Servo-freio Audi A3 8L

amidoes

New member
Boa tarde malta,

O servo-freio no A3 (2002 com ESP) daqui de casa tem vindo a morrer nos últimos anos e agora chegou a um ponto em que o pedal está muito duro visto que não aguenta o vácuo. A referência do servo-freio original é 1J1 614 105 Q. A minha questão é se posso meter um servo-freio com uma referência diferente (com ESP na mesma) ou se sou obrigado a usar esta referência original? Pergunto porque procurando por aí não encontro um servo-freio novo com esta referência, apenas uns com ligeiras variações.

Obrigado

O tubo de vácuo está ligado e sem fugas?

Digo isto porque tenho visto algumas fragilidades no tipo de tubo que os vags dessa altura tinham.

Sobre a referência, sabes a marca da peça?

Last edited:
Penso que sim, já andei a ver isto com o mecânico, faz vácuo só que carregando mais do que uma vez no pedal ele fica logo duro. Posso tentar trocar o tubo, visto que nos pode ter escapado uma fuga pequena num sítio mais escondido...

Marca não vi porque pensei que a referência chegasse, quando o carro estiver em casa vou ver melhor a coisa!

Onde liga na parte do servo-freio está bom, só se for numa curva qualquer ou mesmo na ligação na válvula que está mais para cima. Uma coisa estranha também que acontece é quando se está a descer uma rampa por exemplo para um parque de estacionamento subterrâneo o pedal fica extremamente duro quase que não dá para parar o carro tem de se fazer muita força no pedal mesmo.

Onde liga na parte do servo-freio está bom, só se for numa curva qualquer ou mesmo na ligação na válvula que está mais para cima. Uma coisa estranha também que acontece é quando se está a descer uma rampa por exemplo para um parque de estacionamento subterrâneo o pedal fica extremamente duro quase que não dá para parar o carro tem de se fazer muita força no pedal mesmo.

Acho que nessa situação o carro nem devia circular por uma questão de segurança....ainda te desgraças ou dás cabo da vida de alguém......

Ou racha numa curva qualquer ou onde liga fica solto e tem fuga..

Se for o TDI um sítio comum de perdas de vácuo é no tubo que vai ter à bomba que está acoplada na cabeça do motor.

2000_0105_014223AA.jpg

Já vi esse problema em dois carros, o meu foi um deles. Media -0.4bar ao ralenti e devia lá estar o dobro. Estranhamente, não notava problemas ao travar.. Resolveu-se com silicone de juntas em volta da união. Isto porque o tubo na origem ainda é carito.

Para o OP, não toques no servofreio ou na bomba de vácuo sem veres muito bem os tubos. Essas duas peças que te disse são a última coisa onde pegar. Começa p.ex. por onde te disse, e aproveita e muda também todas as restantes tubagens de vácuo do carro, aqueles tubinhos que estão junto ao corta-fogo e ligam ao turbo, N75, EGR etc. Isso é barato e assim ficas descansado. Esse tubo compras ao metro em casas de peças.

Last edited:
Para um A3, também foi 40 e picos por um tubo cheio de curvas...

O carro não saiu da oficina sem levar isso :sh)

Boas. Isso tambem pode ser algum problema nos sensores do ABS.
Para descartar essa possibilidade faz uma travagem forte a mais de 40km hora num piso duro com muita areia ou gravilha e verifica se sentes o pedal do travao a ter aquele comportamento tipico quando o sistema de ABS esta a actuar.
Digo isto porque no manual do meu Corsa C diz que quando o sistema de ABS fica desativado por ter sido detetado problemas nos sensores que medem a velocidade de cada uma das rodas, o pedal dos travoes fica com um comportamento muito mais duro ao travar.

Também vamos ter calma, não é nenhum perigo para a sociedade, a minha mãe consegue parar o carro sem problemas, só se queixa é do pedal estar duro...assim sendo vou trocar estes tubos todos, por acaso sabes a espessura destes tubos eblase? Obrigado pelos conselhos...

Obrigado a todos, por acaso perguntei-te a ti porque pensei que tinhas sido tu que tinhas feito o post do Ravager. Hoje como é Domingo não me parece que vá ter muita sorte mas esta semana vou tentar trocá-los!

Obrigado a todos, por acaso perguntei-te a ti porque pensei que tinhas sido tu que tinhas feito o post do Ravager. Hoje como é Domingo não me parece que vá ter muita sorte mas esta semana vou tentar trocá-los!

Procura pela fuga primeiro para não comprares meio-motor novo até acertar. Eu até dizia um procedimento que podes fazer mas vinha logo alguém dizer que não era profissional....... [:)]

Procura pela fuga primeiro para não comprares meio-motor novo até acertar. Eu até dizia um procedimento que podes fazer mas vinha logo alguém dizer que não era profissional....... [:)]

Eu posso tirar fotos ao meu tubo para verem a "falta de profissionalismo" que me safou uns euros valentes [:D]

E gastaria se tivesse de ser, mas naquele caso pensámos assim, isto já está lixado e já, como a pior das hipóteses fica na mesma e tem de levar a peça nova, então deixa lá inventar a ver se temos sorte.. e tivemos [:D] facto é que aquilo já anda lá há uma série de meses assim e nunca tive problemas no pedal do travão.

Os outros tubos de vácuo eu sugeri trocá-los mais porque não é raro eles criarem fissuras e gretas, sobretudo nas uniões.. e já que se está a mexer nesse circuito, ao menos deixa-se logo tudo como deve ser.

O que acham de substituir os tubinhos mais pequenos com tubos de silicone? Parecem ser mais resistentes que os de borracha e não gretam (penso eu)

Para atualizar este tópico, troquei todos os tubos e tubinhos junto à parede corta-fogo com uns de silicone. O problema persiste (diria que está ligeiramente melhor mas pode ser placebo). O tubo que liga à bomba de vácuo está aparentemente sem fugas (não faz barulhos mas ainda não medimos o vácuo). Noto também agora que quando desacelero a baixas rotações/velocidade por vezes ouço ar a soprar na zona dos pedais e logo a seguir o pedal do travão fica duro. Penso que isso poderá estar relacionado e o meu mecânico confirma. O que acham disto?

Back