Será mesmo o adeus ?

dwight12

New member
Bem como é do conhecimento de alguns tenho um Nissan Sunny de 93, 1.4 slx hatchback. Com 240k km

Sendo uma máquina de guerra o que é certo é que os anos vão passando por ele ( o antigo dono também não o tratou da melhor forma)

Desta vez é um rolamento traseiro do lado esquerdo que faz um barulho de quem ja está a últimas (ja tinha dado este problema à 6 anos atrás precisamente do mesmo lado ) ao que parece um acidente mal curado faz com que a roda ao fim de 50k km dê o berro.

À cerca de 6 meses tira que lhe cavilhar as portas, ja entra agua na parte do para brisas para dentro, na janela do lado direito também. O consumo de 10 em cidade não ajuda... os anos estão a passar pelo carro, carro esse que tem um enorme valor sentimental e é para continuar na garagem.

A minha questão aqui é a seguinte se fossem vocês continuavam a investir no carro ?

Caso seja para adquirir um usado estava a pensar no máximo gastar 6/7€ mil no máximo já compro algo "decente", faço cerca de 200/250 km por semana, diesel não compensaria.

Estava a pensar no civic pós 2006 1.4 100CV , não preciso de um carro para corridas (o nissan chega me e sobra me este honda seria igual ou pior devido ao peso ??), precisava de consumos à volta dos 7.5

Percurso 100% citadino.

(tenho 1.92cm)

Agradeço desde já a opinião e orientação prestada.

Com 6000€ dá para reparar muitas vezes o Sunny..

Por outro lado, o Civic é mais seguro..

Com 6000€ dá para reparar muitas vezes o Sunny..

Por outro lado, o Civic é mais seguro..

Pois, a questão é sempre a mesma...
Eu também tenho o mesmo "problema" carro velho de 99 com 280.000km. Onde vai sempre avariando sempre qq coisa, mas serve perfeitamente para o dia a dia, cumpre sempre a sua tarefa em segurança.
Mas será que vale a pena continuar a gastar €€€ nele? Eu tenho gasto. Porque a aquisição de um novo ou semi novo é bem mais dispendioso. E a vida não está para brincadeiras...
Quando será o ponto de não mais investimento?

jbarbosa

Eu aconselharia o Civic, caso precises do espaço. Se quiseres ir para segmento B, tens o Yaris e o Jazz que são bastante mais poupados.

Na minha opinião, deixa de valer a pena quando há danos estruturais ou ferrugem em estado avançado. Motores há muitos.

Com o devido respeito pelo valor sentimental, eu despachava o Sunny. A menos que tenhas um projeto de o ir restaurando a pouco e pouco.

Quanto a carros, o Civic vai consumir bem menos que o Sunny. Mas se estás numa de poupança e fiabilidade, como já foi sugerido, um Jazz cumpre muito bem. O Yaris, se for o 1.0 da segunda geração, não anda nada e vais-te cansar rapidamente do carro. Falo de experiência própria, que tive um da primeira geração e o meu pai um da segunda geração. Se o da primeira tinha um motor fantástico, o da segunda foi uma nódoa.[8b]

Bem como é do conhecimento de alguns tenho um Nissan Sunny de 93, 1.4 slx hatchback. Com 240k km

Sendo uma máquina de guerra o que é certo é que os anos vão passando por ele ( o antigo dono também não o tratou da melhor forma)

Desta vez é um rolamento traseiro do lado esquerdo que faz um barulho de quem ja está a últimas (ja tinha dado este problema à 6 anos atrás precisamente do mesmo lado ) ao que parece um acidente mal curado faz com que a roda ao fim de 50k km dê o berro.

À cerca de 6 meses tira que lhe cavilhar as portas, ja entra agua na parte do para brisas para dentro, na janela do lado direito também. O consumo de 10 em cidade não ajuda... os anos estão a passar pelo carro, carro esse que tem um enorme valor sentimental e é para continuar na garagem.

A minha questão aqui é a seguinte se fossem vocês continuavam a investir no carro ?

Caso seja para adquirir um usado estava a pensar no máximo gastar 6/7€ mil no máximo já compro algo "decente", faço cerca de 200/250 km por semana, diesel não compensaria.

Estava a pensar no civic pós 2006 1.4 100CV , não preciso de um carro para corridas (o nissan chega me e sobra me este honda seria igual ou pior devido ao peso ??), precisava de consumos à volta dos 7.5

Percurso 100% citadino.

(tenho 1.92cm)

Agradeço desde já a opinião e orientação prestada.

Para reflectir (se o gasto com combustivel entrar na equação):
10L/100 com o nissan 1.4
previsão de 7.5L/100 com um novo.
6000/7000€ para gastar

Com um Astra/megane/pug/c4/etc diesel as médias seriam uns redondos 5.5l/100 +- 0.5litros dependendo dos percursos.(Do ano de 2006 ainda não têm FAP.)
13000km ano - 10L/100 Gasolina - 1300Litros de gasolina = 1.25*1300 = 1625€
13000Km ano - 5.5/100 Diesel - 715 Litros de disel = 1.05*715= 750€

875€ de diferença por ano. (Imagino que não andes sempre, sempre em cidade e que não seja sempre 10L/100 mas é só substituir os numeros e apurar a diferença real para a tua média real)

Last edited:
Em relação à troca é uma escolha que só tu podes fazer, é claro se optares por trocar vais ganhar em muito mais que consumos.

