Situação

SpeedDragon

New member
Não foi acidente, porque também estava a controlar a situação e a ver o que ia acontecer.

O desenho é o seguinte:

situacao.jpg

O carro laranja está a sair do estacionamento, o carro cinzento está encostado a espera para estacionar com pisca ligado, e o meu carro é o azul que só ve um carro estacionado com pisca ligado e decido ultrapassar.

Quando ia a fazer a ultrapassagem o carro cinzento buzina para mim, provavelmente a dizer "oh panasca, não vez que está um carro a sair?" ... ora como do ponto onde estava não via, se tivesse um acidente com o carro laranja de quem era a culpa ?

Acho que o Cinzento é que não foi esperto pois ao parar devia ser depois do carro que estava a sair, e nunca antes.

A culpa é sempre de quem está a sair do estacionamento que não toma as devidas cautelas a fazer a manobra.

Primeiro tenho-te a dizer que o teu jeito para o desenho, mesmo que melhor que o meu, é fraquinho... [:D]

Vou tentar dividir por partes:
O carro que está a sair do estacionamento, terá obrigado a ceder passagem, salvo erro pelo 31º 1 a) do CE. Além que inicia a marcha (12º) e provavelmente de marcha-atrás.
Tu por outro lado, estás a fazer uma manobra de ultrapassagem, mesmo que num local permitido, carece de atenção e salvaguardar que possa ser efectuada (35º e seguintes). Além que a posição do cinzento deveria chamar atenção para aquele possibilidade.

O laranja poderá sempre alegar que o avançou porque o cinzento "autorizou" a manobra - que é o primeiro carro que vê e teria que ceder passagem - e por isso iniciou a marcha e a saída do estacionamento.
O Azul que face à posição do cinzento, não verificou a presença do laranja e fez a manobra correcta.

Não me admirava numa repartição de responsabilidade por infracção de ambos ao 35º.[:D][:D]

Valium, para a próxima faço-te isto YouTube - Honda NSX Animation [:p]

Sim, eu tomei sempre cuidado, mas se todas as situações que um carro encosta ficasse a espera mais valia ficar sentado ... ainda por mais o carro assim obriga o outro a vir para a outra faixa.

Eu disse que também tinha pouco jeito... Foste tu que fizeste a animação do NSX? Muito porreiro.

Poem-te na pele do laranja, também não vejo muitas hipóteses de evitar um embate, estando naquela posição. [;)]
(Para mais se o cinzento fosse testemunha e ainda confirmasse a situação da buzinadela para alertar).

Sinceramente acho que o mais justo seria dividir - mas fico aberto a outras sugestões.[:D]

Paraste atrás do carro cinzento antes de ultrapassar ou vinhas com embalo e "cá vai disto"?

Se paraste, não te apercebeste pelos vidros do carro se existia algo ou alguém à frente?

Faço-te esta pergunta porque uma vez parei para ceder passagem, estava um carro mal estacionado e passava um de cada vez, e uma carrinha que vinha atrás de mim nem parou, limitou-se a ultrapassar-me a mim e ia batendo de frente com o carro ao qual tinha cedido passagem.

Paraste atrás do carro cinzento antes de ultrapassar ou vinhas com embalo e "cá vai disto"?

Se paraste, não te apercebeste pelos vidros do carro se existia algo ou alguém à frente?

Faço-te esta pergunta porque uma vez parei para ceder passagem, estava um carro mal estacionado e passava um de cada vez, e uma carrinha que vinha atrás de mim nem parou, limitou-se a ultrapassar-me a mim e ia batendo de frente com o carro ao qual tinha cedido passagem.

E na passadeira, um parar e outro decidir ultrapassar? (já me aconteceu enquanto peão:sh))

Valium, também pensei nisso, mas ja conheço a zona e sabia que não era passadeira.

eduardomaio, sim, parei, para ver o que ia fazer ... esperei 3 a 5 segundos parado, e como vi que não andava meti pisca, e ultrapassei, mas já estava desconfiado de alguma coisa por isso fui indo até que comecei a ver o outro carro, ai vi que tinha parado e segui viagem, foi quando o outro buzinou.

nas passadeiras é proibido ultrapassar, por isso essa é uma não-questão [;)]

Pois eu também sei disso, o sr. que decidiu ultrapassar o carro que parou para me deixar passar é que não devia saber... mais um pouco e tinha-me passado a ferro.

Era só mais um exemplo e não tão raro quanto isso, no seguimento do post do eduardomaio (ser em acto contínuo).

Sinceramente acho que o mais justo seria dividir - mas fico aberto a outras sugestões.[:D]

Moralmente talvez, mas na prática saída de estacionamento + marcha-atrás = culpa. Certo que podem haver muitos pormenores/condicionantes importantes para uma avaliação mais precisa, mas dificilmente seria de outra forma.[;)]

Claro que um bom Advogado na barra do Tribunal pode ser homem para obter culpa exclusiva do azul e ainda danos morais para o condutor do cinzento por ter assistido a tudo! [:p][:)][:)]

A mania das pressas é no que dá...

