem.

Ora aqui está um texto com grandes verdades.

Antes de mais nada, (ainda) acho que vale a pena votar. A grande questão é saber como votar, e não, como penso que acontece, votar-se em A porque toda a vida se votou, tal clube de futebol, ou votar-se no partido da oposição mais forte, o que se traduz em PS/PSD.

Ah, e também a típica atitude do votar num partido com menos expressão = mandar voto ao lixo. "Mais vale votar no outro que tem possibilidade de ganhar"

Divirtam-se [;)]

Com a devida vénia ao blogger...entre outras tiradas bem interessantes, esta ganha.[:)]

Um dia disseram-me "Não ires votar é como ires a um restaurante e dizeres que comes o que te puserem na mesa e vem um prato de sardinhas e tu refilas a dizer que não gostas. Se não expressaste a tua opinião não te podes queixar!!!". Eu pensei naquilo, parecia um bom argumento durante 2 segundos, depois vi que era idiotice e disse "Não... Ir votar é ir ao restaurante e pedir febras, mas ter que comer sardinhas porque vocês decidiram por mim em maioria. Não ir votar é ficar em casa e dizer que bem vos tinha avisado que aquele restaurante era uma *****". A meu ver ganhei a discussão[;)]

A democracia é o menos mau dos sistemas políticos dizem, mas eu cá sou a favor da ditadura, desde que o ditador tivesse bom senso. Um gajo porreiro que sabe o que é bom e o que é mau. Que sabe que há pessoas que são umas abéculas e que não deviam ter poder de decisão em nada. Que há pessoas que têm que ser controladas e encaminhadas. Infelizmente o poder corrompe e o ditador só teria bom senso até deixar de o ter.

Priceless...

Espero que o quem escreveu o texto tenha dito o que disse de forma irónica... Se disse a sério, é mais um que fala, fala, mete aí uns insultos clichés aos políticos e coiso e tal e acaba a borrar a pintura toda.

Se as pessoas tivessem votado noutro candidato que nao fosse o Sócrates, Portugal estaria nesta crise?

Se as pessoas tivessem dado maioria absoluta nas últimas eleicoes ao PNR ou ao PCP, Portugal continuaria o mesmo?

O que faz uma pessoa normalmente abstencionista ganhar vontade para ir votar?

Diz-se á boca cheia que votar é um dever cívico e uma obrigação de um cidadão, mas quando o cidadão não gosta nem se revê em nenhum partido ou candidato, o que deve fazer? votar em branco? escrever umas car&lhadas no boletim de voto? não é preferível abster-se?

Diz-se á boca cheia que votar é um dever cívico e uma obrigação de um cidadão, mas quando o cidadão não gosta nem se revê em nenhum partido ou candidato, o que deve fazer? votar em branco? escrever umas car&lhadas no boletim de voto? não é preferível abster-se?

Em branco, nulo ou abster, tem tudo o mesmo peso, ou seja, nenhum, é preferível poupar uma viagem e ficar em casa.

Foi o que fiz pela primeira vez.

Priceless...

Espero que o quem escreveu o texto tenha dito o que disse de forma irónica... Se disse a sério, é mais um que fala, fala, mete aí uns insultos clichés aos políticos e coiso e tal e acaba a borrar a pintura toda.

Ele também escreveu isto:

"Infelizmente o poder corrompe e o ditador só teria bom senso até deixar de o ter."

Convém leres tudo para não ficares com um sentido deturpado do texto.

Se as pessoas tivessem votado noutro candidato que nao fosse o Sócrates, Portugal estaria nesta crise?

Se as pessoas tivessem dado maioria absoluta nas últimas eleicoes ao PNR ou ao PCP, Portugal continuaria o mesmo?

O que faz uma pessoa normalmente abstencionista ganhar vontade para ir votar?

Nada!

Há alguns anos que não meto cruzes em boletins de voto, e assim irei continuar.

Andam aí umas cabeças pensantes que afirmam que o voto deveria ser obrigatório, será que já se esqueceram do que é a democracia e a liberdade? obrigatório para mim, só o respeitar os outros.

Fico preocupada pelo apelo à ignorância.

Se alguém que me parece jovem, não tem ideia nenhuma da razão do voto ou para que serve. Se não entende a base de um sistema, em que uma maioria informada escolhe quem a representa e opta por ser "desconhecedora", orgulhosa do sei desconhecimento. Temo que em pouco menos de dez anos, voltaremos a uma ditadura com censura e tudo.

Mas isso diz muito sobre um povo.

Há algumas democracias onde o voto é obrigatório (ouvi ontem na rádio, na Bélgica e Luxemburgo por exemplo, se a memória não me falha...).

