Ser piloto de competição

Pedro230

New member
Olá a todos,

Sendo ainda um indivíduo novo, tenho pensado cada vez de forma mais empolgante em envolver-me mais "profundamente" no mundo automóvel. Concluindo no final deste ano lectivo o ensino secundário, já com a carta de condução nas mãos, penso em concorrer a engenharia automóvel em Leiria.

Agora, comecei a minha "relação" com os carros aos 11 anos quando o meu padrinho me ensinou a conduzir. Ainda me lembro como se "tivesse sido ontem", era um VW Passat GT Variant de 95 e desde então que já experimentei uma quantidade significativa de diferentes viaturas todas da categoria B (ligeiros), e como agora tenho carta... não paro.

Mas apesar dos objectivos profissionais que pertencem ao mundo automóvel, gostaria eventualmente de vir a ser um piloto de competição (caso fosse capaz de tal). No entanto para ter a oportunidade de poder vir a entrar no mundo do desporto automóvel presumo que seja necessária formação para tal. Vivo em Portimão e sei que o autódromo do algarve (que não é muito longe) irá fazer cursos de formação na área da competição. E a minha dúvida é, será que para poder arriscar-me no mundo da competição tenho de fazer formações? Como começam os pilotos a nível mundial? Em Portugal, há hipóteses de me "safar"?

Cumprimentos

Última edição:
Os pilotos a nível mundial? A grande maioria, começou com 6/7 anos, a mostrar os seus dotes nos karts.

Já é um pouco tarde para iniciares uma carreira na competição, e chegares a piloto de nível mundial (mas claro, podes sempre ser um fenómeno por descobrir). No entanto para outras competições mais "simples", claro que não. Em Portugal, pelo menos, precisas ter € para investir na tua carreira (lá está, mais uma vez, a não ser que sejas um "Hamilton descoberto e apadrinhado por uma McLaren").

Penso que a maior parte do que tens que saber, aprende-se no treino e não em cursos.

Eu se fosse a ti ia fazer umas "kartadas" com os amigos, para ver se tens mesmo mãozinhas de piloto [;)]

Os pilotos a nível mundial? A grande maioria, começou com 6/7 anos, a mostrar os seus dotes nos karts.

Já é um pouco tarde para iniciares uma carreira na competição, e chegares a piloto de nível mundial (mas claro, podes sempre ser um fenómeno por descobrir). No entanto para outras competições mais "simples", claro que não. Em Portugal, pelo menos, precisas ter € para investir na tua carreira (lá está, mais uma vez, a não ser que sejas um "Hamilton descoberto e apadrinhado por uma McLaren").

Penso que a maior parte do que tens que saber, aprende-se no treino e não em cursos.

Eu se fosse a ti ia fazer umas "kartadas" com os amigos, para ver se tens mesmo mãozinhas de piloto [;)]

Bem a última vez que estive numa corrida de karts foi à 2 anos numa "competição" entre funcionários da empresa onde o meu pai trabalha que durou quase 1 hora. Eram uns de 200cc e foi emocionante mas para mim não me dá tanto prazer como mexer num carro a sério.
As únicas vezes que tenho tido hipóteses de ver o que consigo fazer foi em zonas sem movimento da minha zona de residência juntamente com amigos...ou seja, um género de street racing num raio de 2 km +- onde à noite não passa "vivalma"

Olá a todos,

E a minha dúvida é, será que para poder arriscar-me no mundo da competição tenho de fazer formações?
As formações que falas não serão para captação de "novos talentos". Acredito mais que sejam cursos específicos, como aliás acontecem noutros circuitos (eg: curso de condução defensiva - Palmela). Como aqui já foi dito, ou tens a possibilidade de ter um sponsor forte, ou um padrinho influente, ou então é complicado. Muito complicado.

Como começam os pilotos a nível mundial?
O percurso da esmagadora maioria dos pilotos de competição começa nos kartódromos. Depois, e remontando ao passado recente, passava pela Fórmula Ford, Fórmula 3000, alguns ainda passavam pelos troféus monomarca...etc.

Em Portugal, há hipóteses de me "safar"?

Depende da tua persistência, tenacidade, contact network. Não custa tentar. Mas julgo que será complicado.

Cpts.,

Última edição:
Já agora que tipo de competição procuras:
-Fórmulas
-Ralis
-Turismos
???

É que a resposta a esta pergunta muda tudo[;)]

Claro que Fórmulas principalmente a 1 é para mim o sumo do sumo do desporto automóvel, mas o turismo é o que me atrai mais. Por isso procuraria algo a ver com Gran Turismo.

Claro que Fórmulas principalmente a 1 é para mim o sumo do sumo do desporto automóvel, mas o turismo é o que me atrai mais. Por isso procuraria algo a ver com Gran Turismo.

Os turismos era um mundo de fácil acesso, pelos troféus que haviam em Pt: G40, Clio 16, Toyota Starlet, Carina E, Clio Cup, Ax GTI, e muitos mais...

