Situação com a EMEL...

citação:Originalmente colocada por Motorato61

Bem.... eu trabalho na Emel, e como é logico, não gostei de algumas coisas que aqui foram escritas, tipo "malandros" e "desgraçados".
Mas tb não vou entrar numa de "sangue".
Multar fora das bolsas de estacionamento, só a partir de 1 de Janeiro de 2007, embora a lei já está aprovada e já o possamos fazer. Possivelmente o teu pai estaria a ocupar um bocado da bolsa de estacionamemeto ou então a tapar um lugar de cargas e descargas. Aí tb podemos actuar e já o fazemos.
Nenhum colega meu, multa fora das bolsas de estacionamento pois teria graves problemas com a chefia.
Algum pormenor ficou mal esclarecido na situação que descreves.
Não duvido do que escreveste mas fala melhor com o teu pai para ele te explicar se realmente não estava a ocupar um pouco dentro da respectiva bolsa.
E só um concelho: não julgem os outros quando nao os conhecem e nem sequer sabem da sua vida, se têm ou nao habilitações, se são uns desgraçados, se queriam ir para polícias e não conseguiram, se não arranjaram mais nada na vida para fazerem...etc etc etc.
Fica-vos mal.
Ja agora, gostava que me esclarecêsses uma coisa se puderes:

Os fiscais da EMEL vão poder multar todas as pessoas que estejam em segunda fila, ou só aqueles que estejam em segunda fila em frente a lugares da EMEL ?( estejam eles vagos ou não )

A Emel vai poder multar qualquer veículo que esteja estacionado (dentro das suas zonas) nos passeios, passadeiras e 2ª's filas.
Em relação á ilegalidade, como é lógico, não se constacta.
Todos os fiscais estão formados pela DGV e aprovados pelo Ministerio da Administração Interna.
A lei que já possibilitava aos fiscais multarem em zonas tarifadas, foi na altura aprovada na assembleia de camera, na CML e posteriormente aprovada na assembleia da républica. O mesmo se passou com esta nova lei que extende essas multas ás passadeiras, passeios e 2ª's filas.
Alias, já a lei anterior torna os fiscais formados com "funções e desempenho equiparados aos agentes de autoridade", possibilitando a autuação, a obrigatoriedade de identificação e se for caso disso, retenção dos documentos caso a multa não queira ser paga no local (tal e qual a polícia o faz).
Esta medida só vem, em resposta ao crescente caos do estacionamento em Lisboa por parte de quem abandona a viatura nos referidos sítios.
Como o GTAm disse, e bem, á pessoas que são multadas porque o ticket já excedeu o tempo, mas a ver bem... o tempo está excedido mas pagaram. E dps verifica-se que há outras pessoas que estacionas ao lado no passeio e não podem ser multadas. Elas sabem-o e mts vezes ainda estão de longe a assistirem e a rirem-se dos que estão correctamente estacionados mas que vão ser multados porque excederam o tempo. Não é justo!

Só uma nota pessoal: Mts portugueses tem uma mentalidade cheia de hipocrisia, quando visitavam países estrangeiros, há uns anos atrás, em que estas medidas já existiam há mt tempo, eram capaz de comentar: "ah... aquilo lá é mt organizado, eles não brincam em serviço. Não pagas ou passas do tempo e és logo multado. Aquilo não é a balburdia que é aqui no nosso país!!!"

Agora que temos cá essas medidas (mais vale tarde do que nunca), essas mesmas pessoas são capaz de dizer "mata e esfola". É tudo mt giro mas é nos outros....
Talvez prefiram soluções mais radicais, que certos países adoptaram, como portagens á porta de todas as entradas para a cidade e aí paga toda a gente que entrar para a cidade, independentemente de quererem estacionar ou não, ou então o sistema de intercaladamente um dia circularem os carros terminados em matriculas pares e no outro dia carros terminados em matrículas ímpares.
Se calhar mts dessas pessoas nem sequer íam estar na rua a protestar com o fiscal por terem de pagar, porque nem sequer podiam ter trazido o carro nesse dia.....
Se calhar o sistema que se adoptou aqui..... até nem é assim tão mau.
Abraços e... desculpem o testamento ;)