Manobras idiotas por fulanos que não podem perder uns segundinhos parados.

É triste...

Sinceramente não houve nenhuma atitude sensata do carro azul. É nestas tretas que se vê a qualidade de quem conduz, que são coisinhas básicas mas que muitos não ligam mas que podem muito bem fazer a diferença no trânsito no dia a dia.

Não foi acidente, porque também estava a controlar a situação e a ver o que ia acontecer.

O desenho é o seguinte:

situacao.jpg

O carro laranja está a sair do estacionamento, o carro cinzento está encostado a espera para estacionar com pisca ligado, e o meu carro é o azul que só ve um carro estacionado com pisca ligado e decido ultrapassar.

Quando ia a fazer a ultrapassagem o carro cinzento buzina para mim, provavelmente a dizer "oh panasca, não vez que está um carro a sair?" ... ora como do ponto onde estava não via, se tivesse um acidente com o carro laranja de quem era a culpa ?

Acho que o Cinzento é que não foi esperto pois ao parar devia ser depois do carro que estava a sair, e nunca antes.

Que desenho [:D]

A culpa seria do Laranja.

Ora, não é tão líquido que a responsabilidade seja do laranja, por isto: o laranja tomou as precauções que podia e devia para sair de estacionamento (calma...já lá vou...). Se o veículo azul fizer a ultrapassagem segundo as regras, o acidente nunca se daria, pois só deveria retomar a faixa da direita após certificação que o podia fazer em segurança. Esta opinião sé é válida se o carro laranja NUNCA invadir a faixa que serve para a ultrapassagem.

Se assim não fosse, que responsabolidade teria o condutor do carro laranja caso estivesse parado à frente do cinza...e imagine-se que o cinza até era um camião...o acidente só se daria se o laranja invadisse a faixa em que o azul ultrapassava (responsabilidade do laranja) ou se o azul retomasse sem precauções a faixa da direita (responsabilidade deste). Uma terceira hipótese: o laranja arrancar e dar-se o embate quando o azul retoma a faixa. Aqui a responsabilidade seria do laranja, pois no início da marcha não se certificou de que estava a ser ultrapassado.

Resumindo: tudo depende da dinâmica do possível sinistro.

É só a minha opinião..contudo, como disse o valium o mais certo seria...chapa 50 para cada um...

Nota: se isto fosse um IDS, a culpa seria do laranja sempre...a tabela prática de responsabilidades é "cega" para as variantes de muitos casos.

A mania das pressas é no que dá...

Manobras idiotas por fulanos que não podem perder uns segundinhos parados.

É triste...

Sinceramente não houve nenhuma atitude sensata do carro azul. É nestas tretas que se vê a qualidade de quem conduz, que são coisinhas básicas mas que muitos não ligam mas que podem muito bem fazer a diferença no trânsito no dia a dia.

Tudo tiros ao lado.

Ele foi bem explicito a dizer que não viu nenhum carro a sair do estacionamento, logo se tava um carro parado em 2ª fila porque raio havia de ficar parado atrás dele ?

Ficas parado atrás de todos os carros parados em 2ª fila ?

Sê sensato.

Ora, não é tão líquido que a responsabilidade seja do laranja, por isto: o laranja tomou as precauções que podia e devia para sair de estacionamento (calma...já lá vou...). Se o veículo azul fizer a ultrapassagem segundo as regras, o acidente nunca se daria, pois só deveria retomar a faixa da direita após certificação que o podia fazer em segurança. Esta opinião sé é válida se o carro laranja NUNCA invadir a faixa que serve para a ultrapassagem.

Se assim não fosse, que responsabolidade teria o condutor do carro laranja caso estivesse parado à frente do cinza...e imagine-se que o cinza até era um camião...o acidente só se daria se o laranja invadisse a faixa em que o azul ultrapassava (responsabilidade do laranja) ou se o azul retomasse sem precauções a faixa da direita (responsabilidade deste). Uma terceira hipótese: o laranja arrancar e dar-se o embate quando o azul retoma a faixa. Aqui a responsabilidade seria do laranja, pois no início da marcha não se certificou de que estava a ser ultrapassado.

Resumindo: tudo depende da dinâmica do possível sinistro.

É só a minha opinião..contudo, como disse o valium o mais certo seria...chapa 50 para cada um...

Nota: se isto fosse um IDS, a culpa seria do laranja sempre...a tabela prática de responsabilidades é "cega" para as variantes de muitos casos.

Sim, completamente de acordo.
Não me parece que às vezes seja tão linear a responsabilidade do laranja naquela situação.

Obviamente que seria normal que o laranja invadisse a via contrária, etc., isso agora só se houvesse mesmo embate e o cinzento também seria importante para apurar a realidade.

