Situação

Correcto...

Neste situação não me pareceu mesmo que fosse utilizado o "não vi" como desculpa.

Mas onde é que o user, neste caso, carro azul desrespeitou o código ?
Foi por ultrapassar um carro parado em 2ªfila a bloquear a visão tanto de quem saia do estacionamento como de quem vinha na via de forma normal ?

Quantas e quantas situações já te aconteceram na estrada em que tu não viste mesmo que tava ali um carro, ou o passeio, ou seja o que for ?

Se o carro azul tivesse batido no carro laranja (na faixa onde está o cinzento),
seria certamente culpado. Teria desrespeitado o artigo 38º (ver mais acima)
no dever expresso no ponto 2, e/ou o artigo 14º ponto 2 (faixas no mesmo
sentido):

Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas
de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita,
podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar
naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de
trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida
a mudança para outra, depois de tomadas as devidas
precauções
, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou
estacionar.

3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades,
é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que
se refere à paragem e estacionamento.

Last edited:
Correcto...

Neste situação não me pareceu mesmo que fosse utilizado o "não vi" como desculpa.

Mas onde é que o user, neste caso, carro azul desrespeitou o código ?
Foi por ultrapassar um carro parado em 2ªfila a bloquear a visão tanto de quem saia do estacionamento como de quem vinha na via de forma normal ?

Quantas e quantas situações já te aconteceram na estrada em que tu não viste mesmo que tava ali um carro, ou o passeio, ou seja o que for ?

Começou uma ultrapassagem sem se certificar que a podia fazer em segurança. Até porque o outro está com o pisca ligado para estacionar (como o próprio diz no primeiro post).

O que me parece que aconteceu aqui foi que o cinza parou para estacionar, deixou sair o laranja e o azul decidiu ultrapassar para não perder mais tempo.

Não acho que fosse assim tão linear a culpa do laranja. Até porque ele sinalizou a manobra e o primeiro interveniente (que é o cinza...) deixou-o passar.

Eu comparo muito mais facilmente a haver uma garagem, eu deixar sair o gajo da garagem e o carro que vem atrás de mim ultrapassar-me, por achar que eu vou estacionar ou que estou estacionado. Que culpa tem o carro que está a sair da garagem? [;)]

Ah, e com o condutor do carro cinza como testemunha, não sei não. [;)]

Just my two cents.

Começou uma ultrapassagem sem se certificar que a podia fazer em segurança. Até porque o outro está com o pisca ligado para estacionar (como o próprio diz no primeiro post).

O que me parece que aconteceu aqui foi que o cinza parou para estacionar, deixou sair o laranja e o azul decidiu ultrapassar para não perder mais tempo.

Não acho que fosse assim tão linear a culpa do laranja. Até porque ele sinalizou a manobra e o primeiro interveniente (que é o cinza...) deixou-o passar.

Eu comparo muito mais facilmente a haver uma garagem, eu deixar sair o gajo da garagem e o carro que vem atrás de mim ultrapassar-me, por achar que eu vou estacionar ou que estou estacionado. Que culpa tem o carro que está a sair da garagem? [;)]

Ah, e com o condutor do carro cinza como testemunha, não sei não. [;)]

Just my two cents.

Ok, é mais um ponto de vista.

Então imagina:

O carro Azul vem na estrada e quando entra nessa Rua já lá está o Cinza parado a fazer pisca...se o Cinza está de algum forma a tapar a visibilidade, o Laranja não pode adivinha se ele está simplesmente parado em 2ªfila, ou se está a sinalizar que vai ali estacionar.

É usual ver-se isto...e o que deveria ser feito aqui para diferenciar, e o Cinza ter os 4 piscas ligados.

Posto isto, o carro azul ultrapassa e de repente à frente do carro cinza sai a traseiro do Laranja.

Quem tem a culpa ?

A meu ver, e mudando um pouco a opinião que tinha, talvez atribui-se 50-50...contudo se o carro Cinza estivesse parado para lá lugar onde pretendia estacionar nada disto se passava.

