Sistema de SOM, AJUDA

Soldarier

New member
Olá a todos, é a primeira vez que posto aki no auto hoje!!!...
Registei-me há dias quando comprei o meu Citroen Saxo 1.5 D de 00/12 com apenas 60.000 KM. na altura procurei algumas soluções para as peripécias que o carro tinha, porque para alêm de ter tido mt pouco uso (sei pk comprei a um amigo-1º dono do carro), agora pretendo colocar um sistema de som +/- jeitoso. não pretendo gastar mt no som tou a pensar a investir uns 200 € para um rádiozito com leitor de mp3 e umas colunas... mas como nao entendo nada disto gostaria de ouvir vossas opiniões. eu após algumas horas de pesquisa fikei interessado num autorádio --> JVC KD-G332. e numas colunas -->Infinity REF 9623i de 300W com 100W de RMS 3 vias.... gostaria de saber se é um bom conjunto... passo a referir que o carro nao tem presentemente som nenhum....

Peço desculpa pelo testamento lol espero ouvir respostas...... Boas Curvas[:)]

Estás a pensar meter as colunas onde? Na chapeleira? À frente tens colunas de jeito? É que caso não tenhas vais ficar com o som muito puxado atrás.

boas, o carro é diesel de 2 lugares, portanto irá ficar na chapeleira mesmo pertinho da grelha sendo que fica mesmo atrás dos bancos... eu nao tenho quais quer colunas.. por isso tou pensando investir num par de colunas com 3 vias com alguma potencia.. espero ter-me feito compreender... guardo propostas... cumps e obrigado a todos os k me ajudam..

O rádio acho que está razoável, já faz 4x50w, mp3, etc... e a JVC tem um bom som e penso que dá para o que queres.
Se calhar optava por umas colunas para a frente, tipo umas Hertz 130mm ou 165mm - nao sei bem qual o diámetro para o teu carro, são umas colunas bastantes robustas e com um som muito bom. Atrás possívelmente optava por umas Hertz também, mas ovais...

O rádio acho que está razoável, já faz 4x50w, mp3, etc... e a JVC tem um bom som e penso que dá para o que queres.
Se calhar optava por umas colunas para a frente, tipo umas Hertz 130mm ou 165mm - nao sei bem qual o diámetro para o teu carro, são umas colunas bastantes robustas e com um som muito bom. Atrás possívelmente optava por umas Hertz também, mas ovais...
conheces algum site de compras on-line que disponha essa marca? infelizmente em São Miguel só disponho da Rádio Popular e da Worten (as mais conhecidas... e as porcarias das tunning SHOP... enfim lapeiradas.. lol) cumps espero resposta....

Soldarier antes de mais bem-vindo e parabens pela aquisição. Para a tua idade tens ai um belo carrito, digo isso porque tive a felicidade de os meus pais me oferecerem um peugeot 106 XRD aos 18 anos, e tinha esse motor, que até tem umas prestacoes engracados visto ser um diesel atmosférico.

Tens ai um carro muito economico e fiavel, vendi o meu com 210 mil km a um amigo meu. o carro tem agora 300 mil km e nunca deu problemas de motor.

Agora quanto a som, eu tive o memso problema, embora a minha versao fosse de 5 lugares e ja trazia autoradio e 2 colunas.

No teu caso um autoradio que lê mp3 4x50 ou 4x45 serve bem e de preferencia com entrada usb, assim ligavas a pen-drive directamente.

Quanto as colunas isso de serem 100w RMS nao quer dizer nada. Passo a explicar: As colunas NÃO tem potencia. No caso das colunas que referes significa que aguentao uma potencia real constante de 100w.

Como o radio faz 4x50w cada coluna vai receber no maximo 50w de potencia, metade daquilo que ela aguentao.

Se nao queres gastar muito para ja eu poupava um pouco nas colunas traseiras, pelo que expliquei acima, e colocava adicionalmente 2 colunas de duas vias nas portas.

Matematicamente: se apenas colocares 2 colunas atras o som fica mal distribuido e so vais tirar 100w de potencia do radio (2x50w). Se colocares 2 colunas nas portas que sao baratas e mais duas colunas atras ja esta a utilizar 4x50w = 200W.

Umas colunas de 2 vias de 13cm custao cerca de 30 euros. Se conprares o autoradio e umas colunas ovais 3 vias para a traseira, ja fica com um belo som.

