Situação complicada (Stand)

PePa

New member
Imaginem esta situação:

Ao comprar um carro usado e depois de ter dado entrada, ainda sem
o carro em vosso poder decidem no dia seguiente anular o negócio,
com carta registada e todos os conformes.

Acontece que o vendedor diz que não pode ser pois já "perdeu" negócios,
e vocês anulam o cheque à precaução. Nisto o vendedor põe o caso
em tribunal.[8]

Quem tem razão?

Respondam que isto não se fica por aqui.

quando uma pessoa dá um sinal de entrada e depois se arrepende, por vezes o vendedor não devolve o dinheiro, é normal acontecer!

O sinal serve para isso mesmo... Para não se voltar atrás!!

POr outro lado se for o vendedor a "cancelar" a venda, o comprador tem direito a receber o sinal EM DOBRO!

Boas

Isto é um pouco conversa de café, mas eu acho que tem 15 dias para resolver o contracto (um pouco como nos hipermercados).

Consulte o site http://www.consumidor.pt/pls/ic/homepage e informe-se melhor no instituto do consumidor (é para isso que ele serve) e faça valer os seus direitos, e não se esqueça dos sues deveres.

espero que resolva a situação o melhor possível para ambas a partes

Cumprimentos

kemmy

Acho que isso foi um bocado má vontade do vendedor...
Se ainda nem sequer tinhas o carro...
E acho que o argumento dele não e mt válido, visto que no dia seguinte tu cancelaste o negocio, portanto o carro teve no máximo 1 dia reservado.

é o problema de não pensarem antes e apenas pensarem depois. para a carta registada chegar no dia seguinte, provavelmente foi redigida e entregue nos ctt no mesmo dia da sinalização. penso que ai seria sempre mais facil dirigir-se ao stand e cancelar a compra.

Continuando, a situação foi para tribunal, e o advogado dizia
sempre que a situação estava a andar, até que há 3 semanas, a
minha mãe soube que tinhamos perdido o processo.

Ela soube pois alguém tinha visto no correio da manhã que a minha
casa estava penhorada.

Isto tudo sem que o advogado nada comunicasse.

citação:Originalmente colocada por PePa

Continuando, a situação foi para tribunal, e o advogado dizia
sempre que a situação estava a andar, até que há 3 semanas, a
minha mãe soube que tinhamos perdido o processo.

Ela soube pois alguém tinha visto no correio da manhã que a minha
casa estava penhorada.

Isto tudo sem que o advogado nada comunicasse.
:(:(:([xx(]
situaçao complicada essa, mas tambem acho que nao devias receber o sinal de volta ja que ele serve como segurança para o stand! e se desse para voltar atras nao servia para nada

É assim.

Existe um prazo de reflexão de 15 dias em qualquer negócio que pode ser anulado por parte do comprador.

Porém, toda e qualquer importância dada como sinal é perdida, desde que a anulação não tenha a ver com razões im****das ao vendedor (ou produto) no cumprimento do contratado.

Além desse sinal, pode ser exigida ao Comprador, o pagamento das despesas adjacentes ao negócio e sua anulação. (isto porque há casos que o vendedor perde outro negócio, porque o vendedor alterou as caracteristica do carro para o futuro cliente -meteu radio, pintou, pneus etc etc etc mediante o exigido do teu negócio)

Mais grave ainda é anular o cheque, pois este só pode ser anulado por 2 ou 3 motivos; extravio ou roubo ou ainda, em casos extremos, viciação do contrato.

Como em nenhum caso há viciação do contracto, há sim, uma rescisão, logo esse motivo não se torna válido.

Resta o extravio ou roubo, de certeza que foi um desses o motivo de anulação.

Isso dá origem a um processo crime! E aí, além de ires perder o sinal (que é sempre de direito do vendedor, a não ser que anule ele e aí devolve em dobro) levas com um processo com graves consequências!

Ou seja, tenham sempre conciência dos vossos actos!!

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Penhorada? Sem tu sequer seres chamado a tribunal!?

Menino... isso para mim não existe!

Existe existe taveira.... agora o processo de penhoras pelo que me apercebo é muito mais simplificado e rápido.... nunca tinha visto uma situação que envolvesse casas... mas com carros já assisti e apenas demorou um mês desde a entrada do processo até ao solicitador de execução (acho que é este o nome) "apreender" o veiculo... sem que o devedor tenha sequer posto os pés em tribunal...

MAs quem não sabe e perante a ameaça do vendedor que não podia ser...

Se calhar ele sabia era muito, e sania que podia ser anulado o contrato
mas não anulado o cheque.

A casa foi penhorada pois falta o dinheiro do cheque, o advogado foi totalmente
incompetente, pois o processo foi perdido em 2003 e chegou ao supremo, e nada
comunicou.

De referir que a entrada deve ter sido cerca de metade do valor do carro, e que
esse dinheiro seria para um carro para mim agora...

tenho pena que as pessoas não assumam os seus actos e falem, porque se resolvessem a bem, acredito que os dois tivessem ficado bem melhores, o vendedor não tinha ficado prejudicado e vocês não tinham agora que pagar.

Se recusou, é porque sabia que tinha razão.
Repara, em lado nenhum dizes que o vendedor faltou ao acordado.
Foram vocês que anularam.
Então, o vendedor não tem modo de vos obrigar, senão em tribunal....
Coloquem-se no lado dele.
Ele está ali a trabalhar, não vos obrigou a nada, fez o negócio que vocês (e ele)quiseram, daí terem sinalizado.
Se ele vendesse o carro a outros tinha que devolver o sinal em dobro... é a lei
Se vocês, em vez de anularem o cheque fossem a um advogado, tinha sido melhor, porque assim, foram vocês que agiram de má fé ao dar uma ordem de pagamento (cheque) que anularam no outro dia por um motivo falso!
O cheque tem que ter o mesmo valor de nota vida, senão é passado de má fé!!!

O prazo de 15 dias para anular o negócio é nas compras à distância, ou nas vendas directas (quando o vendedor vem ter com o comprador). Nas restantes compras essa lei não se aplica, algumas lojas por cortesia é que oferecem essa possibilidade para aliciar os clientes!

Só se avança para sinalizar um carro quando se tem mesmo a certeza do negócio, caso contrário perde-se o sinal, é para isso mesmo que serve, de garantia à outra parte!

Vocês procederam mal, ainda por cima arranjam um advogado totalmente incompentente que não vos informa mais do andamento do processo, o resultado só poderia ser desastroso.

É chato, mas é assim que as coisas se processam, fica de lição para a próxima!

Voltar
Superior