Smart engine chek

Silvaa

New member
Olá

Hoje durante uma volta de fim de semana após 40kms meto o pé ao acelerador e pumb grande barulho (do género de passar de gaz por cima de areia na estrada) e de repente temperatura do veiculo subiu muito andei cerca de 1km e parei em citio seguro pensei que era mesmo areia e fui ver se tinha arranhado algo e como vi a temperatura era melhor parar.

Para meu espanto carro a verter ui vou tentar ligalo nada .....abro o capô ui que sugeria liquido que vai para o radiador expirou para os restantes componentes deveria estar mal fechado pensei eu... abro a tampa desse tal recipiente que vai para o radiado (mas espera lá consegui abrir depois de uma viagem de 40kms ?? deveria ter pressão! será que não foi aquela "areia" que ouvi atrás era o vapor a ter explodido?)

Resumo ligar assistência de viagem.. carro rebocado

Carro no mecânico espero que não seja nada de mais já lhe adicionei o auto congelante mas continua a luz engine chek ligada deve ter de ir a maquina.

Abraço

Abriste a tampa do depósito do anticongelante, mesmo com a temperatura alta? É preciso ter muito cuidado com isso.

Acho que não devias ter andado 1 km com a temperatura nesses parâmetros, já que arriscaste uma reparação dispendiosa.

Quanto ao que te aconteceu, não sei se foi algum tubo do sistema de refrigeração que rompeu, ou se era mesmo a tampa que estava mal apertada. Estiveste a mexer nessa tampa antes?

Abriste a tampa do depósito do anticongelante, mesmo com a temperatura alta? É preciso ter muito cuidado com isso.

Acho que não devias ter andado 1 km com a temperatura nesses parâmetros, já que arriscaste uma reparação dispendiosa.

Quanto ao que te aconteceu, não sei se foi algum tubo do sistema de refrigeração que rompeu, ou se era mesmo a tampa que estava mal apertada. Estiveste a mexer nessa tampa antes?

Olá

Sim abri contudo não tinha pressão o que é estranho certo?

Andei 1km para ficar num lugar mais seguro mas estou arrependido espero que tudo corra bem.

Não mexi nessa tampa antes pois comprei recentemente em 2º mao.

Mas o deposito ficou mesmo com pouco liquido.

Olá

Sim abri contudo não tinha pressão o que é estranho certo?

Andei 1km para ficar num lugar mais seguro mas estou arrependido espero que tudo corra bem.

Não mexi nessa tampa antes pois comprei recentemente em 2º mao.

Mas o deposito ficou mesmo com pouco liquido.

Se não foi pela tampa, o anticongelante teve que sair por algum lado. Espero que não tenha sido pela junta. Também pode ter sido uma rela. Mas o facto de não conseguires ligá-lo não augura nada de bom (desculpa a franqueza), a não ser que seja um mecanismo de segurança do próprio carro, por causa da temperatura.

Se não foi pela tampa, o anticongelante teve que sair por algum lado. Espero que não tenha sido pela junta. Também pode ter sido uma rela. Mas o facto de não conseguires ligá-lo não augura nada de bom (desculpa a franqueza), a não ser que seja um mecanismo de segurança do próprio carro, por causa da temperatura.

Pois não foi numa acelaração que tudo se passou, e senhor do reboque disse que aquilo deve ser erro que tem de ir ao computador tirar o pior que pode ter acontecido era o ter andado aquele 1km e ter estragado a junta da colaça.

p.s: dou a chave ele faz barulho de querer arrancar e nada

Última edição:
Ouviste um barulho e a temperatura subiu, devias encostar o carro (em segurança) logo que possível.
Vês liquido a verter e espalhado pelo motor e mesmo assim vais tentar ligar o carro? [8b]
Barulho, temperatura alta, liquido derramado, não se volta a ligar o motor! Vai para a oficina ver o problema, ligar o carro não vai resolver nada e provavelmente só estás a aumentar a conta! Até pode ser simples (pelo aumento da temperatura não prevejo coisa simples/barata) mas "forçar" pode ser muito pior...

Pelo que descreves parece ser algo no sistema de refrigeração que "rebentou" e perdeu liquido, pode ser um tubo, a tampa do depósito, etc... só vendo é que se pode ter a certeza, desejo-te boa sorte, que não fique caro o problema.[;)]

Ouviste um barulho e a temperatura subiu, devias encostar o carro (em segurança) logo que possível.
Vês liquido a verter e espalhado pelo motor e mesmo assim vais tentar ligar o carro? [8b]
Barulho, temperatura alta, liquido derramado, não se volta a ligar o motor! Vai para a oficina ver o problema, ligar o carro não vai resolver nada e provavelmente só estás a aumentar a conta! Até pode ser simples (pelo aumento da temperatura não prevejo coisa simples/barata) mas "forçar" pode ser muito pior...