Nem falei no IDS porque aí seria do laranja, de caras - e como dizes é "cega" para muitos casos o que leva a decisões incorrectas, mas como não é vinculativa....

Primeiro tenho-te a dizer que o teu jeito para o desenho, mesmo que melhor que o meu, é fraquinho... [:D]

Vou tentar dividir por partes:
O carro que está a sair do estacionamento, terá obrigado a ceder passagem, salvo erro pelo 31º 1 a) do CE. Além que inicia a marcha (12º) e provavelmente de marcha-atrás.
Tu por outro lado, estás a fazer uma manobra de ultrapassagem, mesmo que num local permitido, carece de atenção e salvaguardar que possa ser efectuada (35º e seguintes). Além que a posição do cinzento deveria chamar atenção para aquele possibilidade.

O laranja poderá sempre alegar que o avançou porque o cinzento "autorizou" a manobra - que é o primeiro carro que vê e teria que ceder passagem - e por isso iniciou a marcha e a saída do estacionamento.
O Azul que face à posição do cinzento, não verificou a presença do laranja e fez a manobra correcta.

Não me admirava numa repartição de responsabilidade por infracção de ambos ao 35º.[:D][:D]

Também depende muito da faixa de rodagem onde viessem a bater...

Ainda assim, era mais fácil culpar o carro AZUL, e menos provável culpar o
LARANJA.

Artigo 38.º
Realização da manobra
1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se
certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com
veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura
necessárias à realização da manobra com segurança;
b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí
transitam;
c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa
imediatamente à esquerda iniciou manobra para o
ultrapassar;
d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a
intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um
obstáculo.

Ao passo que quem sai de estacionamento apenas está obrigado a ceder
passagem (nas faixas que vai ocupar/cruzar).

Ou seja, o carro laranja não violou a obrigatoriedade de ceder passagem,
porque o carro cinzento não queria passar (queria o lugar). O único modo
de o carro laranja ser culpado seria no caso de ir para a outra faixa de
rodagem (não observando nesse caso a cedência de passagem a que está
obrigado).

Tudo tiros ao lado.

Ele foi bem explicito a dizer que não viu nenhum carro a sair do estacionamento, logo se tava um carro parado em 2ª fila porque raio havia de ficar parado atrás dele ?

Ficas parado atrás de todos os carros parados em 2ª fila ?

Sê sensato.

O "não viu" não é desculpa.
Chocam 2 carros. Ambos os condutores dizem: "não vi". Achas que as
seguradoras querem saber disso? Existe um código da estrada, quem violar
o disposto no código é culpado. Se violarem os dois, a culpa é repartida.
É tão simples quanto isto. Se tem o campo de visão bloqueado, só tem de
REDOBRAR os cuidados.

A manobra de marcha-atrás é considerada como "perigosa" pela esmagadora maioria das seguradoras. Contudo, como disse (e bem) o Vanquish, desde o incidente até ao apuramento das responsabilidades muitas variáveis têm de ser tidas em consideração na "equação de definição da culpabilidade".

Há uns largos anos fui interveniente num acidente similar (saía de um lugar de estacionamento). Resumidamente, cumpri correctamente todo o procedimento da manobra de marcha-atrás, e colidiram com o meu carro. A minha companhia de seguros informou-me de imediato que eu era culpado. Não satisfeito, recorri, foi ouvida a minha argumentação e ganhei a causa. Posteriormente fiz questão de comunicar à minha seguradora a decisão do tribunal.

É preciso avaliar situação a situação. Ou caso a caso. No meu caso, o modelo utilizado por todas as seguradoras não "colou". Inclusivè a minha seguradora disse-me que era culpado...e veio a perceber-se que estava errada.

No meu entender, o culpado do incidente deste tópico, será quem iniciou a manobra de ultrapassagem. Não quem já tinha iniciado a manobra de marcha-atrás (até porque lhe seria completamente impossível perceber que outro carro estava a iniciar a mesma atrás daquele que aguardava que o lugar ficasse vago).

Cpts.,

O "não viu" não é desculpa.
Chocam 2 carros. Ambos os condutores dizem: "não vi". Achas que as
seguradoras querem saber disso? Existe um código da estrada, quem violar
o disposto no código é culpado. Se violarem os dois, a culpa é repartida.
É tão simples quanto isto. Se tem o campo de visão bloqueado, só tem de
REDOBRAR os cuidados.

Correcto...

Neste situação não me pareceu mesmo que fosse utilizado o "não vi" como desculpa.

Mas onde é que o user, neste caso, carro azul desrespeitou o código ?
Foi por ultrapassar um carro parado em 2ªfila a bloquear a visão tanto de quem saia do estacionamento como de quem vinha na via de forma normal ?

Quantas e quantas situações já te aconteceram na estrada em que tu não viste mesmo que tava ali um carro, ou o passeio, ou seja o que for ?

Last edited:
Back