Setup de Travagem - C-Max 1.5 TDCi

SS1128

New member
Boas,

Troquei o carro que tinha (Peugeot 208) por uma Ford C-Max e este fim de semana fomos fazer uma viagem ali pelo sopé da Serra da Estrela. No caminho para a Foz D'Égua fizemos um percurso montanhoso com uns quilómetros sempre a descer..tudo impecável até começar a ouvir uma zoeira cada vez que tocava no travão..o som era muito idêntico ao de um apito de comboio a vapor..não deixou de travar, mas aquele som a vir dos travões enquanto se está numa estrada a descer, sem rails e com o carro cheio de gente não deixa de acelerar o ritmo cardíaco.

Assim que arrefeceu voltou ao normal..até vir embora de Piódão onde apanhei mais uma estrada sinuosa e mesmo a chegar ao fim voltou a assobiar..

Em ambas as situações vinha a travar com o motor, mas com o carro carregado e curva contra curva não tiveram muito descanso..
A descer de Piódão vinha de tal forma devagar que fui ultrapassado por duas 50cc clássicas..mas mesmo assim, a chegar ao fim já cantavam.

Escusado será dizer que isso é inaceitável. O carro tem os discos praticamente novos na frente e a uns 75% atrás..e está equipado com umas pastilhas Textar nas quatro rodas.

Em uso normal está tudo impecável, travam bem e não fazem barulhos, mas o cagaço nas descidas já lhes ditaram o futuro.

Vou já mudar tudo o que é travões e meter o melhor que consigo..nesse sentido tenho uma dúvida, qual dos seguintes setups escolher...vejo muito a falarem do conjunto da ATE, mas já tive Brembo (normais) e eram impecáveis..

Anyway, os setups são:
ATE:
Frente: ATE Power Disc 525162 - 56.01€
Pastilhas ATE 607193 - 40.07€
Atrás: ATE "normal" 525162 - 80.88€
Pastilhas ATE 607195 - 33.41€

Total Autoparts: 210.37€

BREMBO:
Frente: BREMBO XTRA 09.9468.1X - 122.90€
Pastilhas BREMBO XTRA P24061X - 54.20€
Atrás: BREMBO 08.B601.10 - 52.90€
Pastilhas BREMBO P24148 - 33.80€

Total Oscaro.pt: 263.80€ + 4.95 de portes.

Não duvidando da qualidade dos ATE, vejo os Brembo Xtra perfurados como sendo melhor capazes de lidar com o aquecimento e os gases das pastilhas..

EDIT: Estava a por pastilhas de cerâmica, mas vi no Mecânica sobre Rodas que o fabricante não recomenda esse conjunto (Ceramic + Power Disc).

Qual é a vossa opinião?

Btw, o setup da Brembo da Autoparts eram 408€...

Last edited:
Nesse tipo de terreno e com o carro cheio, é normal os travões fazerem algum barulho. Em terreno montanhoso e com o carro pesado, quando os travões não fizerem barulho nenhum, é que é mau sinal. Para melhorar a travagem os ATE são mais do que suficiente, isso não é nenhum carro de corrida.

Dada as circunstâncias, não é por mudar de marca que fica melhor ou pior. Vai acontecer quando estiverem usadas dado que vai desgastando o disco e afundando a pastilha tornando uma superfície imperfeita.

Mas há mais factores a ter em conta.

Agradeço a todos as respostas.
Já fiz aquela estrada (a de Piódão), múltiplas vezes em vários carros diferentes e nunca tive um barulho como aquele..
Já tive a sensação de começar a "morder" menos com o aquecimento e numa ocasião ia com um colega num Fiat Punto de 2001 e começaram a chiar..mas a zoar nunca tinha tido [:D] e não gostei do feeling [;)]
A nível de desgaste, penso que não será o caso..tanto as pastilhas como os discos estão praticamente novos..(os de trás já têm umas marcas, mas a passar o dedo ainda estão lisinhos..já os tive na minha Laguna 2 bem piores e não zoavam [:D]

Já mudei a travagem a vários carros e tenho usado sempre da Ferodo ou TRW sem stress, mas depois deste cagaço quero o melhor que der para por..
Nós fazemos muitos passeios por zonas montanhosas, interessa-me um setup que não gema nessas situações..

O da Brembo vale a diferença de preço? Vejo muito mixed feedback em relação aos discos perfurados..
Sei que para pista não prestam, mas não é para esse uso..quero é que descer em segurança com os ~1750kg de carro e gente atrás...