Pelo que descreves parece ser algo no sistema de refrigeração que "rebentou" e perdeu liquido, pode ser um tubo, a tampa do depósito, etc... só vendo é que se pode ter a certeza, desejo-te boa sorte, que não fique caro o problema.[;)]

Olá

Obrigado desde já mas o senhor do reboque tambem tentou ligalo.

Foi da refrigeração isso é certo pois ficou sem liquido e a temperatura deu alerta agora o meu medo é o motor tenha ido desta para melhor mas naquele 1km que andei para estacionar em condições e seguro nao notei nada de mais no carro.

Se for mangueiras ou pequenas peças tou como o outro agora se implica levar motor novo...

Obrigado desde já mas o senhor do reboque tambem tentou ligalo.
O único problema que tive no meu Seat Ibiza que comprei novo foi uma vez em andamento aos +/- 8000km's apitou e ligou a luz de motor e do óleo, encostei imediatamente, desliguei o carro e liguei para a assistência da Seat.
Mandaram reboque e o senhor insistiu em ligar o carro, a centralina por protecção não ligou o motor em 3 tentativas mas depois deve ter "desistido" e lá ligou o motor. O sr. pediu para acelerar, eu revirava os olhos (e pensava, partes alguma coisa quem vai pagar é a Seat que se lixe) e ele "mais, mais..." ao que lhe disse "assim chega". Diagnóstico dele pelo apertar das tubagens, MAF avariada. O carro queixou-se de motor e óleo, tinha 8000km's e ele ao apertar as tubagens da admissão sai-se com esta pérola! apr:) Para ajudar à credibilidade o sr. viu o nível do óleo 3 vezes de todas elas deixou a vareta cair no chão de terra! [;)]
Como nós os srs. dos reboques podem saber muito, pouco ou às vezes nada! Com o evoluir dos carros e da idade dos srs. acho que a coisa está ficar pior para eles.

O único problema que tive no meu Seat Ibiza que comprei novo foi uma vez em andamento aos +/- 8000km's apitou e ligou a luz de motor e do óleo, encostei imediatamente, desliguei o carro e liguei para a assistência da Seat.
Mandaram reboque e o senhor insistiu em ligar o carro, a centralina por protecção não ligou o motor em 3 tentativas mas depois deve ter "desistido" e lá ligou o motor. O sr. pediu para acelerar, eu revirava os olhos (e pensava, partes alguma coisa quem vai pagar é a Seat que se lixe) e ele "mais, mais..." ao que lhe disse "assim chega". Diagnóstico dele pelo apertar das tubagens, MAF avariada. O carro queixou-se de motor e óleo, tinha 8000km's e ele ao apertar as tubagens da admissão sai-se com esta pérola! apr:) Para ajudar à credibilidade o sr. viu o nível do óleo 3 vezes de todas elas deixou a vareta cair no chão de terra! [;)]
Como nós os srs. dos reboques podem saber muito, pouco ou às vezes nada! Com o evoluir dos carros e da idade dos srs. acho que a coisa está ficar pior para eles.

Logo que nao tenha sido o motor a ir pelo...

[TABLE="class: legende, width: 100%"]
[TR]
[TD="align: left"]
mbsymb1b_inv_003b.png

A luz de advertência amarela do diagnóstico do motor acende-se ao ligar a ignição.
[/TD]
[TD="align: left"]A luz de controlo apaga-se depois do arranque do motor ou passados dez segundos, se o sistema electrónico do motor estiver sem falhas.

[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="align: left"]
mbsymb1b_inv_003b.png

A luz de advertência amarela do diagnóstico do motor acende-se durante a viagem.
[/TD]
[TD="align: left"]Pode existir uma avaria.
nav_left_grey.gif

Dirija-se imediatamente a uma oficina qualificada, p. ex., um centro de serviços smart.

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Eesta no mecanico

Limpou o erro mas diz ele que correia da valvula de pressão e do ar condicionado foi a vida e mais umas coisas acha estranho é não pegar.

Já perceberam por onde perdeu o anticongelante e o porquê disso? E já viram se há consequências do aquecimento?
OláAinda não falei pessoalmente com o mecânico apenas me manteve informado de algumas coisas...Que a correia da válvula de pressão ficou desfeita e ao andar destruiu a própria válvula ou seja correia e válvula tem de ser novas..Notou também que para mexer na correia da válvula de pressão iria ter de tirar a correia do ar condicionado por isso aproveitou e vai meter as duas novas.Vai sangrar o carro e vamos ver se ele pega.Nas revisões de manutenção da samrt eles a quantos kms mudam a correia da válvula de pressão?

Voltar
Superior