A Emel vai poder multar qualquer veículo que esteja estacionado (dentro das suas zonas) nos passeios, passadeiras e 2ª's filas.
Em relação á ilegalidade, como é lógico, não se constacta.
Todos os fiscais estão formados pela DGV e aprovados pelo Ministerio da Administração Interna.
A lei que já possibilitava aos fiscais multarem em zonas tarifadas, foi na altura aprovada na assembleia de camera, na CML e posteriormente aprovada na assembleia da républica. O mesmo se passou com esta nova lei que extende essas multas ás passadeiras, passeios e 2ª's filas.
Alias, já a lei anterior torna os fiscais formados com "funções e desempenho equiparados aos agentes de autoridade", possibilitando a autuação, a obrigatoriedade de identificação e se for caso disso, retenção dos documentos caso a multa não queira ser paga no local (tal e qual a polícia o faz).
Esta medida só vem, em resposta ao crescente caos do estacionamento em Lisboa por parte de quem abandona a viatura nos referidos sítios.
Como o GTAm disse, e bem, á pessoas que são multadas porque o ticket já excedeu o tempo, mas a ver bem... o tempo está excedido mas pagaram. E dps verifica-se que há outras pessoas que estacionas ao lado no passeio e não podem ser multadas. Elas sabem-o e mts vezes ainda estão de longe a assistirem e a rirem-se dos que estão correctamente estacionados mas que vão ser multados porque excederam o tempo. Não é justo!

Só uma nota pessoal: Mts portugueses tem uma mentalidade cheia de hipocrisia, quando visitavam países estrangeiros, há uns anos atrás, em que estas medidas já existiam há mt tempo, eram capaz de comentar: "ah... aquilo lá é mt organizado, eles não brincam em serviço. Não pagas ou passas do tempo e és logo multado. Aquilo não é a balburdia que é aqui no nosso país!!!"

Agora que temos cá essas medidas (mais vale tarde do que nunca), essas mesmas pessoas são capaz de dizer "mata e esfola". É tudo mt giro mas é nos outros....
Talvez prefiram soluções mais radicais, que certos países adoptaram, como portagens á porta de todas as entradas para a cidade e aí paga toda a gente que entrar para a cidade, independentemente de quererem estacionar ou não, ou então o sistema de intercaladamente um dia circularem os carros terminados em matriculas pares e no outro dia carros terminados em matrículas ímpares.
Se calhar mts dessas pessoas nem sequer íam estar na rua a protestar com o fiscal por terem de pagar, porque nem sequer podiam ter trazido o carro nesse dia.....
Se calhar o sistema que se adoptou aqui..... até nem é assim tão mau.
Abraços e... desculpem o testamento ;)

Como os fiscais do metro e afins.;)

citação:Originalmente colocada por AndreF

Exacto. A não ser que o pai do BlackShadow estivesse a tapar um lugar vazio da Emel, a multa, segundo o que disseram é "ilegal" dado que a nova lei só entra em vigor em 2007.

Antes de mais venho corrigir a minha atitude, não devia ter generalizado quando chamei "malandros" aos fiscais da EMEL, é claro que há fiscais correctos e também há os fiscais "menos" correctos, enfim, mas a verdade é que a minha vida é toda em Lisboa e assisto a n situações em que os fiscais abusam, e algumas até em que os vejo a passar multas com gosto (e não, nunca fui multado nem por estes fiscais nem por agentes da policia :)), esquecendo-se que a todos custa ganhar o €, mas fica aqui o meu pedido de desculpas e a promessa de alterar desde já o 1º post deste tópico.
Quanto ao que sucedeu, havia efectivamente um lugar vago mas ele deixou outro carro arrumar pois era só sair do carro entrar na loja e voltar para o carro, e parou o carro de serviço entre duas carrinhas frigorificas (ou desse tipo) e sim, estava fora das bolsas, mas estava em paralelo ao parqueamento da EMEL e não estava a impedir o estacionamento de nenhum lugar vago, portanto na minha opinião e como já soube os fiscais da EMEL não o poderiam multar! Portanto penso que nem é preciso dizer mais nada... Apenas que se fosse um policia a multá-lo o meu pai teria aceite a multa e eu não tinha aberto este tópico ;), teve o azar de apanhar um fiscal de EMEL que aplica as leis ainda antes delas entrarem em vigor [8][8]

Um Abraço a todos, Bom fim de Semana

citação:Originalmente colocada por AndreF

Ou seja, não vais pagar a multa ou vais pedir o reembolso dela, correcto?

O meu pai não gostou da atitude do fiscal da EMEL que ainda mandou algumas bocas e rasgou a multa em frente deste... ou seja, eu nem tenho nada que suporte alguma reclamação para a EMEL ou para as autoridades competentes, mas a multa não foi paga na hora. Agora não sei como será, o meu pai também não está preocupado porque como disse foi com o carro de serviço da empresa e não é ele quem paga as multas.

Abraço, Bom fim de semana a todos

citação:Originalmente colocada por NepYas

Não sejam ridiculos, quem nunca estacionou/parou em 2ª fila que atire a 1ª pedra!!!

