separação de bens

Keiroz

New member
Boa noite,

Se souberem ajudar no seguinte muito agradeço.

Os meus pais vão para separação de bens.
O que acontece é que tem um carro, concretamente em nome da minha mãe , mas neste caso é meu...Sou eu que o pago.
Apenas na altura só a minha mae tinha condições para o credito.
E falta cerca de um ano para acabar de pagar.

Todos os meses faço a transferência do valor da prestação para a minha mãe.

Irei ficar sem ou carro ou o valor dele nesta situação?

Desde que os teus pais se entendam e tenham consciência que o carro é teu basta que o considerem como não fazendo parte do património.
Se um deles quiser implicar podes ter algumas dores de cabeça.

Já agora o carro tem reserva de propriedade?

Desde que os teus pais se entendam e tenham consciência que o carro é teu basta que o considerem como não fazendo parte do património.
Se um deles quiser implicar podes ter algumas dores de cabeça.

Já agora o carro tem reserva de propriedade?

O carro está em nome do banco.
Pergunto isto porque sei que o meu pai vai querer o dinheiro do carro.
Mas tendo eu os as transferências mensais não se salvaguarda?
O montante que transfiro não é o valor exacto da prestação.
Tem sempre mais algum extra para ajudar a minha mãe.

Presumo que o teu pai saiba da situação, que até é bem frequente entre pais e filhos. Estas a querer dizer que o teu pai te vai querer roubar?

Irei ficar sem ou carro ou o valor dele nesta situação?

Se eles se entenderem, não. Se estão casados em comunhão de adquiridos, a tua mãe (ou tu, visto que és tu que o pagas) pode ser obrigada a dar-lhe metade do valor comercial do veículo (visto que tu com certeza queres ficar com ele).

Quando a minha mãe e o outro gajo se divorciaram ela teve de dar-lhe metade do valor do automóvel. Ele, convenientemente, já tinha os dois carros dele em nome de outras pessoas.

Última edição:

Julgo que as transferências podem ser tidas em conta para efeitos legais...mas se ele quiser arranjar problemas, arranja porque acho que facto deve ter direitos sobre o carro.

Julgo que as transferências podem ser tidas em conta para efeitos legais...mas se ele quiser arranjar problemas, arranja porque acho que facto deve ter direitos sobre o carro.
As transferências não provam nada. A mãe pode gastar esse dinheiro no cabeleireiro e o dinheiro da prestação sair de uma conta dela com o pai. Ou ambos os pais são justos com o filho ou o autor do tópico poderá vir a ganhar um dissabor e uma inimizade com o pai.

As transferências não provam nada. A mãe pode gastar esse dinheiro no cabeleireiro e o dinheiro da prestação sair de uma conta dela com o pai. Ou ambos os pais são justos com o filho ou o autor do tópico poderá vir a ganhar um dissabor e uma inimizade com o pai.

Também se o pai lhe vier sacar um bem que sabe que foi o filho que pagou... grande m€rda de pai...

ou por outras palavras, com um amigo assim, quem precisa de inimigos?

Também se o pai lhe vier sacar um bem que sabe que foi o filho que pagou... grande m€rda de pai...

ou por outras palavras, com um amigo assim, quem precisa de inimigos?
Como não conheço os contornos da situação, tive de ser suave na análise.

Imagina que anteriormente a mãe ajudava imenso o filho e o pai não estava de acordo. Como o património do casal poderia estar a ser afectado, o pai pode agora pensar que pode meter a mão no carro para compensar. São especulações. Para já é melhor ser cauteloso.

Imagina que anteriormente a mãe ajudava imenso o filho e o pai não estava de acordo. Como o património do casal poderia estar a ser afectado, o pai pode agora pensar que pode meter a mão no carro para compensar. São especulações. Para já é melhor ser cauteloso.

