Apenas pelas duas situações que referiste, parece-me que o sensor de luz está a funcionar correctamente.
A sensibilidade e comportamento das 'luzes automáticas' varia consoante marcas/modelos, sensor instalado e programação.
Costumo ter o meu carro estacionado à porta de casa, e muitas vezes quando o ligo, como está na sombra, também liga os médios e continuam ligados até o sensor apanhar sol de frente.
O veículo em questão é um Skoda, grupo VW, que na minha opinião tem o melhor sistema de luzes automáticas. As luzes ligam relativamente sempre que são necessárias, antes de outros veículos na estrada. Ligam com tempo nublado, quando chove, antes do por do sol, etc.
Em relação ao motivo pelo qual as luzes por vezes estão ligadas, outras vezes desligadas, aparentemente nas mesmas condições:
- Sensor/programação: existe, ou pelo menos é suposto existir, uma margem entre o valor de LUX que activa as luzes, e o valor que as desactiva. Por exemplo, um valor utilizado no grupo VW, o carro liga as luzes quando estão 200 LUX, mas só as volta a desligar quando estão 500 LUX.
Isto justifica o facto do teu carro ligar as luzes no estacionamento coberto, mas só as desligar quando detecta mais quantidade de luz. Se passares nessa rua, o valor não é suficientemente baixo para as ligar.
Também existe um tempo limite para as activar/desactivar assim que são atingidos os limites, por isso haver comportamentos diferentes em sombras, tuneis, etc.
- Sensor de luz com infravermelhos: utilizando de novo como base o grupo VW, pelo menos os sensores de última geração (Golf 7), têm também sensor de infravermelhos. A leitura é mais precisa, porque efectua a leitura da luz normal, e da luz IR. Pode ligar em situações onde os outros não ligam, e vice-versa.
O melhor exemplo neste caso é a passagem por baixo de pontes ou pequenos tuneis, onde existe pouca luz mas ainda assim luz IR alta. O meu carro não liga as luzes, no entanto já vi vários carros a ligar as luzes ao passar por baixo duma ponte, durante alguns segundos apenas.
Já agora, para terminar este assunto, a área da iluminação e esta função em específico, considero muito importante, por dois motivos:
- Condutores: tendo em conta que a maioria dos carros actuais tem sensor de luz, os condutores por uma questão de conforto e confiança na função, muitas vezes desconhecem ou esquecem-se de ligar as luzes em situações onde o sensor não as liga. Há carros que não ligam as luzes com chuva, e com nevoeiro é sempre preciso ligar manualmente os faróis de nevoeiro.
- Marcas automóveis / entidades reguladoras: actualmente os veículos tem uma quantidade enorme de equipamento de segurança, e estão sujeitos a regras, normas, homologações, etc. No entanto, a questão do acendimento automático das luzes, é uma função que nao é uniforme no mercado automóvel.