Ou têm carta há duas semanas, ou então não vivem nas grandes cidades, ou falam por falar.
Quem trabalha a andar na rua todo o dia de um lado para o outro, não se pode dar ao luxo de andar sempre duas horas a procura de estacionamento, mas também não acho bem que se deixe o carro à "papo-seco" a lixar muitas vezes quem também anda a trabalhar, aliás, seja a trabalhar ou a passear, não têm que ficar a espera de quem se lembrou de parar o carro num sitio qualquer sem se preocupar em ver se o trânsito continua a circular.

Não me lixem com os gajos da EMEL, são todos uns "santinhos", eu por 5 m de atraso recebi uma "multa" de 3€, pagaram-na vocês??
Assim paguei-a eu!!

Contínuo a achar que muitos deles são uns frustrados que nem o 9º ano têm, e quando poderem multar a séria, fujam da frente, porque vão ter mesmo a postura do "quero, posso e mando", talvez também fosse bom dar um caderno de multas aos "agarrados", eles até devem perceber do acto de estacionar [8][8]

Eu já parei em 2ª fila e fui multado, e não me queixo por isso, por isso n vejo onde esta a tua indignação!!

Blackshadow... por mim está tudo na boa.
Não tou chateado... já passou ;)
Em relação á multa... acho mesmo estranho, só se o fiscal estava tantan da cabeça.
Como disseste que ele estava estacionado entre duas carrinhas frigorificas, será que não era um local de Cargas e Descargas.
É que aí... podemos autoar.
Mas tu tb dizes que ele estava em segunda fila.....
Não percebo.
Deve ter sido um erro GRAVE por parte desse fiscal.
De qualquer maneira há aqui um ponto mt importante que acho que devo esclarecer:
A EMEL, concessionou algumas das ruas principais da cidade (entre as quais essa zona do Saldanha e maioria as ruas perto), a uma empresa de seu nome Sparques.
As máquinas são da Emel mas a empresa que as está a explorar não é.
E os fiscais tb não são os nossos.
Aliás, o fardamento, nem é verde como o nosso. É bordeaux e cinzento.
Esses fiscais não são credenciados para multar. Apenas podem deixar um AVISO a PEDIR que se proceda ao pagamento de 3€ que é o tempo máximo de estacionamento que a máquina e as zonas permitem.
A pessoa NÃO É OBRIGADA A PAGAR.
A matricula fica registada em memoria no Palmtop e a proxima vez que a mesma viatura estiver estacionada na zona sem ticket ou com o tempo já excedido, será colocado outro aviso.
Ao fim do terceiro aviso poderão ser chamados, então, os fiscais da Emel, dos bloquadores, que irão proceder á autoação e bloqueamento do carro. E se for caso disso, chamar o reboque.
Se a pessoa do carro proceder de livre vontade ao pagamento do AVISO no multibanco, a matricula deixa de constar na lista dos que já foram avisados.
A emel só pode responder pelas acções dos SEUS ficais.
Abraços

Em relação á multa... acho mesmo estranho, só se o fiscal estava tantan da cabeça.
Como disseste que ele estava estacionado entre duas carrinhas frigorificas, será que não era um local de Cargas e Descargas.
Não percebo.
De qualquer maneira há aqui um ponto mt importante que acho que devo esclarecer:
A EMEL, concessionou algumas das ruas principais da cidade (entre as quais essa zona do Saldanha e maioria as ruas perto), a uma empresa de seu nome Sparques.
Esses fiscais não são credenciados para multar. Apenas podem deixar um AVISO a PEDIR que se proceda ao pagamento de 3#8364; que é o tempo máximo de estacionamento que a máquina e as zonas permitem.
A matricula fica registada em memoria no Palmtop e a proxima vez que a mesma viatura estiver estacionada na zona sem ticket ou com o tempo já excedido, será colocado outro aviso.
Ao fim do terceiro aviso poderão ser chamados, então, os fiscais da Emel, dos bloquadores, que irão proceder á autoação e bloqueamento do carro. E se for caso disso, chamar o reboque.
Se a pessoa do carro proceder de livre vontade ao pagamento do AVISO no multibanco, a matricula deixa de constar na lista dos que já foram avisados.
Abraços

Acho essa atitude um pouco injusta. Uns safam-se com umas multazitas de 3#8364;, outros é 30#8364; de cada vez, isto se o carro não for bloqueado ou rebocado, situação em que a despesa cresce e muito.[8]

Não percebo.
Esses fiscais não são credenciados para multar. Apenas podem deixar um AVISO a PEDIR que se proceda ao pagamento de 3€ que é o tempo máximo de estacionamento que a máquina e as zonas permitem.
Abraços

