Serviço Militar Obrigatório

Serviço Militar Obrigatório

• a favor

Votos: 28 37,3%
  • depende

Votos: 5 6,7%
  • contra

Votos: 41 54,7%
  • não sei

Votos: 1 1,3%

• Total de eleitores
    75
Estamos no século XXI, precisamos de forças militares profissionais, já acabou o tempo de usar manadas para a guerra. É tempo de enveredar pelo poucos e bons, já chega desta tropa.

As guerras já não se travam como na 1a ou 2a guerra, OK, mas em que é que isso invalida que haja SMO?

Mude-se o curricula do SMO para se ensinar como se travam as guerras hoje e como se combate hoje. Não tem de ser uma coisa estática.

E não acho que dar SMO sirva para ensinar a defender o território contra invasões espanholas. Não estou a defender um modelo em que todos têm de ser soldados uma vez na vida como era antigamente.

Remodelar o conceito de SMO é o que faz sentido. Mas alguma coisa devia existir, repito, dar algumas noções militares.

Investir em melhor equipamento e melhor formacao faz mais sentido do que investir em soldados em quantidade, daí que o servico militar deve ser profissionalizado e nao pode ser obrigatório.

A tropa nunca transmitiu valores muito positivos a ninguém. É uma máquina de suprimir individualidade e espírito critico que promove apatia e obediência cega. Por isso mesmo tantos soldados sofrem de problemas psicológicos quando voltam à vida civil (não é preciso ser daqueles casos dos que viram amigos a morrer, basta a lavagem cerebral mesmo).

Mas sem duvida que pela sua rigidez permite desenvolver uma certa força de vontade e perseverança que não se vê com muita frequência na vida civil. Durante o período de formação é deitar tarde, levantar cedo, viver sem confortos, cumprir horários, andar sempre apresentável ser abusado física e mentalmente e continuar sempre (muito pior nas tropas de elite), os que não quebram saem mais fortes por ter passado por isso.

O que mais me custa, e não me vou alongar mais sobre este assunto, é ver quem NÃO SABE, NÃO CONHECE E NÃO TEM EXPERIÊNCIA alguma... falar e debitar certezas absolutas... completamente erradas, desfasadas da realidade e completamente parciais, alicerçadas em "clichés" e em ideias pré-concebidas.

Seja em termos de formação de Homens, profissionalmente, e em carácter, seja na importância das FA e todos os seus Ramos e Armas.

Fico por aqui, não adianta falar e argumentar com pessoas que ignoram aquilo que opinam deste modo, e que o fazem sem seriedade intelectual e conhecimento de causa.

Hoje aprendi que não se fazem Homens, não se ganham valores, não se tem caráter enquanto não se for à tropa [:D]

Fico muito triste ao ler certos comentários de desrespeito sobre a vida e missão militar.

Acredito que Viriato e Afonso Henriques, onde quer que estejam, devem estar desiludidos com certos elementos desta nova geração.

Eu tenho orgulho em ter jurado que dava a minha vida, para defender a minha Pátria!

Viva Portugal sempre!

Fui dos que se arrependeu por uns tempos por não se ter voluntariado e acabou por ir precipitadamente para a universidade.

Actualmente, o SMO que se f***!

Há sempre alguém que tem pelo menos um familiar qualquer que foi.
E que apregoa bem "camaradagem", "hierarquia", "barba feita" e "cabelo rapado" enquanto diz que "naquele tempo é que era" e por "respeito à Pátria", ora "come cigarros", ora bebe que nem um camelo, ora dá um beijinho na testa à mulher antes de ir com os camaradas do café "lá acima". Quando não é tudo junto e mais qualquer coisa.

Se houve bom programa para se formar vícios, chama-se "serviço militar obrigatório".

Acredito que Viriato e Afonso Henriques, onde quer que estejam, devem estar desiludidos com certos elementos desta nova geração.
Eu acho que falar em Viriato e Afonso Henriques em 2017 é patológico [:D] Alinha-se perfeitamente com a mentalidade do exército português, e explica porquê que é tão retrogrado!