O mesmo para as pastilhas, li algures que as Ceramic têm melhor resistência à fadiga, algum feedback nisso? Sei que muita gente as mete mesmo em conjunto com os Power Discs, apesar da ATE não o recomendar..

Em relação ao óleo dos travões, depois de os mudar vou à Ford com ele para mudar o óleo, eles têm no site 35€ para este carro..por esse preço nem vale o trabalho de o fazer em casa..

Fica aqui uma foto de como estão os discos/pastilhas:
IMG_20220117_133437.jpg
attachment.php

IMG_20220117_133454.jpg
attachment.php

O que é zoeira? Chiar? Se sim, não está diretamente relacionado com a capacidade de travagem.

O meu carro chia sempre a baixa velocidade, então quando está frio até se sente no pedal... Mas eu uso calços 'de corrida'.

Isso está quase novo.

O pedal a morder menos é sintoma de travões quentes ou óleo travões KO.

Se for de mota, consigo ficar sem travões se descer da Torre para a Covilhã.. haja tom.... e estar inspirado :D

Para apimentar a coisa...

Eu para além dos discos e das pastilhas, se estiverem gastos, não vi as imagens acima... Colocava malha de aço e trocava o óleo por um decente. [:cool:]

Edit: ja vi as fotos, troca o óleo e o extra das malhas de aço, se encontrares a bom preço [:D]

Isto sons é dificil de expressar por palavras, mas não era aquela chiadeira típica de travões..nos ultimos 6 meses tive um carro que por mais que lhe fizesse chiava sempre que tocava nos travões xD estou familiarizado com esse som..

Quando paramos estavamos a comentar o som como sendo "parecido" com um comboio a vapor a apitar, aqueles mais graves..
O som era tão mais alto quanto a força/duração da travagem..no fim dessa primeira estrada, a chegar a um cruzamento , a zoeira foi de tal forma que a malta ca fora estava a olhar..
Não soava a barulho metálico, nem aquele som agudo dos travões a chiar, era algo com som mais grave.

É como se houvesse gás a sair das pastilhas e quanto mais travava mais gás queria sair..
Confesso que não conhecia a marca, mal vi "Textar" imaginei logo pastilhas *******s xD

De qualquer forma, assim que arrefeceu desapareceu o som..até voltar a aparecer na descida de Piódão..e eu vinha bem devagar, sempre a aguentá-lo em 2ª ou 3ª onde dava..não estava a "abusar" deles...

Isto sons é dificil de expressar por palavras, mas não era aquela chiadeira típica de travões..nos ultimos 6 meses tive um carro que por mais que lhe fizesse chiava sempre que tocava nos travões xD estou familiarizado com esse som..

Quando paramos estavamos a comentar o som como sendo "parecido" com um comboio a vapor a apitar, aqueles mais graves..
O som era tão mais alto quanto a força/duração da travagem..no fim dessa primeira estrada, a chegar a um cruzamento , a zoeira foi de tal forma que a malta ca fora estava a olhar..
Não soava a barulho metálico, nem aquele som agudo dos travões a chiar, era algo com som mais grave.

É como se houvesse gás a sair das pastilhas e quanto mais travava mais gás queria sair..
Confesso que não conhecia a marca, mal vi "Textar" imaginei logo pastilhas *******s xD

De qualquer forma, assim que arrefeceu desapareceu o som..até voltar a aparecer na descida de Piódão..e eu vinha bem devagar, sempre a aguentá-lo em 2ª ou 3ª onde dava..não estava a "abusar" deles...

No meu meti EBC YellowStuff + EBC USR Disk nas 4 e ficou uma coisa muito melhor

Essas pastilhas nao assentam completamento no disco na orientacao vertical?

Last edited:
Isso é parte do formato das pastilhas.
Já contactei a Ford para trocar o fluído dos travões e pediram 45€..não sendo barato, também não me senti roubado.

De qualquer forma, vou substituir integralmente a travagem. Não confio no que está lá agora, por isso tem de ser revisto.

Voltando à questão original, sendo para trocar, qual dos dois aplicavam? Já tive Brembo num Clio (discos normais) e nunca tive stress..ATE nunca tive, mas ouço muito bom feedback.

Os Brembo tem o fator "bonito", mas considerando que é uma C-Max, discos com aspeto racing é tudo menos relevante [:D]

Back