Sinistro em cadeia (3)

ChiragG

New member
Boas,

Pessoal gostaria de saber a vossa opinião.

Um familiar teve um acidente onde se envolveram 3 viaturas, e foi um acidente em cadeia, vou dar-vos o seguinte exemplo que é o real:

Veículo A
Veículo B (Eu)
Veículo C

Veículo A embateu na traseira do B.
Veículo B com a força do impacto do veículo A deu um toque no veículo C.

Neste caso a culpa será do veículo A?

Sendo que com a força do impacto fez com que o meu carro embatesse no outro (o pára-choques do meu ficou todo para dentro e o P-C da frente também tem danos).

Neste caso creio que o mais importante será a declaração amigável do veículo A e B, mas neste caso não se colocou qualquer cruz nos campos.

Vou ter com a pessoa para acabar o preenchimento da declaração.

O que mais sugerem colocar? Ou nas observações ou algo do género?

Última edição:
já estive numa situação exatamente igual e também fui o carro do meio.
do que me lembro logo à cabeça a minha seguradora assumiu e pagou os dano do carro em que bati mas depois pede o reembolso ao causador.
é todo um processo interno entre seguradoras e não tive nenhum agravamento ou penalização por isso.

Se efetivamente foi essa a dinâmica do acidente, culpa do A por todos os danos.

Preencher duas DAAA; uma com o A e B em que o condutor do B indica que está parado e o A indica que lhe embateu na traseira, devendo o A preferencialmente indicar em observações que prijetoup B contra C.

Outra com B e C, em que C indica que estava parado e B embate na traseira, salvaguardando em observações que o fez ppo projeção do embate do A.

Ou em alternativa, dado que não pode ser IDS, uma DAAA apenas com a indicação de "C" (indicar esta letra) apenas para identificar este veículo.

Ninguém anda a inventar, para haver choques em cadeia, ou vai-se distraido ou nao se leva distancia de segurança, embora parado seja dificil

E como eu nao conhecesse os condutores Tugas, gostam de ir a cheira o traseiro dos outros

Se eu for a cheirar a traseira do outro, me baterem na traseira e me projetarem conta o da frente, a culpa é de quem me bateu, não minha!!

Parado sim, em movimento não (totalmente.)

o causador do embate é sempre quem me abalroa e cria uma reação à sua ação esteja eu parado ou em movimento.
aliás no código da estrada a menção da distancia de segurança é referente apenas à paragem ou diminuição repentina de velocidade do veiculo que segue à minha frente, o que não é o caso.
[h=4]Artigo 18.º — Distância entre veículos[/h]
1 - O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.2 - O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.3 - O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300

o causador do embate é sempre quem me abalroa e cria uma reação à sua ação esteja eu parado ou em movimento.
aliás no código da estrada a menção da distancia de segurança é referente apenas à paragem ou diminuição repentina de velocidade do veiculo que segue à minha frente, o que não é o caso.

correctíssimo, um colega meu há bons anos esteve numa situação dessas, já estava um carro parado num cruzamento para virar á esquerda, ele abrandou e já estava quase parado a chegar ao pé do carro que estava parado para virar, vem outro lançado por trás, levou-o a ele e ainda o que estava parado para virar, o que bateu é foi culpado de tudo, o do meu colega foi para a sucata pois ficou batido de frente e traseira, logo não interessa se estava parado ou ainda em movimento, em cadeia o gajo que leva tudo á frente é o culpado...

Vocês estão todos confusos. A questão não é estar parado ou em movimento. A questão é conseguir demonstrar a ordem dos embates. Se o embate de A com B foi primeiro ou de B com C foi primeiro. Se essa sequÊncia foi clara e sem dúvidas, então a atribuição de responsabiliaddes também não tem dúvidas. Se a sequência for discutível é que é uma chatice.

Neste caso, se for claro que o o embate de A em B ocorreu primeiro que de B em C, então A tem a responsabilidade total do acidente. Se assim não for há diferentes repartições. O pior é se o A começa a arranjar outra ordem para o embate.

Ver exemplo na tabela prática de responsabilidades, nos núemros 60 a 64
http://www.marieiroseguros.pt/wp-content/uploads/2016/04/tabela-pratica-responsabilidades.pdf

P.S.: Alerto sempre e digo mais uma vez que a tabela prática é uma indicação mas não é a verdade incondicional!

Parado sim, em movimento não (totalmente.)

Errado, a distância de segurança não se aplica em caso de projeção!

Até porque, podes ir com distância de segurança, o trânsito á tua frente pára, tu começas a travar e obviamente reduzes essa distância, e quando estás prestes a parar levas um embate na traseira que te projeta contra o da frente!

Tal como disse acima, errado!

É isto.

Vocês estão todos confusos. A questão não é estar parado ou em movimento. A questão é conseguir demonstrar a ordem dos embates. Se o embate de A com B foi primeiro ou de B com C foi primeiro. Se essa sequÊncia foi clara e sem dúvidas, então a atribuição de responsabiliaddes também não tem dúvidas. Se a sequência for discutível é que é uma chatice.

Neste caso, se for claro que o o embate de A em B ocorreu primeiro que de B em C, então A tem a responsabilidade total do acidente. Se assim não for há diferentes repartições. O pior é se o A começa a arranjar outra ordem para o embate.

Ver exemplo na tabela prática de responsabilidades, nos núemros 60 a 64
http://www.marieiroseguros.pt/wp-content/uploads/2016/04/tabela-pratica-responsabilidades.pdf

P.S.: Alerto sempre e digo mais uma vez que a tabela prática é uma indicação mas não é a verdade incondicional!

Pois, já tinha dito isso mais atrás e a coisa parece que estava esclarecida, mas há sempre quem goste de criar e divulgar mitos urbanos. [:D]

Pois, já tinha dito isso mais atrás e a coisa parece que estava esclarecida, mas há sempre quem goste de criar e divulgar mitos urbanos. [:D]

É um típico do FAHO. Opiniões sem fundamento ou justificação mas que são apresentadas como verdade incondicional! :)

O pior dos choques em cadeia é que nem sempre é fácil provar quem bate primeiro em quem, especialmente se alguém estiver de má fé e quiser discutir a coisa.

Voltar
Superior