Smart? sim ou não.....

Desta vez vou discordar de ti porque ando num quase todos os dias e mudei um bocado de opinião face ao mesmo!
1. concordo inteiramente que estão sobrevalorizados;
2. Consomem menos que um Clio, tirando talvez em AE. O que ando faz médias à volta dos 3,5 e o Clio que havia lá por casa bebia cerca de 1 l a mais;
3. A caixa é algo lenta, mas existe a hipótese de ter modo manual. O conforto, para mim, é aceitável e faço muitos km's com um;
4. A manutenção não é muito cara fora da marca. Há uma promoção na marca em que óleo e filtro ficam por menos de 70 Euros. Cá fora, nem isso. Há pouco tempo para mudar uma lampada (à minha frente) cobraram 15€, lampada incluida, mas o acesso é mesmo bera;
5. Tem mala sim, apesar de não ter cobertura de origem. Ainda ontem carregou 4 sacos de adubo (25 kg cada) e sobrava espaço.

Se preferia um comercial? Provavelmente sim, mas o Smart tem muitas virtudes. Se o guito desse um IQ era uma boa alternativa, tipo este:
Toyota iQ 1.4 D-4D EP + Navi + Bluetooth, € 11.800, Braga - Standvirtual

Já para o Toyota iQ ia muito mais facilmente que para o Smart. É pequeno e prático para andar em ambientes citadinos, para manaboras e estacionamentos, e mesmo contando q só os bancos da frente são de jeito, sempre há mais espaço para tralha!

Depende do pé, mas um Clio faz bem os 4L/100, o que eu acho que valha a pena por 0,5L vá 1L a mais onde tudo o resto vale a pena.

Eu não digo que o Clio não seja melhor, na minha opinião é. Mas que tinha um Fortwo de 2001 que fazia 3,5L tinha.
Se nos cingirmos apenas aos níveis de consumo, é melhor.
E sou um bocado céptico em relação ao Clio que faça 4L, atirava mais para os 5. É uma diferença de 1,5L, quanto a justificar-se essa diferença ganha mais em ter o Clio a gastar isso.

obrigado pelas opiniões.
carros como panda, iQ e afins estão fora de questão(só gosto do fiat 500 e nas versões mais caras), simplesmente falei no smart, não por ser pequeno e para estacionar, mas sim por ser economico e achar aguma graça ao conceito do carro. mas prefiro sem duvida um "carro" que um smart.
gpl é boa opção, mas não tenho postos perto de casa.......

Hoje levei uma ratada dum Smart. O sacana ia com toda a certeza a mais de 170km/h...
Eu ia a 150Km e quase e qd o vi, parecia um bala.[:blush:]

Como é possivel? Esses carro não tinham uma vel max de 140 por limitação de centralina?

Hoje levei uma ratada dum Smart. O sacana ia com toda a certeza a mais de 170km/h...

Como é possivel? Esses carro não tinham uma vel max de 140 por limitação de centralina?
Supostamente sim, embora eu nunca tenha tentado atingir essa velocidade sequer. [:D]

Talvez fosse um brabus kitado ou coisa parecida.

Por gosto pessoal, nunca iria para um Smart.Por pensamento racional, a mesma coisa[:D] acho que não vale o que oferece, e é demasiado pequeno, para certas coisas pode ser uma vantagem, mas mesmo assim não acho que valha a pena, ainda para mais com o orçamento que tens, há melhor.Tens Puntos, Bravos 1.6M.Jet(para mim a melhor escolha) Clio 1.5DCI já dos mais recentes, Megane(anterior) 1.5DCI...Fiat Bravo 1.6 M-Jet 16V 105Cv , € 9.990, Lisboa/Alfragide - Standvirtual por exemplo...
Este bravo seria a minha opção sem duvida [;)]

Se não estou em erro, o modelo antigo estava limitado a 135, o novo a 145, e o brabus a 155

Mas é velocidade real, de ponteiro deve dar um pouco mais.