Depois tens é de regular o auto-radio, mandas um pouco mais de som para tras pois obviamente as colunas aguentam mais.

Se quizeres um pequeno truque ao colocar as colunas nas portas, é pores uma material isolantes, por exemplo lã de vidro, entre a coluna e a porta isso evita que a porta vibre quando sobes muito o som, a mim deu-me jeito na altura saber isso ;)

Se quizeres mais tarde ficar com um som divinal, acresenta um sub-woofer nisso o radio deve ter saida RCA, mas isso ja custa mais uns euritos.

Espero que isto ajude.

tipo recomendaria sendo assim 2 colunas de 13 cm para a frente com 2 vias por exemplo JBL/GTO 526e com 135W e para a chapeleira umas JBL/CS 3196 com 210 W. o que acham??? eu ouço Musica Rock resumidamente Korn, Metallica, Disturbed, Godsmack, Moonspell etc.. Portanto o Sistema de Som é um pouco diferente do PPL que ouve Techno... Agradeço a vossa colaboração Cumps

As JBL são umas colunas brutais!! As Hertz também, mas se calhar não se encontram com tanta facilidade....

Isso de terem potência a mais não é mau. Digo isso pois normalmente, uma coluna com maior potência têm melhor qualidade de som, gama de frequências de resposta mais ampla, etc etc. Se fosse a ti, optava por colunas de vias separadas à frente e umas ovais na chapeleira. Mas se calhar já se torna um bocado caro para o que tu queres gastar.

boas, bem a questão é +/- essa, primeiro JBL em São Miguel não há problema pk tanto a Worten como a Rádio Popular vendem a JBL :D a minha maior dificuldade é em escolher o material certo. já comprei o auto-rádio JVC KD-G332 por 99,00€ foi o melhor em termos de kualidade preço que encontrei por estes lados... Já o testei numas colunas de um amigo e sao muito boas. agora o meu problema é as colunas... eu só necessito de 2 colunas pk o meu carro é a diesel e as colunas irao ficar na chapeleira mesmo pertinho dos bancos.. portanto em questoes de colocar 4 colunas devido á distribuição do som não me preocupa.. a minha grande questão é QUAIS as COLUNAS?? Qual a potencia +/-?? Quantas Vias 2/3 etc... sou técnico de informática mas de som não entendo Nada por este motivo vos peço Auxilio Cumprimentos e obrigada por colaborarem

Soldarier ja vi que continuas nas duvidas quando as colunas. Pela explicação que te dei anteriormente o facto de pores 4 colunas em vez de 2, não so te vai distribuir melhor o som, mas tambem vais tirar melhor partido do radio.
Resumindo com 4 colunas vais ter mais potencia sonora dentro do carro, penso ser o que pretendes.

Falando curto e grosso se apenas colocares 2 colunas atras podes cortar o autoradio ao meio e atirar com metade fora pois nao vais estar a usar.

Claro que estou a brincar, nao cortes ao meio senao la se vao os 99 euros, mas pensa bem:

Queres tirar 100w de potencia ou 200w do radio???

Para taz até podes por umas colunas que aguentao 10.000W de som, isso nao te vai valer de nada, pois o radio so debita 50w para cada coluna.

Essa de 3 vias 100W são uma boa opção, nao prescisas de mais, pois as colunas já aguentam o dobro da saida do radio. Isso da potencia da colunas seria prolema caso tivesses um amplificador, se as colunas fossem fracas, tinhas distorcao e poderias romper as membranas das colunas.

Eu comprarva estas Colunas 2 Vias XS-F1325 SONY :
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03654148&oid=6|19|104|&c=

E para tras estas:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03783312&oid=6|19|104|&c=

Esta é apenas a minha opinial, mas por 20 e pouco euros.....

PS: também sou de informatica (licenciado), mas o gosto pelo som vem de longa data :)

Sony em colunas deixa muito a desejar.
Eu no meu clio que é comercial tal como o teu, tenho uma radio sony Cdx-m7850 e ligado a ele tinha inicialmente as colunas nas portas. Depois coloquei umas JBL GTO-936 de 100W RMS e 300W de pico ovais na chapeleira. Só aí é que tirei partido do rádio. Quando desligo as colunas da frente, ou as de trás, o som não tem nada a ver, não há envolvência.
Para ficar um serviço à maneira forras a chapeleira com alcatifa acustica, de modo a que os larápios não vejam as colunas e por outro lado ficam protegidas do sol

Back