Serão discos empenados?

Greenzord

New member
Boas pessoal, em andamento normal trava perfeitamente sem vibrações nem nada.

Em velocidades 160-170 ++ trepidação elevada no pedal de travão aos saltos.

Empenados ou será outra coisa?

Obrigado

Eu apostava em pastilhas e/ ou discos gastos ou de má qualidade. Quando travas com muita velocidade os travões aquecem e faz o que indicas.

Se só tocares no travão a 160 - 170, não notas o problema, pois não? O problema só aparece/ agrava-se em travagens mais prolongadas, certo?

Last edited:
Eu apostava em pastilhas e/ ou discos gastos ou de má qualidade. Quando travas com muita velocidade os travões aquecem e faz o que indicas.

Se só tocares no travão a 160 - 170, não notas o problema, pois não? O problema só aparece/ agrava-se em travagens mais prolongadas, certo?

Acontece mais quando faço uma travagem com mais força mas nem precisa de ser uma travagem muito longa... Os discos pelo menos ao olhar parecem em optimo estado mas obviamente podem estar empenados. Foi de um dia para o outro. Apenas acontece a altas velocidades.

Onde consigo comprar uns bons discos / pastilhas na internet?

323 mm

Obrigado

que isso tem a ver?

se forem de origem não empenam?

Olha que a pergunta do Luissousa6 até faz sentido... acho que ele nao quis dizer que os de origem não empenam, mas se foram aftermarket, e de má qualidade, se calhar dão mais problemas...

Isso parece-me fadiga... pelo diâmetro, eu apostaria que são discos ventilados, portanto perguntaria quando foi substituído esse óleo/fluido de travões...

Se o fluido é recente e tem pouca humidade (será certamente um bom DOT4 ou 5.1 ou até os chamados SuperDot4), então esses discos e/ou pastilhas não estão a dissipar o calor que esse carro precisa para a utilização que lhe dás...

A nível de compras online para esse tipo de material tão importante não sei... (é mesmo por falta de experiência minha, eu costumo ir a oficinas onde eu possa ver o material e falar olhos nos olhos com as pessoas) :sh)

Boas pessoal, em andamento normal trava perfeitamente sem vibrações nem nada.

Em velocidades 160-170 ++ trepidação elevada no pedal de travão aos saltos.

Empenados ou será outra coisa?

Obrigado

Isso parece o ABS a entrar em funcionamento.
Já experimentaste travar a fundo a baixa velocidade para fazer o ABS funcionar e
ver se o que sentes no pedal é igual?

Se for ABS, podem ser os sensores. Senão eu apostaria no servo-freio.

Passou em algum local alagado ou empoçado por esses dias em alta velocidade?

Isso pode causar empenamento dos discos de freio

Quanto ao pedal vibrar quando freia, como seu carro provavelmente tenha freios ABS, isso é característica desse sistema, do pedal vibrar ao acioná-lo

Ja tive os discos empenados e notava muito era no volante e no meu caso era logo a partir dos 130/140. Bastava dar um toque mais prolongado no pedal e la sentia a direcçao a tremer toda.

O meu também faz isso e tenho discos brembo e pastilhas textar com menos de 10 mil km's! Noto em maiores velocidade e descidas apenas, no entanto não perderam eficácia.

Mas tal como alguém aqui disse, pode ser o óleo de travões que é velho...o meu é pelo menos [:)]

tenho ideia que se o empeno for pouco só velocidades acima dos 140 em travagens fortes se nota.

Agora discos bem empenados, até a 80 km/h se sente e não é pouco

que isso tem a ver?

se forem de origem não empenam?

Não se trata de empenar ou não...aqui há uns anos meti uns discos da concorrência no meu mercedes, desde que os meti senti sempre uma vibração esquisita no volante mas ao travar não sentia nada, mudei amortecedores, calibrei jantes, etc, etc, etc.......quando mudei os discos a vibração acabou.......

Os discos são uma peça que tem de estar muito bem equilibrada na sua construção...qualquer caracterísitica que não esteja dentro dos parâmetros definidos para o modelo em questão pode causar anomalias....a minha questão foi exactamente por causa disso!

era precisamente isso a que eu me referia!

são de origem ou da concorrência??

No fundo... todos sao "aftermarket", ou como dizes... da concorrencia.

A concorrencia tanto pode ser Brembo como outra marca qualquer. Depois entra o factor qualitativo, sendo que ate ai as opinioes divergem.

A Toyota, Fiat, BMW, Mercedes, Renault, etc... nao fabricam discos, adquirem-nos e montam-nos nos seus automoveis.

Para empenarem... nao e preciso muito, sendo da marca que forem. Basta passarem por agua... eu proprio ja passei por isso, com um "set" de brembos que tinham uma semana. Foi azar...

Mas nisto, dos discos, como de outros componentes... gostava que me explicassem o que original e o que e concorrencia. Todos os discos no mercado sao originais... ou nao?

P.S. Teclado sem acentuacao, sorry!

Back