Situação caricata

Bera

New member
Boas pessoal.

Isto aconteceu-me ontem e ainda estou um bocado pensativo. Estava eu no meu local de trabalho, muito descansadinho e tal e coiso e entra uma senhora pela porta a dentro, com uma folha na mão... e o diálogo foi mais ou menos este:

Ela: "Olá! Pode-me pôr aqui o carimbo?"
Eu: "Boa tarde. O carimbo? No quê?"
Ela: "Nesta folha."
Eu: "Para que fim é a folha?"
Ela: "É para eu continuar a ter direito ao fundo de desemprego, para provar que estou à procura de trabalho."
Eu: "Mas... a senhora não me perguntou por trabalho, perguntou-me se podia carimbar a folha. Veio mesmo procurar trabalho!?"
Ela: "Pois... vim..."
Eu: "O seu curriculum?"
Ela: "Curriculum? Ah... não trouxe."
Eu: "Então como é que eu sei que a senhora veio à procura de trabalho? Não lhe posso carimbar uma folha sem mais nem menos."

Enfim... eu prefiro tar calado. :sh) Tirem conclusões sobre a verdadeira intenção da senhora...

Este tipo de gente dá-me vontade de... [8b]

Infelizmente estamos cheios de gentinha desse tipo, também porque o estado assim o permite. No entanto, não obstante de ser permitido ou não, deveria partir das pessoas, terem algum orgulho nelas próprias e perceber que estão a aproveitar-se de um subsidio injustamente, havendo quem realmente precise.

Já dizia há uns tempos um senhor na rua: "trabalho há muito, empregos é que nem por isso....esta gente só quer emprego...."

Esclarecam uma coisa, é obrigatório ir à entrevista para carimbar? Ou chego à entidade ou peço o carimbo? É que etou na mesma situação! (Desempregado).

Depois eu sou uma pessoa com imagem para estar um balcão. Sinceramente não percebo porque não me dão uma vaga, pois ver pessoas a lerem revistas à atender é o cúmulo!

Última edição:
Há muita gente que faz isso, e pelo que sei costumam ir a cafés e restaurantes porque a porta está sempre aberta e pedem para carimbar.

Pelo que sei é normal em pessoas com mais idade com dificuldades em arranjar emprego, porque ninguém lhes dá, e pedem directamente o carimbo em vez de andarem sempre em entrevistas, para manterem o
subsídio.

Normalmente as pessoas já sabem que não lhes dão emprego porque não têm as qualificaçoes obrigatórias para o efeito pôr isso é que se dirigem a qualquer empresa e pedem logo para carimbar para não estarem a perder tempo,já estive na mesma situação e acreditem tinha as folhas mas nunca me desloquei para local algum á procura do que quer que fosse,também nunca me perguntaram pelas ditas folhas,cortaram-me o subsidio porque tinha que ir para um trabalho que nada tinha a ver com aquilo que sei por isso mandei logo cortar.

PS:quanto ás folhas para carimbar acho uma coisa inventada por loucos,devia haver outra forma de obrigar as pessoas a procurarem emprego não assim.

Última edição:
Cada vez mais sou de opinião que o subsídio de desemprego não faz sentido nenhum...

Mais valia abolir este subsídio (juntamente com o RSI) e diminuir as contribuições sociais. Porra, sou cada vez mais de direita [8b] [:D]

Desculpem que diga, mas isso não é culpa do governo e de quem faz isso, mas daqueles que lhes carimbam e os habituam mal.

Não digo que não carimbem, mas que o façam apenas nos casos em que alguém se apresentam verdadeiramente à procura de emprego, nem que seja apenas entregando um currículo ou, outra manifestação que verdadeiramente procura emprego..

E assim não se criam este hábitos.. Pois muitos falam, mas numa desgraça de poder ficar desempregado é bom termos algo para nos sustentarmos, mas claro, dentro da mentalidade de procurar soluções e não acomodarmos-nos..

Abraço

Lembro-me uma vez quando estava a entrevistar alguns candidatos aparecerem uns do centro de emprego a pedir para simplesmente assinar e carimbar uma folha como tiveram presentes na entrevista e não estavam interessados nos vários cargos.

Respondi logo que quem não estava interessado era a empresa e à frente deles liguei para o centro de emprego e disse o que achava daquela vergonha toda dizendo um a um o nome das pessoas ... depois disso nunca mais recorremos ao centro de emprego para empregar pessoas.

Andamos nós todos com o nosso trabalho a alimentar estes parasitas ...

a folha para carimbar é uma declaração do centro de emprego que a pessoa X foi à procura de emprego à empresa Y. resume-se a uma coisa que eles chamam de procura activa de emprego.

Sei que um licenciado tem que fazer 6 procuras activas de emprego por mês. Este valor vai baixando consoante as qualificações da pessoas. Para estas procuras activas basta uma cópia de um email de candidatura espontânea a uma qualquer empresa. No entanto tem que se fazer por mes pelo menos uma candidatura daqueles de ir às empresas e carimbar o papelinho a dizer que estivemos lá.

O principio até é bom, obrigar as pessoas a irem procurar emprego e não ficarem à espera que o centro de emprego lhes arranje um, mas é de uma aplicação dificel e é muito fácil o principio ser adulterado por quem recebe o subsidio de emprego.

Se sei que ir ao macdonald ou a um hiper-mercado para as caixas o mais certo é eles arranjarem emprego, então vou ao talho da esquina, ou à oficina do manuel gt que esses carimbam-me o papelinho e certamente que não me querem lá a trabalhar.

Lembro-me uma vez quando estava a entrevistar alguns candidatos aparecerem uns do centro de emprego a pedir para simplesmente assinar e carimbar uma folha como tiveram presentes na entrevista e não estavam interessados nos vários cargos.

Respondi logo que quem não estava interessado era a empresa e à frente deles liguei para o centro de emprego e disse o que achava daquela vergonha toda dizendo um a um o nome das pessoas ... depois disso nunca mais recorremos ao centro de emprego para empregar pessoas.

Andamos nós todos com o nosso trabalho a alimentar estes parasitas ...

Não avalies um por todos...............tive tb uma situação que assim que entrei no escritório me perguntaram se queria que carimbasse apenas a folha :sh)

Nem sabia do que ele estava a falar..........tive 2 meses sem trabalho e agora tenho 2 trabalhos .....trabalho das 09.00 ás 01.00..........não sou nenhum super-heroi, mas não cabem todos no mesmo saco [;)]

Voltar
Superior