Eu por norma quando assim é, chego-me à frente faço pisca e meto a marcha-atrás para perceberem que estou à espera que o outro gajo saia. Assim que possível faço marcha-atrás e estaciono. Se é correcto ou não...não sei, o que é certo é que até hoje não tive um único problema. [;)]

Então imagina:

O carro Azul vem na estrada e quando entra nessa Rua já lá está o Cinza parado a fazer pisca...se o Cinza está de algum forma a tapar a visibilidade, o Laranja não pode adivinha se ele está simplesmente parado em 2ªfila, ou se está a sinalizar que vai ali estacionar.

É usual ver-se isto...e o que deveria ser feito aqui para diferenciar, e o Cinza ter os 4 piscas ligados.

Posto isto, o carro azul ultrapassa e de repente à frente do carro cinza sai a traseiro do Laranja.

Quem tem a culpa ?

A meu ver, e mudando um pouco a opinião que tinha, talvez atribui-se 50-50...contudo se o carro Cinza estivesse parado para lá lugar onde pretendia estacionar nada disto se passava.

Eu por norma quando assim é, chego-me à frente faço pisca e meto a marcha-atrás para perceberem que estou à espera que o outro gajo saia. Assim que possível faço marcha-atrás e estaciono. Se é correcto ou não...não sei, o que é certo é que até hoje não tive um único problema. [;)]

Ó Rui, duas coisas... Primeiro, não se pode fazer ultrapassagens à papo-seco (e todos nós já apanhamos sustos com isso), e é aí que o azul falha - tem de tomar todas as precauções, incluindo essa. Em segundo lugar, ele só bate se o laranja invadir a via que ele está a utilizar para ultrapassar... [;)]

E, neste segundo caso, altera-se um bocado a equação. Se ele invade, está feito, a culpa é só de quem está a sair do estacionamento; se ele não invade, é uma ultrapassagem sem cuidados, digo eu.

E entendo a tua manobra, mas a verdade é que há muita gente que prefere estacionar de frente neste tipo de lugar. E esses, como fazem? [;)]

Então imagina:

(...)

É totalmente independente do que o cinzento está a fazer. O cinzento até
podia ser um contentor que caiu na estrada.

Tou a ver que está pano para mangas, mas vou frisar alguns pontos que se calhar não estão a ver correctamente.

O carro cinzento deu pisca para parar em 2º fila, sem margem para o carro laranja fazer a manobra na faixa de rodagem onde eu ia, logo, deixem-me exclarecer isto melhor, ia ocupar as 2 faixas de rodagem para efectuar a manobra, porque simplesmente o cinzento não deixou espaço para fazer na mesma.

(Penso que até aqui, o cinzento não tem culpa nenhuma, só dificulta mesmo a manobra ao laranja).

2º Após parar, verificar que o carro em questão estava parado em 2º fila (provavelmente para deixar pessoas) e avaliar se via alguém do sentido contrario, meti pisca e fui totalmente para a faixa contraria, mas (e está é um ponto fulcral que previne muitas acidentes) fui devagar para verificar se podia estar alguma pessoa a passar, ou algo do género, o que vi que estava uma carro a sair, já estáva ao lado dele (o carro ainda se encontrava na faixa de rodagem dele) ou seja, estava a sair no momento em que estava a ultrapassar.

Penso que assim já meti todos os pontos nos i. Ao haver acidente a traseira do carro laranja ia tocar na lateral do meu carro, estando eu na faixa contraria.

Tou a ver que está pano para mangas, mas vou frisar alguns pontos que se calhar não estão a ver correctamente.

O carro cinzento deu pisca para parar em 2º fila, sem margem para o carro laranja fazer a manobra na faixa de rodagem onde eu ia, logo, deixem-me exclarecer isto melhor, ia ocupar as 2 faixas de rodagem para efectuar a manobra, porque simplesmente o cinzento não deixou espaço para fazer na mesma.

