Sinistro sem seguro

BrunoG40

New member
Boa noite, gostaria que me esclarecessem uma situação: No passado dia 30 comprei um Seat Ibiza TDI, de 98 e fui diretamente fazer a mudança de propriedade. No dia seguinte, tive um acidente. A apólice estava em nome do antigo proprietário. Vou ter de pagar 500e, porque o psp disse que o carro estava sem seguro, mas afinal ate tem pq estava em nome do outro. Já foi aberto um processo entre seguradores ids credor. Gostaria de saber se a seguradora pode colocar-se de fora por causa desta situação? Do carro estar em meu nome, e a apolice no antigo proprietário? Para pedir a declaração em como nao tenho nenhuma divida, para a inspeção b,a mesma vai ser emitida por quem? Em nome de quem? Obrigado.
 
Não faço ideia de como se vai passar, mas quase tenho a certeza que o ex-proprietario vai querer meter as mãos de fora e não ficar lesado no seguro, pois afinal a culpa não foi dele. Mas.... compra um carro e vai conduzir sem fazer seguro? :confused: Será que o ex-prop não teria já contactado a seguradora para dar baixa da apolice?
 
Então não sabes que tens de fazer seguro, antes de começar a andar? Tenho ideia que nos Stands, nem te dão o carro sem prova de ter seguro feito.

Espero que tenha comprado a um particular.... Porque se foi num stand e deixam levar o carro sem seguro e ainda com a carta verde e selo da apolice do antigo dono....:sh)
 
Em complemento ao que o Metal indicou, e para que não restem duvidas acerca do "colocar-se de fora", fica aqui a legislação.

O teu carro NÃO tinha/tem seguro!

Artigo 21.º
Alienação do veículo
1 — O contrato de seguro não se transmite em caso dealienação do veículo, cessando os seus efeitos às 24 horas do próprio dia da alienação, salvo se for utilizado pelotomador do seguro inicial para segurar novo veículo.
...

http://www.asf.com.pt/winlib/cgi/winlibimg.exe?key=&doc=16604&img=2257
 
Então e se teve o acidente antes da meia noite, no dia em que comprou o carro?

Antes da meia noite, assumindo que o anterior dono não a cancelou antecipadamente, a apólice antiga ainda é válida e seria similar ao anterior dono emprestar o carro ao novo e este ter um acidente.

Depois da meia noite a apólice cessou e portanto deixou de ter validade. Efetivamente se se anda com o carro no dia seguinte esse carro não tem seguro. Devia-se ter tratado logo de ter um seguro no dia seguinte ou então não caducar. Assim como foi há que pagar os estragos todos do próprio bolso e ainda sofrer as consequências (coima?) de andar sem seguro.
 
Voltar
Superior