[Sociedade] Singularidade

Imaginem que daqui a 20 anos, ninguém morrerá! E não me refiro aos corpos/carne e osso, mas sim às memórias e vivências. Vamos poder fazer upload e download de todo o nosso cérebro; No dia que o nosso corpo morrer, fazemos o download de todo o cérebro para uma "maquina"/robô ou quiçá para um novo corpo!

Vida eterna mas em múltiplos corpos.

A inteligência artificial poderá ter muito mais capacidade cerebral do que nós, da forma como somos hoje! Mas se pudermos fazer upload das nossas memórias/vivencias para um IA, 'nós' seremos eles e eles serão 'nós'!

[:cool:]

Última edição:

Imaginem que daqui a 20 anos, ninguém morrerá! E não me refiro aos corpos/carne e osso, mas sim às memórias e vivências. Vamos poder fazer upload e download de todo o nosso cérebro; No dia que o nosso corpo morrer, fazemos o download de todo o cérebro para uma "maquina"/robô ou quiçá para um novo corpo!

Vida eterna mas em múltiplos corpos.

A inteligência artificial poderá ter muito mais capacidade cerebral do que nós, da forma como somos hoje! Mas se pudermos fazer upload das nossas memórias/vivencias para um IA, 'nós' seremos eles e eles serão 'nós'!

[:cool:]

Andáste a ver o Chippie....
Acreditas nisso mesmo? ... lol

Nem nós seremos eles...
Nem eles serão nós...

Eu não só não acredito, como já foi dito por quase tudo o que é ciêntista sério, que isso é praticamente uma impossibilidade e explico o porquê.

Os cientistas não fazem a minima ideia de como o conceito de pensamento, ideia se concretiza, sabem alguns processos quimicos que ocorrem no cerebro, mas nada do que faz ou despoleta o inicio do proceso, ou o porque a resposta não ser y mas x ou até o inverso.
Acredito mesmo que nunca saberemos o importante e não venham com respostas como nunca digas nunca ou o sapato para a mão ou o raio que parta...
Simplesmente existem coisas que o homem não tem, tão cedo não deve ter e talvez nunca deva ter acesso.

A partir do ponto que alguem concebece a ideia de ser injetado noutro corpo, deixava automaticamente de ser ele, passava a ser uma outra coisa.

Esquecendo esta treta toda que muitos, vêm a apregoar desde á muitas decadas, acredito ser uma possibilidade uma coisa completamente diferente.
Não injetarmos cópias digitais de personalidade dos humanos, consciência e essa tralha toda, que nunca seria aquilo que esperávamos, mas...

Assistir tecnológicamente o nosso cerebro, união entre uma (ia) a trabalhar em pano de fundo interventiva mas pouco evasiva em termos de se impôr sobre o hospedeiro, talvez pudesse auxiliar o cerebro em tarefas mais exaustivas, e tratando talvez uma espécie de regeneração do corpo.
Não falo de nano machines, mas talvez outra coisa completamente diferentes, alguns tipos de fluidos podem ser controlados, nós possuimos ferro, por ex: seria algo possivel de controlar, quem sabe eletromagnéticamente, doseagens de farmacos, visualização e controlo dos parametros para um estado optimo e quase sempre permanente... não há fronteiras.

Teoricamente, nada impede o homem de se manter num estado conservado, após este descobrir como permitir que o RNA se multiplique + do n numero de vezes sem se corromper.
O RNA conseguir se replicar indefinidamente sem se decompôr e perder propriedades regenerativas é o proximo passo.

Actualmente só é conhecido um unico animal que consegue viver (eternamente) ou proximo disso.

É uma anémona.
Mesmo que o seu corpo seja esquartejado, os pedaços conseguem regenerar-se, podendo mesmo recriar novas cópias do animal.
É totalmente diferente do que por ex: as salamandras e outros animais fazem, que conseguem regenerar alguns membros perdidos.

O cerebro ainda é uma fronteira quase totalmente desconhecida e provavelmente assim continuará.
Mas o resto do corpo humano, já existe conhecimento suficiente para se passar a uma fase de simbiose, seja ela de que tipos forem...

A simbiose ocorre frequentemente na natureza, nós mesmos temos várias simbioses entre organismos internos a nível celular.

Acredito assim ser a unica possibilidade, a de criarmos uma nova simbiose que nos traga novas vantagens.

Última edição:
Não andei a ver nada... Sou um curioso por natureza e lembrei-me agora de partilhar isso aqui...

Eu acho é que não existem impossíveis e por norma temos tendência a subestimar os desenvolvimentos científicos futuros.

mas qual é a lógica de passar as vivências e memorias de uma pessoa que já morreu, para uma máquina?

Se o teu filho estiver a construir uma pirâmide de legos, e enquanto for chamar a mãe para ver, tu a destruíres sem querer e a voltares a construir exactamente como estava, podes dizer que é a mesma pirâmide? [;)]

Se o teu filho estiver a construir uma pirâmide de legos, e enquanto for chamar a mãe para ver, tu a destruíres sem querer e a voltares a construir exactamente como estava, podes dizer que é a mesma pirâmide? [;)]

A pirâmide é feita de blocos (neste caso, literalmente) bem definidos; desde que a ordem dos mesmos seja igual, é efectivamente a mesma pirâmide. No caso do ser humano é diferente: quem me diz que não me tornaria numa pessoa diferente com a minha mente no corpo de outra? Ou que de alguma forma conseguissem ligar o meu cérebro a um corpo artificial controlado por impulsos nervosos, mesmo que teoricamente igual ao corpo que possuo hoje?
Na minha teoria, não é apenas a personalidade que define o ser humano como entidade, mas também as experiências pelas quais passou. E isso não se consegue reproduzir; isto nem falando na possibilidade mais real de se poderem fazer "cópias" da mente e carregá-las para outro sítio. Se fizerem copy-paste de um ficheiro, o conjunto de bits resultante não é o mesmo que o original.

Voltar
Superior