Será mito ou verdade?

f.macedo

Banido
Quando se pára, num auto a gasóleo, em ponto morto, por tempo inferior a 10 minutos, nunca se deverá desligar o motor?

Haverá alguma verdade científica (consumo, desgaste de motor, esforço do motor de arranque) ou é apenas um mito dos descarregadores que, por vezes, até vão tomar o seu cafezinho com o motor a trabalhar ao relanti?

Agradeço resposta de quem saiba, dado que esta prática é constante nas nossas cidades e aldeias.

[8][8][8]

caro amigo,

pelo que sei ligar e desligar qualquer carro é possivel.

contudo os medidores de massa de ar estao sujeitos a aquecimentos de limpeza sempre que liga a igniçao.

dai talvez essa teoria.

um abraço.

citação:Originalmente colocada por jose manuel

caro amigo,

pelo que sei ligar e desligar qualquer carro é possivel.

contudo os medidores de massa de ar estao sujeitos a aquecimentos de limpeza sempre que liga a igniçao.

dai talvez essa teoria.

um abraço.

Portanto um mito?...

No manual do a3 (o primeiro pelo menos) existe uma referência a isto. Pelo que me lembro, aconselhava não desligar o carro se fosse voltar a ligar uns instantes depois.

Acho que nao Eliselotus devido ao filamento da MAF.
A temperatura do filamento se voltares a ligar o carro logo apos desligar nao e nada saudavel podendo mm queimar o filamento

citação:Originalmente colocada por Superfast

A temperatura do filamento se voltares a ligar o carro logo apos desligar nao e nada saudavel podendo mm queimar o filamento

Áh!!! Será que haverá uma razão técnica? Sendo assim, parece já haver uma...

se parares mais de 1minuto, tens esse problema resolvido, isto para os mais sensiveis.

os carros por vezes vao abaixo, acontece, nunca vi nenhum com a MAF queimada por causa disso;)

quem pára para ir ao café e deixa o carro ligado é porque tem dinheiro para deitar fora! é um convite a qqr ladrao, mesmo ao mais toino...

citação:Originalmente colocada por f.macedo

Existem MAFs em todos os carros com Injecção electrónica e não apenas nos diesel!

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

se parares mais de 1minuto, tens esse problema resolvido, isto para os mais sensiveis.

os carros por vezes vao abaixo, acontece, nunca vi nenhum com a MAF queimada por causa disso;)

quem pára para ir ao café e deixa o carro ligado é porque tem dinheiro para deitar fora! é um convite a qqr ladrao, mesmo ao mais toino...

Ora aqui está uma forte razão, para não o deixar a trabalhar :D:D

citação:Originalmente colocada por jcpr

Existem MAFs em todos os carros com Injecção electrónica e não apenas nos diesel!

Sendo assim lá vai à vida uma das razões técnicas!...

Eu faço o mesmo, seja verao ou inverno, e nao me considero estupido mas...
acho q para quem tenha turbo nem vale a pena falar pois sera bem melhor chegar e desligar logo a seguir ligar e andar, mas é Estupidez!!! enfim.

acho q a nao variaçao de rotaçoes(isto sim deve ser estupidez), e o nao esforço do motor ao liga-lo é para mim motivo suficiente para deixa-lo a trabalhar claro q falamos em tempo superior a 10/15 minutos

cump's

Então e na Alemanha, em que se não me engano, eles são obrigados a desligar o motor em caso de paragem superior a 30-60 segundos, caso contrário podem ser multados? Isso e os carros hibridos que se desligam em caso de paragem levam-me a pensar que não deve fazer assim tão mal!

Acho que é mais um daqueles mitos!

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

diz onde estão que eu vou lá busca-los:D

a unica "razao cientifica" que existe chama-se estupidez

O que mais me chateia é que não é só em Portugal que isso acontece [8][8][8]
deixar o carro ligado para ir ao café?:(

ja vi gente a fazer isso, sim, mas com grandes maquinoes (ferraris pra cima), atitude tipica de quem nao se chateia de perder 50 ou 100mil contos, sao trocos, amanha vem outro e tenho mais 10 na garagem.

agora para ir ao café? um carro "normal"?[8][8][8]

razoes tecnicas? nao estou a ver nem uma...

citação:Originalmente colocada por bricardo

Eu faço o mesmo, seja verao ou inverno, e nao me considero estupido mas...
acho q para quem tenha turbo nem vale a pena falar pois sera bem melhor chegar e desligar logo a seguir ligar e andar, mas é Estupidez!!! enfim.

acho q a nao variaçao de rotaçoes(isto sim deve ser estupidez), e o nao esforço do motor ao liga-lo é para mim motivo suficiente para deixa-lo a trabalhar claro q falamos em tempo superior a 10/15 minutos

cump's

Só para Diesel com turbo?

O meu tem Turbo e aconselham que após um esforço o deixe 30 a 60s, em ponto morto, e depois desligá-lo.
O certo é que ninguém ainda me disse qual a razão.

Estranho, não é!...

cumprimentos

Esses segundos minuto(s) servem de período de tempo para haver uma estabilização do turbo e arrefecimento! Ao desligares o carro, o turbo deixa de ser lubrificado, mas se o motor estiver quente as pás continuarão a girar, provocando desgaste quando não lubrificadas convenientemente!

Sobreo tema em si, acho que se for por um minuto, dois, provocará desgaste ao carro! Agora mais do que isso provoca desgaste pelo aquecimento sem circulação devida de ar (carro parado)! Explicar não sei, mas nunca o faço!

pois isso de esperar 30s ou 1m para lubrificar convenientemente o turbo é conhecido e vem nos manuais de todos (ou quase) os carros com turbo.

o que se fala aqui é de deixar o carro ligado no meio da rua!...nao tem nada a ver

Voltar
Superior