Agora nenhum carro da gama do Civic e motorização irá fazer 7,5l com utilização 100% cidade, sem querer parecer o qualquercoisa2006, aconselho a procurar um hibrido, tal como o civic ou toyota, neste ultimo conheço o auris e faz abaixo disso.

Os modelos diesel da mesma gama, também só nos sonhos de alguns é fazem 5.5l em 100% cidade.

sentimentalismos à parte, tens que ser racional. ou gastas umas centenas de euros no carro ou então partes para outra, por muito que te custe. eu adoro carros, mas acho que não era capaz de olhar para o mesmo muitos anos e olha que tenho 1 há 10 anos e se pudesse já o tinha trocado há 2 ou mesmo 4 anos.

(a) Estava a pensar no civic pós 2006 1.4 100CV (...), precisava de consumos à volta dos 7.5 Percurso 100% citadino.
(b) (tenho 1.92cm)

(a) Andei uns 100 km com um em cidade, e era exatamente isso que ele fazia. Mete-lhe mais 0,5 ou 1,0 litros se a cidade tiver mesmo MUITOS semáforos/cruzamentos.

(b) Deves caber sem problema. Aquilo parece pequeno por fora, mas por dentro espaço não lhe falta. Nem nos bancos traseiros.

Na minha opinião, deixa de valer a pena quando há danos estruturais ou ferrugem em estado avançado. Motores há muitos.
Na mouche [;)]
Quando nos agarramos a um carro torna-se ainda mais complicado perceber a partir de que ponto deixa de ser viável investir nele...mas acho que o eblase referiu os aspectos principais. Há reparações que não valem a pena e outras que, mesmo custando mais que o valor do carro, valem (uma pintura num carro que esteja bom de mecânica p.e.)

No teu lugar decidia primeiro se queria manter o Nissan ou não e, consoante isso, ajustava o orçamento para o seu substituto...por 3/4 mil € já arranjas alguma oferta de carros a gasolina e vais-te entretendo com o Nissan.

Obrigado a todos pela aconselhamento ,

Um dos meu carros de preferência era o auris mas já tinha de me comprometer com banco durante mais tempo e não era do meu interesse para alem de que poucos são a gasolina.

Para os km que faço não me justifica diesel (creio ) também ja ponderei o jazz mas o civic é sempre mais "carro" se a performance fosse igual ao nissan ja me chega e sobra e se fizesse 7.5 para mim ja seria óptimo.

O nissan sera para manter na garagem mas intacto e para ser ligado aos fins de semana apenas, não irá à partida ter seguro para poupar nesse campo e talvez um dia o comece a restaurar.

Hibrido seria ouro sobre azul, mas os preços ja sobem ou então tem mais de 150k km :(

Um auris hibrido era quase um sonho...

Obrigado a todos pela aconselhamento ,

Um dos meu carros de preferência era o auris mas já tinha de me comprometer com banco durante mais tempo e não era do meu interesse para alem de que poucos são a gasolina.

Para os km que faço não me justifica diesel (creio ) também ja ponderei o jazz mas o civic é sempre mais "carro" se a performance fosse igual ao nissan ja me chega e sobra e se fizesse 7.5 para mim ja seria óptimo.

O nissan sera para manter na garagem mas intacto e para ser ligado aos fins de semana apenas, não irá à partida ter seguro para poupar nesse campo e talvez um dia o comece a restaurar.

Hibrido seria ouro sobre azul, mas os preços ja sobem ou então tem mais de 150k km :(

Um auris hibrido era quase um sonho...

E um destes?

http://lisboacity.olx.pt/honde-civic-4dr-hybrid-iid-469133672

Estes carros tem valores esquesitos, ha meio ano andei a vê-los andavam por 6-8000€ agora parecem mais inflacionados mas nao me parecem que os vendam pelos valores que pedem.

E um destes?

http://lisboacity.olx.pt/honde-civic-4dr-hybrid-iid-469133672

Estes carros tem valores esquesitos, ha meio ano andei a vê-los andavam por 6-8000€ agora parecem mais inflacionados mas nao me parecem que os vendam pelos valores que pedem.
Também ja dei uma.olhadela por essea modelos, comparando a um prius os preços são bem.mais baixos, haverá alguma razão ? Consumos ? Fiável ? Alguém sabe algo sobre este modelo ?

Mais de 10 anos ja não queria muito, à partida se tudo correr bem está nova aquisição vai ser para durar 10 anos.

Adoro os honda de 3 portas esse modelo é lindo, mas como infelizmente faço papel de irmão/pai por infelicidades da vida tenho um pequenito com 8 anos e não queria muito 3 portas por não ser pratico.

Dessa lista gosto muito desse Toyota os consumos serão bons ?

Segemento B só dos maiores o Swift parece me acanhado.

Tenho uma queda por nipónicos e dou preferência a tal (dos antigos duros, não dos made by Renault :) )

Dwight deixa que te faça uma pergunta, ja se percebeu que nao nadas em dinheiro e twns uma familia para cuidar, porque achas que para o teu caso é melhor gasolina? De que tens medo?

Dwight deixa que te faça uma pergunta, ja se percebeu que nao nadas em dinheiro e twns uma familia para cuidar, porque achas que para o teu caso é melhor gasolina? De que tens medo?
Algum receio de turbos, FAP's e de muita coisa que se lê por ai.

E também por conseguir algo com menos KM e mais recente apenas essa razão.

Quanto à situação do dinheiro é efectivamente verdade pois não queria estar a pedir muito ao banco os créditos assustam me um pouco e embora tenha apenas 22 tenho de ter carro familiar e juizinho nas contas.

Back