Smart duvida

Dave

New member
Já a alguns meses adquiri um Smart Fortwo Cabrio CDI.

Queria um carro economico, de utilização versátil, de preço aceitavel e que tivesse a particularidade de ser descapotável.

Sinto-me um cliente satisfeito com a minha opção.
Apenas tenho uma grande duvida ....

Alguém sabe para estes motores qual referência do óleo aconselhada?

Cumprs
Dave

f_oleosm_6109e48.jpg

espero que ajude...[;)]

Como está pouco legível o manual, qualquer sintético de boa qualidade 5W30, 5W40, 5w50 serve.
Se tiver a especificação 229.5 da Mercedes-Benz melhor ainda.
Só não dá para mudar em casa porque não tem bujão no carter![:D]
Só se muda com máquina de aspiração de óleo.
Atenção aos níveis de óleo no motor 0,8 cdi, usar óleos longlife não significa que não consuma o óleo.
Já me apareceram vários carros desses que já nem acusavam óleo na vareta, se tinham 1 litro lá dentro era muito.

Last edited:
Como está pouco legível o manual, qualquer sintético de boa qualidade 5W30, 5W40, 5w50 serve.
Atenção aos níveis de óleo no motor 0,8 cdi, usar óleos longlife não significa que não consuma o óleo.
Já me apareceram vários carros desses que já nem acusavam óleo na vareta, se tinham 1 litro lá dentro era muito.
E 1 litro para esse tamanho de motor não chega??? [:)]

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Realmente ainda não tinha reparado que o carro não tinha bujão no carter [:D]. Apesar de ter uma máquina de aspiração de óleo, não sou muito adepto de realizar as mudanças de óleo dessa maneira, dado nunca se conseguir retirar todo o óleo.

O meu tem o motor 0,8 cdi, e não tem consumido oleo nenhum ... penso que se deve a duas situações:
1ª: Não ando a ''apertar'' com ele, o uso que faço com ele é mais de passeio ...
2º: Pelo que me foi dito pelo mecânico que levei à revisão quando o trouxe da Alemanha, o óleo que ele colocou foi um 10W40, pessoalmente sou mais adepto dos óleos long life, dai a minha pergunta aqui no forum.

Quanto a essa referência 229.5MB, confesso que tenho andado ultimamente atento e não é facil de encontrar. Sabem de alguma marca e especificação de óleo que tenha essa referência?

O carro tem actualmente 53000km's, aos 55000km's vou efectuar a revisão. Alguém sabe os problemas mais comuns neste tipo de carro?

Cumprs

Back