Motorato61, o carro estava parado em 2ª fila em paralelo a um parqueamento da EMEL, e não estava em nenhum local de carga ou descarga, e se é como dizes suponho que foi um fiscal da EMEL mesmo, porque este chegou a passar a multa e a entregá-la ao meu pai.
A minha indignação veio um pouco do ar de satisfação com que os fiscais passam as multas... esquecem-se que por vezes há atrasos ou imprevistos, e à minima distracção "pumba" lá vai um rombo de 30€ na nossa carteira, de certeza que se convives com os fiscais sabes do que escrevo, não digo que sejam todos ou a maioria, mas por vezes há quem goste dos infortunios dos outros :(. Cá em Sintra então é ver os fiscais da empresa x (sinceramente não sei o nome) a passar multas em frente a parques da escola secundária com um sorriso enorme, devem-se esquecer que no parque da escola onde andei a maioria de nós o pouco € que tinhamos era para combustivel e não conseguiamos pagar 5€ para deixar o carro no parque umas 5 horas todos os dias... e ali não havia alternativa, é tudo estacionamento pago!

Um abraço e um bom fim de semana

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Mas tinha lugar e pôs em segunda fila?!

Abençoada multa!

[^][^][^][^][^]
Uma multa é pouco. Pela falta de civismo devia era pagar 10 multas!

Eh pá, pelo menos leiam o que foi dito nos posts anteriores... outro carro arrumou no lugar vago ;)

Abraço

Curiosamente a semana passada avisei um fiscal da EMEL que estava um carro PARADO EM SEGUNDA FILA A TAPAR O ACESSO A UM LUGAR PAGO que eu queria ocupar, e ele disse-me que só a PSP tem autoridade para punir o estacionamento que viola o código da estrada.

citação:Originalmente colocada por RAD

Curiosamente a semana passada avisei um fiscal da EMEL que estava um carro PARADO EM SEGUNDA FILA A TAPAR O ACESSO A UM LUGAR PAGO que eu queria ocupar, e ele disse-me que só a PSP tem autoridade para punir o estacionamento que viola o código da estrada.

novamente digo que o carro não estava a tapar nenhum lugar vago, mas RAD, o que dizes foi o que a policia tinha-me dito na 5ª.

Abraço

É estas merdes que me deixam fdd... Qs todos os dias em frente à minha casa tao um ou dois lugar, só q há um labrego que decide por o carro em 2.ª fila e n ocupar o lugar, nao permitindo o acesso a esses lugares e qd se vai falar com ele, ele simplesmente não tira o carro de lá e tenho q por o carro na garagem... qq dia chamo a polica.. dasse

citação:Originalmente colocada por Salahudeen

É estas merdes que me deixam fdd... Qs todos os dias em frente à minha casa tao um ou dois lugar, só q há um labrego que decide por o carro em 2.ª fila e n ocupar o lugar, nao permitindo o acesso a esses lugares e qd se vai falar com ele, ele simplesmente não tira o carro de lá e tenho q por o carro na garagem... qq dia chamo a polica.. dasse

:( calma Salahudeen... ;) isso é falta de civismo, depois de ires falar com a pessoa continuar com o mesmo comportamento. [8]

Abraço

Apanhei uma multa da Emel. Foi numa rua em Lisboa que tinha parquimetros.
Agora duas duvidas:
Estacionei num sitio onde não estava "pintado" no chão o lugar
A multa vai de 15 a 99 euros e se quiser pagar o valor minimo tenho de me dirigir á Emel

É assim?

O meu pai foi multado à 3 semanas por um fiscal da EMEL... Ele parou o carro em 2ª fila, numa rua pouco movimentada atrás de uma carrinha de fornecimento, em Lisboa e havia um lugar para estacionar num parqueamento da EMEL, mas como ia só entrar na loja para receber um pagamento e vinha-se logo embora preferiu não ocupar o lugar de quem realmente precisava. Demorou cerca de 2 minutos segundo me disse e não estava a interromper o trânsito nem a impedir a saida de ninguém mas quando chegou ao carro tinha um fiscal da EMEL com o papelinho a passar a multa! Uma pergunta: O carro não estava estacionado no parqueamento! Agora a EMEL agora também já multa nas estradas??

Abraço a todos
os fiscais da Emel foram ajuramentados com poderes para autuar EM ZONAS TARIFADAS COM PARCOMETROS, fora desses locais não tem poderes alguns, quanto a esta situação foi bem multado, 1º estava em 2ª fila logo estava em infracção, 2ª havia um lugar vago era estacionar lá, se calhar como foi 2 minutos o fiscal até que fechava os olhos, podia ter sido pior se tivesse sido bloqueado, mais a multa ia para perto dos 100€.

Voltar
Superior