(Penso que até aqui, o cinzento não tem culpa nenhuma, só dificulta mesmo a manobra ao laranja).

2º Após parar, verificar que o carro em questão estava parado em 2º fila (provavelmente para deixar pessoas) e avaliar se via alguém do sentido contrario, meti pisca e fui totalmente para a faixa contraria, mas (e está é um ponto fulcral que previne muitas acidentes) fui devagar para verificar se podia estar alguma pessoa a passar, ou algo do género, o que vi que estava uma carro a sair, já estáva ao lado dele (o carro ainda se encontrava na faixa de rodagem dele) ou seja, estava a sair no momento em que estava a ultrapassar.

Penso que assim já meti todos os pontos nos i. Ao haver acidente a traseira do carro laranja ia tocar na lateral do meu carro, estando eu na faixa contraria.

Aí o laranja já terá culpa. Resta saber se 50% ou algo mais, ou até menos.

É que ambos (azul e laranja) estão obrigados a verificar se existem ou não
outras viaturas que impossibilitem a manobra...

Não tenho tempo para me alongar em grandes comentários, mas convém referir que;

Se ambos estão a realizar manobras que requerem cuidados redobrados, não esqueçamos que um dos veículos circula na faixa de rodagem e o outro sai de um lugar de estacionamento.

Quanto a mim, e salvaguardando eventuais pormenores que possam contribuir para melhor ajuizar esta situação em concreto, é aqui que reside o ponto fulcral para uma tomada de decisão.

Não tenho tempo para me alongar em grandes comentários, mas convém referir que;

Se ambos estão a realizar manobras que requerem cuidados redobrados, não esqueçamos que um dos veículos circula na faixa de rodagem e o outro sai de um lugar de estacionamento.

Quanto a mim, e salvaguardando eventuais pormenores que possam contribuir para melhor ajuizar esta situação em concreto, é aqui que reside o ponto fulcral para uma tomada de decisão.

Por isso tudo o que dizes, acho que o mais justo era a divisão.
Ambos deviam ter especial atenção nas manobras, provavelmente se não fosse o cinzento, nem tão pouco haveria problema para ambos pois o laranja parava e o azul não tinha que se desviar.

E ao fim ao cabo as decisões deviam ser justas, apesar de saber qual seria a tendência neste caso por parte do Segurador
icon_smile_wink.gif

Por isso tudo o que dizes, acho que o mais justo era a divisão.
Ambos deviam ter especial atenção nas manobras, provavelmente se não fosse o cinzento, nem tão pouco haveria problema para ambos pois o laranja parava e o azul não tinha que se desviar.

E ao fim ao cabo as decisões deviam ser justas, apesar de saber qual seria a tendência neste caso por parte do Segurador [;)]

De acordo, mas um vai em plena circulação e outro vai iniciar a circulação, vai "invadir" a faixa de rodagem. Dai a minha opinião favorável á responsabilidade do laranja.

A menos que o azul declarasse que circulava depressa e, ao ver o obstáculo (cinzento), iniciou a ultrapassagem a alguma distância não precavendo a causa da paragem, não vejo por onde, Legalmente, as coisas possam pender para a divisão. E como nós sabemos, estas coisas raramente são ditas. [:D]

E convenhamos Valium, se com toda a prudência circulamos atrás de um veiculo que faz pisca para a direita e pára na faixa de rodagem, olhamos em sentido inverso, no mesmo sentido, e não vimos outros veículos a aproximarem-se, é perfeitamente natural que se inicie um ultrapassagem.

Nada nos diz que o tal veiculo na iminência de iniciar a manobra de saída de estacionamento era facilmente perceptível para o ultrapassante.[;)]

De acordo, mas um vai em plena circulação e outro vai iniciar a circulação, vai "invadir" a faixa de rodagem. Dai a minha opinião favorável á responsabilidade do laranja.