De qualquer maneira, está limitado por alguma razão - curta distancia entre eixos.

Eu é que não ia a 170 nesse carro!

houve uma altura que dada a minha vida pensei em adquirir um smart.
ate ao momento em que fui experimentar um. o SPV disse quase tudo:

positivo: espaço necessário para estacionar
consumo baixo: 3 a 5 litros

negativo:
a) sao caros para o que sao. faz lembrar a roupa das moças, quanto mais curta mais cara.
b) sente-se a estrada no rabo, nao é minimamente confortavel e tambem nao tem nenhum comportamento dinamico. ora se tivesse um em prol do outro ainda podia cativar alguem
c) acelerar e ver os medios/maximos a levantarem no carro da frente deu-me para rir,
d) a caixa é estupida. estupida no sentido de ser burra. a descer a avenida a chover o que é que o smart faz? passa da 3ª para a 4ª! ah valente, o crash é uma coisa que nao me assiste diz ele lol! claro que podemos passar para sequencial mas o objectivo da caixa auto é precisamente nao termo nos que preocupar com isso.
e) ainda tive alguma esperança que fosse bem insonorizado mas ouve se demais o barulho do motor
f) vel. max 140? ah ok, isto abana a essas velocidades nao foi feito para isso, mas confesso que estava a espera de melhor estabilidade
g) 2 lugares é relativo. garantidamente que nao vem a sogra neste carro.

o C1, Aygo etc, maquinas de costura, acabam por ser melhores em tudo (nao é que sejam bons mas..)
motor: mesmo o mais manco da mais de 140.
o consumo esta na mesma casa (a pender para um pouco mais claro)
é mais confortavel e mais dinamico que o smart (no geral é pessimo lol)
custa menos
leva mais pessoas, e mesmo que sejam so 2 a transportar tem bagageira
acelera-se e nao se encadeiam os avioes que estao a aterrar na portela
a manutencao parece ser mais barata

o que é que eu comprei perguntam voces? NADA. lol. depois a minha vida mudou e deixei de ter essa necessidade para um carro de cidade.

10.000eur é MUUUUITO DINHEIRO. Dá para comprar um automovel.

Última edição:
Não gosto de smarts, por isso o que eu disser já é parcimonioso.
Pensa só que o carro poderá que fazer umas viagens mais longas em AE...
A 120 os consumos sobem imenso e não compensa e depois a segurança...

170km/h no smart? O gajo devia de estar a preparar-se pra levantar voo!!! (bastava uma corrente de ar lateral a 40km/h e lá ia ele...)

Mas ia mesmo. Tenho a certeza absoluta que ia a uma velocidade assim pois se eu ia a 150 ( com cruise controlo) e vi o gajo a passar por mim a alta velocidade teria necessariamente que ser , no mínimo 170 ( descontando o erro do meu velocímetro que deve andar nos 10kmh o smarte ia a mais de 150 reais sem margem de dúvidas). ...:sh)
E não me pareceu ser um modelo desportivo mas só lhe vi a traseira...

Mas ia mesmo. Tenho a certeza absoluta que ia a uma velocidade assim pois se eu ia a 150 ( com cruise controlo) e vi o gajo a passar por mim a alta velocidade teria necessariamente que ser , no mínimo 170 ( descontando o erro do meu velocímetro que deve andar nos 10kmh o smarte ia a mais de 150 reais sem margem de dúvidas). ...:sh) E não me pareceu ser um modelo desportivo mas só lhe vi a traseira...
Só te digo uma coisa o gajo desse Smart tinha os ditos cujos bem lá no sitio [;)]