Agora tens o CNV, e consultas o site da FPAK para saber que licenças são necessárias.

Por enquanto podes ir participando nuns Track Days para te ires habituando ás pistas e ver como te safas...

Depois é o normal, arranjar sponsors, montada e fogo à peça...

Sendo que o topo é o Wtcc ou por outro prisma o DTM ou mesmo as LMS...

Os turismos era um mundo de fácil acesso, pelos troféus que haviam em Pt: G40, Clio 16, Toyota Starlet, Carina E, Clio Cup, Ax GTI, e muitos mais...

Agora tens o CNV, e consultas o site da FPAK para saber que licenças são necessárias.

Por enquanto podes ir participando nuns Track Days para te ires habituando ás pistas e ver como te safas...

Depois é o normal, arranjar sponsors, montada e fogo à peça...

Sendo que o topo é o Wtcc ou por outro prisma o DTM ou mesmo as LMS...

Bem vendo assim até parece ser fácil, o que presumo bem que não é....
Mas por ex., para arranjar um sponsor, penso que não é só "chegar lá" e pedir apoio financeiro assim do nada. Sabes por acaso quais as principais exigências dos patrocinadores? Para se poder ter a oportunidade de se saltar para a Wtcc tem de se fazer as delícias nas competições acimas referidas certo?
Cumps.

Ainda nem começaste e já estás a pensar em WTCC? [:D] [;)] Mesmo que um dia lá chegues, ainda tens um longuíssimo caminho a percorrer [:D]

Os karts não são tanto uma questão de prazer para o piloto, mas sim a principal escola para aprender o básico de pilotagem (e não "condução rápida", são coisas diferentes).

Se o teu forte são os turismo, tens duas hipóteses: ou juntas-te a uma equipa, ou montas tu uma (nada barato e sem conhecimentos desse mundo, praticamente impossível, parece-me). Há dias em conversa com um antigo piloto (por pura diversão) de troféus monomarcas e outros do género, ele dizia-me ser, actualmente, bastante difícil conseguir patrocínios decentes :(

No entanto, como te disseram, tens que ir te habituando. Não vais chegar a uma equipa, pedir por favor para correr e eles vão te meter um carro nas mãos. Tens que ter o mínimo de experiência e habilidade de condução em circuito.

Acima de tudo, tens que ter dinheiro.

Patrocínios não caiem do céu.

Actualmente está muito difícil mesmo para pilotos establecidos arranjar dinheiro para correr, mais difícil ainda é para quem vem "de fora" sem qualquer tipo de currículum. Claro que depois há os "conhecimentos", que abrem muitas portas.

Num tópico aqui ao lado fala-se de "competições baratas" e não fazes a festa por menos de 5000€, partindo do princípio que não há imprevistos durante a época.

Se isso estiver fora do teu orçamento (e como já disse, a menos que tenhas bons conhecimentos não vais arranjar essa verba em patrocínios) a forma mais barata de competir será no karting amador.

eu não sou rico, mas quanto a familiares ricos tenho mas não são muito proximos

Então a resposta é simples, aproxima-te deles [:D][:D]

O mundo das corridas é muito difícil, ou se tem talento e dinheiro ou então a probabilidade de te safares é quase nula. A grande maioria dos grandes pilotos ao 7 anos já faziam drift por isso ...

Mas é que ser piloto não se pensa nem se é assim de um dia para o outro!! "Ah e tal vou ser piloto...faço meia duzia de corridas, arranjo patrocinadores, um porquinho rexeado e já ta" [8b]

Acho que actualmente, para se ser piloto....tem de se ser filho de tal! Se é que me entendem! [:D] Começar assim de repente, do nada, logo em Portugal, não me parece que seja muito fiável ao sucesso :sh)

Mas nada melhor que tentar né [;)]

O que é preciso para se ser piloto de competição?

€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€

Nada mais do que isto. É o lado mau da competição automóvel. Não é um desporto universal como, por exemplo, o futebol.

O que é preciso para se ser piloto de competição?

€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€

Nada mais do que isto. É o lado mau da competição automóvel. Não é um desporto universal como, por exemplo, o futebol.

Se quiser ser jogador de futebol (embora o talento ainda seja factor predominante), também são necessárias cunhas.

Quando fores aos patrocinadores convem levar um projecto, ou seja, algo que fale da competiçao em que vais participar, quais as provas que vais fazer e sua localizaçao, o retorno dado pelos Media ( Net, TV, Jornais, etc), dados pessoais, dados do carro, etc etc.

Em portugal ha competiçoes acessiveis por onde podes começar.
Velocidade - trofeu Uno e Punto...
Ralis - Trofeu Marbela e Uno

Sao os trofreus mais economicos que existem em portugal, e no caso dos ralis, existem premios monetarios

Voltar
Superior