Verdade... quando temos uma boa relação com os nossos pais, e eles têm uma boa relação entre si, é difícil imaginar quando é ao contrário...

o teu post faz todo o sentido...

Presumo que o teu pai saiba da situação, que até é bem frequente entre pais e filhos. Estas a querer dizer que o teu pai te vai querer roubar?

Sim,basicamente.
Sucintamente o que aconteceu foi um caso gravo de violência doméstica.
Esta com pulseira electrónica, e proibição de aproximação de casa.
Como não trabalha vai para 3 anos, e depois da situação, apareceu uma menina da segurança social para fazer a avaliação dos bens.
Quase tudo o que tenho em casa fui eu que comprei e tenho factura em meu nome.
Também pode tentar ficar com metade Disso?

A partida não pode ficar com isso. Guarda muito bem essas facturas. Relativamente ao carro, o seguro está em teu nome ou também em nome da tua mãe? Tenta eventualmente ver com um advogado alguma maneira para resolver isso a vosso favor.

E muita força para ti e para a tua mãe. [;)] Penso não ser necessário dizer que ela provavelmente precisa de todo o teu apoio, que já o deves estar a dar.

Sim,basicamente.
Sucintamente o que aconteceu foi um caso gravo de violência doméstica.
Esta com pulseira electrónica, e proibição de aproximação de casa.
Como não trabalha vai para 3 anos, e depois da situação, apareceu uma menina da segurança social para fazer a avaliação dos bens.
Quase tudo o que tenho em casa fui eu que comprei e tenho factura em meu nome.
Também pode tentar ficar com metade Disso?
Tudo o que tiveres factura em teu nome à partida será fácil provar. A questão do carro parece-me mais delicada. Tens provas de transferências para a tua mãe, mas não provam que são para o carro. Mais difícil ainda por serem de valor diferente. Tens de acompanhar o processo de separação de perto e certificar que se esquecem do carro.

Tudo o que tiveres factura em teu nome à partida será fácil provar. A questão do carro parece-me mais delicada. Tens provas de transferências para a tua mãe, mas não provam que são para o carro. Mais difícil ainda por serem de valor diferente. Tens de acompanhar o processo de separação de perto e certificar que se esquecem do carro.

Depende do descritivo das transferências. O facto do valor ser superior ainda é o menos.

Eu estive na mesma situação. Carro pago pelo pai e eu transferia o valor todos os meses, as transferências tinha sempre descrito o que era e o mês (para quando andava à rasca e pedia extensão do prazo de pagamento), ex: "Carro Junho", e tenho todos os PDFs gerados nas transferências. Felizmente não precisei de nada disso...

PS: Que situação lixada :sh)

Se conseguir arranjar o dinheiro para pagar o que falta de uma vez e depois passer o carro para o meu nome? Não sei é se isto como já está a decorrer não vai inviabilizar esta possibilidade.

Eu iria com calma - e com o apoio de um advogado, que a situação é complexa. Espero que tudo corra pelo melhor.

O facto de o carro estar no nome da mãe não torna as coisas assim tão lineares. Aliás, a justiça não é assim tão linear, caso contrário não precisaríamos de seres Humanos (Juíz) a avaliar os casos, bastava por uma máquina que interpretasse umas leis e servia.

Casos destes, têm de ser avaliados com as provas, e se ficar provado que o carro foi pago por ti, julgo que não existirá problema. Muito provavelmente irá é dar dor de cabeça e demora na resolução.

Conselho meu: contacta já um advogado para se começar a tratar disso.

Se o teu progenitor for um fdp e não um verdadeiro pai... tens aí um problema grande e que facilmente se vai arrastar por muito tempo até à resolução que pode nem ser a mais justa, infelizmente!

Vai falar com um advogado, mas pela experiência muito próxima (familiar) é uma situação que te pode trazer sérios dissabores e que te vai (espero que não) mostrar que a justiça em Portugal não funciona nada bem e há gente muito reles...

Voltar
Superior