Relativamente à abstenção ou não (ir lá e votar em branco / nulo), eu cá só não vou lá por o voto na urna mesmo se não puder (desde que sou eleitor, aconteceu uma vez num dos referendos, e porque estava fora em trabalho). Na minha perspetiva, votar em branco é o voto de maior protesto, uma vez que demonstra insatisfação com os partidos / movimentos políticos de um modo geral.

Mais uma vez na minha opinião, quem não vai lá por o boletim (com cruz no sítio certo, errado ou sem cruz) não deveria sequer falar em política.

Andam aí umas cabeças pensantes que afirmam que o voto deveria ser obrigatório, será que já se esqueceram do que é a democracia e a liberdade? obrigatório para mim, só o respeitar os outros.

A obrigatoriedade de votar é limitadora das liberdades dos indivíduos, mas ninguém obriga os eleitores a votar num partido...

Eu acho que nao devia ser obrigatório, mas deviam dar uma espécie de prémio aos votantes, tipo 10% de desconto nas taxas moderadoras do SNS. [:D]

Blog interessante.

Mas eu diria que daqui a mais uns anos o senhor que escreve os textos vai estar ainda melhor.

Há algumas democracias onde o voto é obrigatório (ouvi ontem na rádio, na Bélgica e Luxemburgo por exemplo, se a memória não me falha...).

Não será bem assim, pelo menos 10% de abstenção tiveram. Ora vê as percentagens de participação nestas últimas europeias por país:

Portugal, 34,5%
Áustria, 45%
Bélgica, 90%
Bulgária, 40,2%
Croácia, 24,3%
Eslovénia, 21%
Eslováquia, 13%
Roménia, 34,7%
Itália, 60%
França, 43,5%
Alemanha , 47,9%
Espanha, 44,7%
República Checa, 19,5%
Chipre, 42,4%
Dinamarca, 55%
Irlanda, 51,2%
Reino Unido, 36%
Finlândia, 40,9%
Suécia, 51%
Estónia, 36,4%
Letónia, 30%
Lituânia, 37,3%
Polonia, 22,7%
Holanda, 37%
Grécia, 57,4%
Hungria, 29,2%
Luxemburgo, 90%
Malta, 74,8%

Um voto,parte de alguém que sabe ou pensa saber o que quer.
Um nulo,parte de alguém que goza ou se enfurece no momento do voto.
Um branco,parte de alguém que não encontra nas múltiplas escolhas o seu ideal.
Uma abstenção,é revelador duma falta de personalidade (Maria vai com as outras).

Uma abstenção,é revelador duma falta de personalidade (Maria vai com as outras).

Acho piada a essa critica às abstenções... diz-me lá uma coisa, brancos, nulos, abstenções, contam de forma diferente?

Se tiveres 99% de votos em branco o que acontece? Queres que te diga? NADA! Os votos são contados pelos restantes 1%...

Por isso mesmo é que ficar em casa, votar branco ou nulo vai dar ao mesmo.

Vocês que criticam quem se abstém devem achar que ir lá fazer um nulo ou um branco vai fazer aparecer um mago do céu...

Isso é um pouco provocador.

Mas avançando... parece-me que "Maria vai com as outras" será quem lá vai votar, sem ter a noção do que faz. Seja em quem vota, seja no programa que vota, seja pela ignorância em relação ao ignorar dos programas políticos por parte dos que os elaboram, à posteriori, ás listas alteradas, etc.

Tal com será "Maria vai com as outras" por embarcar nas promessas... ou por participar num sistema do qual não conhece falhas, adulterações ou para que serve.

Portanto... devias era respeitar o liver direito de cada um optar por participar ou não participar. Não o fazes... e isso demosnstra o tipo de gente que lá vai de peito feito votar, achando ser mais que os outros. Mas no fundo... é como tu!

[;)]

Eu nunca votei, desde muito cedo tive a noção do que os políticos lá andam a fazer, e do que este sistem é e para que serve. É um meio para um fim com o qual não concordo e recuso-me a participar nele!

Eu respeito quem lá vai... sabes, faz parte da minha personalidade. respeitar os outros. A minha resposta do "Maria vai com todos" é dirigida apenas a ti... porque a usaste, desrespeitosamente... e podes considera-la irónica e não literal.

Tens a noção de que é um direito de qualquer um, ou não tens? E como direito... faz parte de livre opção de cada um.

Como eu, conheço muitos. E cada um de nós com uma personalidade bem vincada!

Ou somos todos obrigados a gostar do sistema que tu gostas?

Maria vai com as outras é votar num partido e não nas pessoas, a não ser que se tenham convicções ideológicas bastante firmes. Grande parte dos votantes PS/PSD não o fazem por ideologia mas porque toda a vida votaram neles, "é o meu partido". Depois são os primeiros a dizer "governo rua, a luta continua":rolleyes:

Back