Serei o unico a ter cuidado com as lombas?

Serei o unico a ter cuidado com as lombas?

• Sim. Chego quase a parar para passar nelas.

Votos: 69 48,6%
  • Sim. Mas abrando ligeiramente apenas.

Votos: 61 43,0%
  • Não. Se vier a 60 passo a 60, nem penso nisso...

Votos: 12 8,5%

• Total de eleitores
    142
Se a lomba for pronunciada, abrando e muito. Se for mais suave, abrando pouco. Até pq já apanhei um susto em Moimenta Maceira Dão, com umas lombas altas e compridas, não reparei nelas por causa das sombras na estrada e ia relativamente rápido (:sh)) e literalmente fiz o carro voar.

Mas também fico estupefacto com as velocidades a q as pessoas passam por cima de lombas mais "brutas", em Coimbra no retail park mondego há dezenas delas mt finas e altas, onde eu passo sempre em 1ª, e é só ver os carros a passar por cima delas como se nada fosse. Incrível.

Se a lomba for pronunciada, abrando e muito. Se for mais suave, abrando pouco. Até pq já apanhei um susto em Moimenta Maceira Dão, com umas lombas altas e compridas, não reparei nelas por causa das sombras na estrada e ia relativamente rápido (:sh)) e literalmente fiz o carro voar.

Mas também fico estupefacto com as velocidades a q as pessoas passam por cima de lombas mais "brutas", em Coimbra no retail park mondego há dezenas delas mt finas e altas, onde eu passo sempre em 1ª, e é só ver os carros a passar por cima delas como se nada fosse. Incrível.
No Lagoas Park é ver os carrinhos novos a passar como se fosse estrada lisinha...

E quem já aqui veio sabe bem a altura e quantidade delas...

Eu quase que paro, sempre. Só naquelas que conheço bem e que sei que não têm ângulos muito acentuados é que passo em 2ª quase a morrer e com a embraiagem em baixo, o que, para todos os efeitos, é quase parado também [:D]

E todos os dias vejo pessoal que passa a assapar. De noite, então, é ver os faróis a apontar para o céu, ao estilo das anti-aéreas na 2ª grande guerra [:D]

Mas azar o deles, não me venham é chatear a mim, que o meu não é para partir.

Ali para os lados da Quinta da Bicuda há umas lombas tão lixadas que o 33 raspava sempre por baixo, mesmo só comigo no carro e a passar MUITO devagar pela lomba [8b]

O 206 passa à tangente.

O meu comportamento depende do carro que tenhas nas mãos.

A titulo de exemplo, se for de Yaris quase que paro antes de galgar a lamba.
Se for de Focus, apenas abrando [:cool:]

Sempre que dou com elas atempadamente, abrando e quase paro, se bem que o pessoal que vem atrás nem sempre compreenda.:confused:

Quando são daquelas lombas sonoras ligeiras, comuns nas nacionais, antes das passadeiras ou zonas perigosas, desvio-me para a faixa contrária (quando há visibilidade).[:D]

Ali para os lados da Quinta da Bicuda há umas lombas tão lixadas que o 33 raspava sempre por baixo, mesmo só comigo no carro e a passar MUITO devagar pela lomba [8b]

Ali para a Beloura também plantaram uns montes muito engraçados. Realmente há umas placas a informar das lombas mas de noite não se vêem muito bem... da 1ª vez até as argolas de reboque bateram no chão ao aterrar... [:blush:]

Ficou de emenda. [:D]

Depende do carro?!?

Mas qual é o carro que não sofre nesta situação?!?
Simples:
O Yaris tem suspensão rija comós chifres (molas Apex -3cm) [:D]
Daí ter de me desviar e/ou quase que parar antes de passar nas lombas.

O Focus tá de origem e nem se sentem as lombas/buracos.
Faço um check-up duas a tres vez/ano e acompanho o desgaste do material.
No caso do Focus, os amortecedores estão praticamente novos [:cool:]

Por regra tento não passar por cima de nenhuma. Tento arranjar um caminho pelo meio dos carros, evitando dessa forma galgar as lombas [:D] .
Só à saída é que é impossivel, mas mesmo assim, só lá passo com o rodado do lado direito, e muito devagar...

Tás a ver aquela ENORME lomba em frente ao centro comercial Girassolum? O Yaris, mesmo a 5km/h dá sempre uma pancada seca quando a traseira "cai" da lomba [s)]

Costumo abrandar.

Não páro completamente, pois no trajecto casa/emprego passo todos os dias por cerca de 15 lombas...[8b]

Se parasse em todas tinha que sair meia hora mais cedo![:D]

Eu abrando sempre para passar as lombas, se a pessoa que vem atrás não gostar pode ultrapassar na boa que não me chateio minimamente com isso, mas tenho o direito de zelar pelo que é meu [:p] [:p] [:p]

Tb votei na primeira opção

Abrando se for uma lomba mais pequena e quase que paro de for uma maior, obviamente.
Só quem não tem 2 dedos de testa passa por elas a correr.

Votei na terceira opção, mas com uma Ressalva :

Referindo-me às lombas "normais", aquelas colocadas a preto e amarelo, num material : "diz que é uma espécie de plástico".

Nunca foi por isso que tive problemas de suspensões nos meus carros (o Jazz já vai com 92 mil).

Agora, se em vez de lombas, estivermos a falar de umas "montanhas" em "cimento" (como, para quem conhece na Estrada D. Miguel em Gondomar), aí :

- Paro
- Meto 1ª e com cuidadinho...

[;)]

Ah ! a Minha Testa, só mede um Polegar

Eu passo sempre devagar por dois motivos.

O primeiro é que não gosto de estragar nada propositadamente e o segundo é que sou eu que pago as reparações do meu carro.

Votei na terceira opção, mas com uma Ressalva :

Referindo-me às lombas "normais", aquelas colocadas a preto e amarelo, num material : "diz que é uma espécie de plástico".

Nunca foi por isso que tive problemas de suspensões nos meus carros (o Jazz já vai com 92 mil).

Agora, se em vez de lombas, estivermos a falar de umas "montanhas" em "cimento" (como, para quem conhece na Estrada D. Miguel em Gondomar), aí :

- Paro
- Meto 1ª e com cuidadinho...

[;)]

Ah ! a Minha Testa, só mede um Polegar

Pois...mas as lombas de "plástico" não estão lá para efeitos decorativos.
Estão lá para um pessoa abrandar pois deverá haver algum perigo, por norma, peões no local.:sh)
É ter apenas um pouco de civismo.

Eu acelero ainda mais, aquilo para mim são rampas de salto... [:D]
Agora a sério, abrando bastante, quase que paro porque não estou para rebentar os pneus e/ou amortecedores. [;)]

Abrando, não só por causa dos efeitos nefastos no veiculo, como porque as lombas estão lá por algum motivo (como por exemplo uma escola por perto!).

o problema é que muito provavelmente os que fazem isso são também os que andam a meter nojo no resto da estrada. ultrapassam em cima das passadeiras com um gajo parado. não param nelas. queimam os vermelhos, não cumprem os limites de velocidade e quando são apanhados queixam-se que é caça à multa. emfim, o retrato do nosso quotidiano nas estradas.

Voltar
Superior