A menos que o azul declarasse que circulava depressa e, ao ver o obstáculo (cinzento), iniciou a ultrapassagem a alguma distância não precavendo a causa da paragem, não vejo por onde, Legalmente, as coisas possam pender para a divisão. E como nós sabemos, estas coisas raramente são ditas. [:D]

E convenhamos Valium, se com toda a prudência circulamos atrás de um veiculo que faz pisca para a direita e pára na faixa de rodagem, olhamos em sentido inverso, no mesmo sentido, e não vimos outros veículos a aproximarem-se, é perfeitamente natural que se inicie um ultrapassagem.

Nada nos diz que o tal veiculo na iminência de iniciar a manobra de saída de estacionamento era facilmente perceptível para o ultrapassante.[;)]

Sim e para o Laranja, que não vê mais ninguém a não ser o cinzento e até pode ir efectuando a manobra o mais devagar possível e tentando ter visibilidade, obstruída pelo cinzento? Poderá ele fazer mais para evitar o acidente?

Mas, é daquele tipo de sinistro que poderá dar para vários lados, dependendo da alteração de pequenos factores.
O normal é a responsabilidade ser do Laranja, mas...

(ainda vamos chegar à conclusão que o cinzento é que tem culpa e pronto [:D][:D][:D])

A minha opinião coincide com a do Vanquish, especialmente porque me estou a colocar na posição dos condutores. Se eu estivesse no lugar do laranja teria muito cuidado ao sair, pois sabia que ia "invadir" as duas vias e, como tal, podia ser surpreendido por algum condutor mais distraído (que não estivesse a ver bem o cenário que ali estava montado).

Se estivesse no lugar do azul e tivesse ultrapassado (sem dar conta que o laranja estava a sair do estacionamento) não fazia sentido eu ser responsável, porque estava a efectuar uma manobra perfeitamente natural.

São situações melindrosas e que exigem, a meu ver, bastante atenção por parte de quem sai do estacionamento.

Aquela zona tem estacionamentos assim e fica perto do pingo doce, logo à muita movimentação.

Para verem melhor, o local é este:

Google Maps

Quem sai da N1 e vai para a Rua Central. Por norma quando vou ao pingo doce tenho sempre cuidado ao sair, vai saindo o mais devagar possivel de marcha atrás para dar tempo aos que vem na faixa poderem ultrapassar, assim que estou com o carro na faixa de rodagem, inicio a marcha de novo.

Quando vou no sentido do Pingo Doce, normalmente para os os deixar meter já que também é uma zona com muita gente a sair e a entrar.

Eu até tenho um carro alto, que me permite muitas vezes ver "por cima" dos estacionados ao meu lado.
Mas já me aconteceu ter carrinhas tipo Ducato ou Vivaro ao meu lado, fechadas sem vidros ao meu lado e a visibilidade é ZERO.
Mesmo saindo muito devagar até ter visibilidade - mesmo pelo vidro do passageiro da Ducato - já tenho metade do carro de fora...
E continuo a ver pessoal a ultrapassar-me, quando o mais simples seria facilitar a manobra parando. Quando alguém o faz, o normal é ultrapassarem esse veiculo.

Olhando ao cegamente seria responsável, numa situação justa, só se tivesse um arrumador ou pendura ir lá fora dar indicações.......

O mais chato, é que apesar de o laranja estar a fazer a manobra para sair, é não poder sair para sua faixa, e ser obrigado a entrar em sentido contrario.

Quando vou aos shopping ou estaciono em estacionamentos do género, quando vejo um lugar livre paro sempre depois desse lugar e com pisca ligado, para o que vai a sair poder sair para qualquer lado sem problemas.

Nesse caso (mantenho o que disse...) culpa do laranja IMHO. O laranja se não consegue sair sem invadir de marcha atrás a faixa contrária...sai do carro e pede ao outro para recuar. A manobra causal aqui é sempre do Laranja. Aliás, imagine-se que o carro cinza é um muro...ou a entrada de uma garagem que retira visibilidade para a via...como se sai desse estacionamento sem visibilidade?....Com muitttttttttttttttttttto cuidado.

Back