ser inspector da PJ

olá,

tenho um filho de 16 anos, acabou o 10 ano com média 13.3 +/-

ainda não encontrou bem a sua vocação

agora falou-me de querer ser PJ na unidade nacional de combate ao tráfico de estupefacientes

alguém sabe como se pode concorrer, que requisitos são obrigatórios, etc ?

talvez seja uma motivação para ele, para se aplicar mais
tem que tirar um curso
preferencialmente direito ( tem 70% das vagas julgo)
estou a falar de cor, mas inspector só com curso superior ( o de direito garante muitas vagas, talvez 70%),

Conforme referido, terá de ter um licenciatura para poder concorrer quando abrirem concursos (limite de idade, 30 anos)

Depois há uma percentagem das vagas (que neste ultimo concurso foram de 35%), que estão condicionadas a serem entregues a candidatos licenciados em Direito.

Isto claro... numa primeira fase nos exames escritos (que incidem sobre legislação e competências dos agentes)... existindo depois ainda os exames físicos e por fim, os psico-tecnicos e entrevista pessoal.

Cada uma das fases é eliminatória...

Os concursos também não abrem com muita regularidade... a título de exemplo e de cabeça nos ultimos anos... um em 2006 outro em 2013 e recentemente em 2019...
sim 35%, julgava que era mais

e não a certeza que com esses cursos se entra para a PJ

mas uma coisa eu sei, alguns desses cursos são um desastre cá fora

Ciências Informáticas, Engenharia Informática, e etc....sempre se safa muito bem cá fora

há também a possibilidade da escola superior da PSP, ou da GNR onde está um afilhado meu

vou-lhe mostrar que nada é fácil e que não há almoços grátis, tem que se aplicar mesmo

13.3 de média no 10º não vai muito longe....daí eu querer motivá-lo para algo, tipo se quer seguir os seus sonhos é lutar por eles
basta tirar o curso numa lusíada da vida e anda tranquilo
inchas 350€ por mes
se tiver mas notas inchas 50 ou assim para "recorrer"
se tiver a correr mal ameaças que o tiras de lá
[:D]

até aos 30 dá para arranjar um tacho na psp, gnr, asae, pj , guarda prisional, ... etc
mil oportunidades!!!

basta o 12º para começar

depois dos 30 acaba e fica o mercado privado... que em portugal não é lá grande ideia!

Os meus amigos na altura foram para a PSP\GNR. Eu andava no 3º ano e fui com um amigo a torres novas ou assim ( onde é a escola de policia) levei a papelada mas não entreguei.
Era puto e andava entretido na faculdade , não ia deixar a meio!
Se fosse hoje concorria e acabava depois o curso. Não ia gostar de ser policia, mas pronto já ficava "arrumado" como dizem.

Se fosse puto ia para a escola superior de policia logo a seguir ao 12º.
Superior ia para medicina em espanha.

[;)]

Última edição:
Se fosse puto ia para a escola superior de policia logo a seguir ao 12º.
Superior ia para medicina em espanha.

[;)]

São boas opções, mas com o cej provavelmente ficas "mais bem arrumado" como dizes.

Segundo as notícias com o aumento dos vencimentos, no 2 ano estão a ganhar quase como um General. apr:)

Certo. Para quem entra. Assim logo de puto ficas logo arrumado na escola de policia, guarda, ou guarda ou agente normal.
O curso custa muito dinheiro e demora muito tempo. Nas primeiras opções estás já com a vida arrumada.

ser inspector da PJ

até aos 30 dá para arranjar um tacho na psp, gnr, asae, pj , guarda prisional, ... etc
mil oportunidades!!!

basta o 12º para começar

depois dos 30 acaba e fica o mercado privado... que em portugal não é lá grande ideia!

Não tens carta?

O que é o cej?

Última edição:
Embora seja altamente prestigiante ser-se membro da PJ (seja agente, inspector, coordenador,...), a verdade é que o reverso da medalha é bem duro... quase se deixa de ter vida pessoal. O trabalho é aliciante mas tem o desgaste físico e psicológico como consequência...ganha-se rapidamente cabelos brancos..não é nada fácil..

é pesar os Prós e Contras com bastante ponderação. Não se deve tomar uma decisão dessas de ânimo leve (de concorrer para a PJ)

Mesmo que fosse só 8h de trabalho diário...então mas alguma vez alguém vem para casa com interruptor desligado e esquece a investigação? impossível...

De facto não é um trabalho normal.

Voltar
Superior