[Acidente] Será que tenho culpa?

AMN

New member
Bom dia a todos,

Tive um acidente automovel faz 11 dias. Sou a Viatura A e o outro a B. Ao fazer uma inversão de marcha devidamente sinalizada (Pisca ligado para esquerda com antecedencia), sem transito do lado oposto e sem traços continuos, a estrada é muito larga e verifiquei viaturas atrás de mim. Até aqui tudo ok, mas nisto e já eu na outra faixa contrária, vem uma moto disparada no mesmo sentido em que eu circulava mas a fazer ultrapassagem e embate na minha viatura como podem ver pelas fotos.
Chamou-se a Policia, felizmente ninguem ficou ferido.
Nestes casos quem terá a culpa? Já me disseram que se calhar sou eu, outros disseram que é 50/50. Mas no meu entender não tenho culpa porque não estava a fazer nada de errado , não havia sinalização em contrário, transito não havia na altura em sentido contrário etc... A meu ver a moto terá culpa, poque tinha boa visibilidade para ver o que estava á frente e alem disso vinha a ultrapassar os carros atrás de mim e tinha uma passadeira com lomba a 50 mt á frente.

Agradecia opiniões ou experiencias identicas que tiveram e a quem foi atribuida culpa.

Obrigada a todos

D3AB9871-5960-46B4-AF06-6FAFF75CF49B.JPG
IMG_0172.jpg
IMG_0173.jpg
IMG_0220.jpg

sendo assim, na minha forma de ver as coisas seria ele o culpado.
se estás a assinalar e fazer a manobra de virar à esquerda, independentemente de ser para inversão de marcha ou estacionar e se até havia já viaturas atrás de ti a aguardar a conclusão, não será alguém que vem em contramão a ultrapassar todo o transito a ter razão.
mas isso é a minha interpretação baseado no que dizes.

É um pouco difícil compreender o que se passou mas, pelo que dizes, parece ser o tipo o culpado.
Não é muito raro ver motociclistas a ultrapassarem filas inteiras e depois quase se espetarem no carro na extremidade da mesma, porque estava a fazer uma manobra.

Eu coloquei fotos do acidente e da localização.
a meu ver e não existindo nenhuma sinalização em contrário e seguindo o código da estrada eu estava a fazer uma manobra permitida e sinalizada devidamente por mim no referido local, sem transito no sentido oposto e tudo . Ele diz que não me viu, alem disso devia vir devagarinho porque me partiu cabo da direção da roda. Alem disso como podem ver pelas fotos existe um risco no chão perto da roda da minha carrinha que foi o que ela andou com o embate.
como tenho seguro de danos próprios a carrinha já foi peritada pelo perito da minha companhia, agora falta a do outro penso eu. mas já tenho ordem de reparação mas em principio só devo ter carrinha para o ano.
Estou é preocupada com a situação da culpabilidade.

bem nessa situação segundo o que relatas, o culpado é seguramente o outro, pois não tomou as devidas precauções de se assegurar porque motivo havia viaturas paradas á espera que acabasses a manobra e pós-se a ultrapassar tudo á aviar até te encontrar a ti e estatelar-se , infelizmente é algo recorrente com alguns artistas em duas rodas, e depois acabam mal...

Provavelmente vai acabar em 50/50, apesar da culpa aparentemente ser do artista da moto

Pois mas sinceramente não sei se caso dêem 50/50 eu vou aceitar. Vão agravar o meu seguro que já não é barato por causa de um irresponsável. Não concordo.
Se optar pela assitência juridica tenho de pagar alguma coisa?

Obrigada a todos

Pois mas sinceramente não sei se caso dêem 50/50 eu vou aceitar. Vão agravar o meu seguro que já não é barato por causa de um irresponsável. Não concordo.

Obrigada a todos

se não aceitares, caso venha a acontecer, dado que tens seguro contra todos , o seguro trata de tudo inclusive assistência jurídica...

A lomba e passadeira a 50mts tanto faz, não tem o minimo interesse para o caso.

Por já ter visto casos semelhantes, é provável que fique 50/50. Avançaste sem ter visibilidade para garantir que o podias fazer em segurança. (até indicas que a mota estava a ultrapassar carros, portanto a tua visão da estrada estava tapada pelos carros)
Ele ultrapassou também sem ter visibilidade para o fazer em segurança.