O Afonso Henriques por acaso tinha uns valores morais excepcionais, só estava bem a "andar à porrada". Não fosse a história escrita pelos vencedores...

Última edição:
Atencao que nao sou contra as forças armadas. Na minha opiniao a sua missao continua a fazer sentido embora em moldes diferentes dos que existiam até há umas décadas.

Mas do que se fala no tópico é SMO e eu sou absolutamente contra isso e já dei a minha opiniao sobre isso.

Fico muito triste ao ler certos comentários de desrespeito sobre a vida e missão militar.

Eu tenho orgulho em ter jurado que dava a minha vida, para defender a minha Pátria!

Viva Portugal sempre!
Ter uma pátria deve ser muito bom. Desde o séc. XIX que também gostava de ter uma.

O que mais me custa, e não me vou alongar mais sobre este assunto, é ver quem NÃO SABE, NÃO CONHECE E NÃO TEM EXPERIÊNCIA alguma... falar e debitar certezas absolutas... completamente erradas, desfasadas da realidade e completamente parciais, alicerçadas em "clichés" e em ideias pré-concebidas.

Seja em termos de formação de Homens, profissionalmente, e em carácter, seja na importância das FA e todos os seus Ramos e Armas.

Fico por aqui, não adianta falar e argumentar com pessoas que ignoram aquilo que opinam deste modo, e que o fazem sem seriedade intelectual e conhecimento de causa.

Acompanho os teus posts há anos aqui no fórum. Esperava mais de ti neste tópico, confesso.

Nunca vi tanto anarquista junto, e todos eles a afirmarem barbaridades sem conhecimento de causa, cérebros dignos de serem analisados em anatomia patológica e personalidades vincadas na sapiência dos jumentos.
Pobre fórum que agora vives de 90% de burrice apregoada aos sete ventos.

Eu continuo a preferir um bom muro de sacos de areia. Os PC hoje em dia não valem nada.
Quando qualquer exército de meia tijela hoje em dia tem SCUDs, os sacos de areia só se for para fazer sombra.

Acho engracada a inocência de quem acredita mesmo que as FA portuguesas são minimamente aptas para defender o país num conflicto militar a sério. Com a excepção de um grupo muito restricto de militares que vão para conflictos internacionais, o exército português ainda treina para andar a matar africanos no meio do mato.

Última edição:

Viva Portugal sempre!

Deixa-te lá dessas coisas porque conheço tanta gente que foi à tropa e achou aquilo uma fantochada, isto é, em parte é uma coisa séria e boa, de respeito e autoridade, mas por outro e porque nada é perfeito, tem coisas ridículas. É claro que com o tempo tem melhorado

O que, repito, não invalida a parte boa que tem, que até é muita, mas é pena que haja lacunas.

depende....

os militares são um pouco como os bombeiros, só nos lembramos deles quando são precisos.

são capazes de dizer que são uma inutilidade, que passam o dia a coçar a micose, mas se houver uma calamidade qualquer que as forças policiais e os bombeiros não sejam capazes de dar resposta, já se lembram que afinal os militares são precisos.

ninguém pense que os militares, para um país da dimensão de Portugal, que serve para assegurar directamente a nossa independência. Numa luta de igual para igual éramos comidos em poucos minutos por outros países. No entanto pertencemos a diversas organizações, nomeadamente a Nato, a ONU, etc, etc e ao abrigo dessas organizações temos que cumprir diversas missões militares em outros cenários e se as nossas forças não são capazes de dar essa resposta, então sim, volte o serviço militar obrigatório, se somos capazes de dar resposta, então mantenha-se como está.

de certa forma os militares asseguram indirectamente a nossa independência, fazendo essas missões que dão respeito e orgulho a todos os Portugueses.

Voltar
Superior