Sistema S/S improvisado

Autox

New member
Boas,

Na revista da Deco deste mês, há um artigo que fala sobre um curso para tornar a condução mais eficaz e ecológica. Ora nesse artigo é dito que sempre que se prevê que o carro pare por mais de 30 segundos (num semáforo por ex.) deve-se desligar o motor a fim de se poupar combustível.
Nos carros mais recentes esse sistema de Start/Stop já está bem implementado (e de facto há estudos que comprovam a sua eficácia) mas pergunto: e nos carros em que esse sistema nao existe, é seguro desligar e ligar o motor manualmente?

Cumprimentos.

Há vários anos, ainda o Start and Stop era relativamente novo, lembro-me de ver em alguns países europeus alguns semáforos com sinais a sugerir desligar o motor e um contador decrescente que indicava quando o semáforo ia ficar verde. Só alguns cruzamentos os tinham, provavelmente só eram colocados naqueles em que a duração do semáforo fazia prever que valia a pena desligar o motor.

Eu próprio já fiz o mesmo durante algum tempo, nos semáforos do dia-a-dia em que já sabia que ia ficar lá muito tempo. Desisti por falta de paciência e porque quando desligo o carro, também se desligam o rádio, faróis e A/C. Se poupei combustível, nunca foi suficiente para conseguir medir.

Teoricamente estás a reduzir a vida útil de alguns componentes que não foram pensados para S&S, como por exemplo o motor de arranque, mas isso também é difícil de medir.

Edit: os sistemas S&S têm em conta múltiplos factores para decidir se desligam o carro, alguns para proteger o motor e outros para garantir o conforto e segurança dos passageiros - O motor está está frio? O filtro de partículas está a regenerar? O ar condicionado está no máximo? A resistência do óculo/retrovisores está ligada? E talvez mais uns quantos que não me recordo.
Fazeres isto manualmente obriga-te a pensar nestas coisas ou a abdicar de algumas delas.

Última edição:
Existem tantos métodos de poupança de combustível, ele é X de percentagem disto, mais X de percentagem daquilo, e mais daqueloutro, que se a gente fosse a levar tudo na prática, o combustível acabava por jorrar fora do depósito.[:D]

A melhor forma de poupar combustível é no próprio estilo de condução (condução económica), o S&S só se justifica em plena cidade e mesmo assim não se deve usar em percursos pequenos, nem em semáforos de curta duração.
Eu pessoalmente só faço uso do mesmo, quando estou em situações de muito trânsito e em que o carro fica parado pelo menos no mínimo 5 minutos entre cada arranque.

Gosto de ver malta que compra carros com S/S e mais não sei o quê..."é para poupar combustivel"...e depois andam a esgalhar de semáforo em semáforo como se não houvesse amanhã[:)]...o melhor aparelho de poupança que eu conheço está nos pedais do carro...chama-se pé...bem usado e combinado com uma utilização eficaz da caixa de velocidades, faz milagres.

Boas

Pessoal espera-se respostas e opiniões construtivas!
Não interessa se a pessoas escolhe ou não ter o sistema S/S. Aliás hoje em dia até alguns carros de entrada de gama têm, é quase de série.
A pergunta aqui é se para carros que não têm esse sistema de origem, fazê-lo manualmente é ou não prejudicial para, designadamente, o motor de arranque. A minha opinião atual é que poderá ser dado que não foi preparado para isso.
Até me lembro de ver taxistas nas praças a empurrarem os seus carros para frente só para não ligar o motor.

PS: sim assisto todos os dias a pessoas a acelerarem até ao próximo semáforo resultado gasto acrescido de combustível e gasto nos travões para compensar essa velocidade. Pessoalmente aproveito ao maximo o lanço do carro e as travagens com o motor.

O meu tem s&s e uso.
No meio de Lisboa consigo manter a média de combustível... Por vezes o carro desliga o s&s quando não deve, por exemplo sem o motor estar 100% quente, mas nunca o desliga após uma tirada de AE ou após uma forte aceleração.
Em todo o caso tenho o cuidado de nao o deixar desligar em certas situações, semáforos que ficam vermelhos pouco tempo e no trânsito.

Em relação ao tópico em si, não recomendo, tenho cá outro carro em casa e nunca o desliguei ou desligarei em qualquer situação das apresentadas. É claro que se o semáforo apresentasse o tempo em falta e aparecessem 2m pensaria no assunto...

Outra questão, sinceramente não imagino os componentes que são prejudicados pelo s&s a serem reforçados... Mas espero que sejam...

Mas afinal qual é a tua dúvida? até um cego vê que cada vez que dás à ignição todos os orgãos que estão directamente ligados a essa função sofrem desgaste, até o canhão da chave de ignição sofre desgaste, a partir daí a escolha é tua.

O sistema S&S implica uma série de alterações nos carros a nível de reforço e componentes.

Os mais visíveis são a bateria e o motor de arranque. A primeira é diferente e preparada para ter mais débito de potência e o segundo é reforçado para aguentar mais ciclos de arranque.

Resumindo: num carro sem esse sistema de origem vão condicionar o nível de duração desses componentes e por isso mesmo eu, pessoalmente, não desligava.

O meu tem s&s e uso.
No meio de Lisboa consigo manter a média de combustível... Por vezes o carro desliga o s&s quando não deve, por exemplo sem o motor estar 100% quente, mas nunca o desliga após uma tirada de AE ou após uma forte aceleração.
O meu enquanto o carro não atinge a temperatura normal de funcionamento, não desliga o motor através do S&S. E não desliga em muitas outras situações.

O S&S está presente em quase todas as viaturas actuais para ajudar a cumprir as normas antipoluição. Há muitos modelos em que o S&S funciona com a apoio de uma segunda bateria. Um motor de arranque tem uma durabilidade enorme. É um motor eléctrico e portanto aguenta muitos milhares de liga/desliga.

O meu enquanto o carro não atinge a temperatura normal de funcionamento, não desliga o motor através do S&S. E não desliga em muitas outras situações.
O meu também não, mas mal aquece um pouco (imaginemos 2km) já está a funcionar... Só falha aí, até porque da minha casa até ao primeiro semáforo é sempre a descer.

O meu também não, mas mal aquece um pouco (imaginemos 2km) já está a funcionar... Só falha aí, até porque da minha casa até ao primeiro semáforo é sempre a descer.
Mas o meu não... até porque 2 kms não chega para o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, o meu nem com 6 kms sem descidas atinge a temperatura normal de funcionamento. Só entre os 8/10 kms é que o S&S começa a funcionar.

Voltar
Superior