Já estive numa situação semelhante, mas eu era o condutor do motociclo.
Vou contar o que me aconteceu, que pode não se aplicar na integra a este caso, apesar de ser muito semelhante.
No meu caso o carro foi considerado culpado, eu estava a fazer a ultrapassagem num local permitido para tal e quem muda de faixa (seja por que motivo for, ultrapassar, estacionar ou fazer inversão de marcha) é que tem de garantir que o pode fazer em segurança, foi esse o relatório da seguradora na altura.

Mas quando iniciei a inversão de marcha ele nem sequer vinha lá atrás ainda.
Ele proprio referiu que não me viu ou vinha distraido ou não sei até porque ele nem sequer trava e eu já estava bem na outra faixa.
Eu fiz em total segurança porque como referi vinha a fazer sinalização com antecedência e não vinha tb qualquer viatura na faixa contrária.
A Minha visibilidade não estava afetada porque a estrada é extremamente larga e vi perfeitamente se vinha ou não carros atrás e motos, os carros que vinham ainda vinham relativamente longe para ai uns 25/30mt.
Ele fez a Curva que se vê na foto(mapa) já a ultrapassar provavelmente porque ele vinha todo na faixa contrária. Alem disso ele via muito bem a estrada de ambos os lados porque como referi a estrada é larga e quem vem da curva tem uma visibilidade plena do resto da Rua.

A minha visibilidade não estava tapada pelos carros atrás, porque a estrada é mesmo muito larga e como eles não vinham colados a mim e como viram com antecedencia que eu estava a fazer já a manobra eles encostaram-se á direita, logo a moto via perfeitamente o que estava no meio da estrada.

Vou contar o que me aconteceu, que pode não se aplicar na integra a este caso, apesar de ser muito semelhante.
No meu caso o carro foi considerado culpado, eu estava a fazer a ultrapassagem num local permitido para tal e quem muda de faixa (seja por que motivo for, ultrapassar, estacionar ou fazer inversão de marcha) é que tem de garantir que o pode fazer em segurança, foi esse o relatório da seguradora na altura.

Mas tu para fazeres uma ultrapassagem também mudas de faixa.
De facto, perante a lei o condutor da viatura provavelmente será o culpado mas eticamente, o motociclista é que é um imbecil.

* Isto se a história relatada pelo OP for exactamente como descreve.

Mas tu para fazeres uma ultrapassagem também mudas de faixa.
De facto, perante a lei o condutor da viatura provavelmente será o culpado mas eticamente, o motociclista é que é um imbecil.

* Isto se a história relatada pelo OP for exactamente como descreve.

Quem está a fazer uma ultrapassagem num local permitido para tal tem prioridade sobre quem está a ser ultrapassado. [;)]

Sinceramente não vejo onde é que alguém pode ser considerado imbecil por estar a fazer uma manobra permitida pelo código da estrada...

Mas quando iniciei a inversão de marcha ele nem sequer vinha lá atrás ainda.
Ele proprio referiu que não me viu ou vinha distraido ou não sei até porque ele nem sequer trava e eu já estava bem na outra faixa.
Eu fiz em total segurança porque como referi vinha a fazer sinalização com antecedência e não vinha tb qualquer viatura na faixa contrária.
A Minha visibilidade não estava afetada porque a estrada é extremamente larga e vi perfeitamente se vinha ou não carros atrás e motos, os carros que vinham ainda vinham relativamente longe para ai uns 25/30mt.
Ele fez a Curva que se vê na foto(mapa) já a ultrapassar provavelmente porque ele vinha todo na faixa contrária. Alem disso ele via muito bem a estrada de ambos os lados porque como referi a estrada é larga e quem vem da curva tem uma visibilidade plena do resto da Rua.

Só relatei a minha situação como termo de comparação, que foi numa recta em Lisboa (telheiras, mais especificamente), no seu caso não conheço o local nem como foi o acidente.
Por vezes o pensamos ser o certo pode não o ser. [;)]

mas quando ultrapassaste o carro ele tinha o pisca ligado?

Obrigada a todos

Terás um valor contratado para tal. Acima desse valor, pagas todas as despesas inerentes ao processo.

Voltar
Superior