Eu acho, e é a minha opinião, que estão a ser demasiado severos com os smarts.
A única coisa que é verdadeiramente má, especialmente na primeira fase, é a caixa. E mesmo assim com os kms vamos conseguindo melhorar as passagens. Insegurança em AE nunca senti, é óbvio que não é um S5. Anda bem em qualquer versão. Tem muito mais espaço, nos dois lugares, que qualquer C1 ou segmento A com a excepção do Panda. A mala é suficiente para as compras da semana, para levar um trolley ou mala de fim de semana, PC e um saco. O consumo podia ser melhor, mas anda ligeiramente abaixo dos outros. O conforto é mau é verdade, fruto do teste do Alce e da curta distância entre eixos, mas mesmo assim nesta 2ª geração é bem melhor.
Se é caro, pois é. Não compram apenas o carro, compram o conceito, o estilo e durante anos não houve nenhum segmento A (hoje há o 500 e também caro) que transmita estilo como este tanto é conduzido por quem não tem dinheiro para mais, pelo/a jovem de 18 anos, pela ascendente a tia, pela pessoa que quer um carro para andar na cidade, pela avó que quer um carro com caixa auto para andar na cidade, etc, logo compras o conceito de mobilidade, e isso meus amigos, só iq chega perto, com o hábito aquilo estaciona-se onde outros não cabem.

Eu acho, e é a minha opinião, que estão a ser demasiado severos com os smarts.A única coisa que é verdadeiramente má, especialmente na primeira fase, é a caixa. E mesmo assim com os kms vamos conseguindo melhorar as passagens. Insegurança em AE nunca senti, é óbvio que não é um S5. Anda bem em qualquer versão. Tem muito mais espaço, nos dois lugares, que qualquer C1 ou segmento A com a excepção do Panda. A mala é suficiente para as compras da semana, para levar um trolley ou mala de fim de semana, PC e um saco. O consumo podia ser melhor, mas anda ligeiramente abaixo dos outros. O conforto é mau é verdade, fruto do teste do Alce e da curta distância entre eixos, mas mesmo assim nesta 2ª geração é bem melhor.Se é caro, pois é. Não compram apenas o carro, compram o conceito, o estilo e durante anos não houve nenhum segmento A (hoje há o 500 e também caro) que transmita estilo como este tanto é conduzido por quem não tem dinheiro para mais, pelo/a jovem de 18 anos, pela ascendente a tia, pela pessoa que quer um carro para andar na cidade, pela avó que quer um carro com caixa auto para andar na cidade, etc, logo compras o conceito de mobilidade, e isso meus amigos, só iq chega perto, com o hábito aquilo estaciona-se onde outros não cabem.
Até pode ser assim, mas 10000€?? Eu nem pensava duas vezes e preferia dá-los por um fiat bravo como já foi aqui exposto do que por um smart. No entanto vai da pretensão de cada um... [;)]

Eu acho, e é a minha opinião, que estão a ser demasiado severos com os smarts.
A única coisa que é verdadeiramente má, especialmente na primeira fase, é a caixa. E mesmo assim com os kms vamos conseguindo melhorar as passagens. Insegurança em AE nunca senti, é óbvio que não é um S5. Anda bem em qualquer versão. Tem muito mais espaço, nos dois lugares, que qualquer C1 ou segmento A com a excepção do Panda. A mala é suficiente para as compras da semana, para levar um trolley ou mala de fim de semana, PC e um saco. O consumo podia ser melhor, mas anda ligeiramente abaixo dos outros. O conforto é mau é verdade, fruto do teste do Alce e da curta distância entre eixos, mas mesmo assim nesta 2ª geração é bem melhor.
Se é caro, pois é. Não compram apenas o carro, compram o conceito, o estilo e durante anos não houve nenhum segmento A (hoje há o 500 e também caro) que transmita estilo como este tanto é conduzido por quem não tem dinheiro para mais, pelo/a jovem de 18 anos, pela ascendente a tia, pela pessoa que quer um carro para andar na cidade, pela avó que quer um carro com caixa auto para andar na cidade, etc, logo compras o conceito de mobilidade, e isso meus amigos, só iq chega perto, com o hábito aquilo estaciona-se onde outros não cabem.

Acho que disseste tudo. Claro que com o aprimorar do tempo e das geracoes vai ficando melhor.. mas vai ficando MAIOR! uma das coisas boas era precisamente o tamanho do smart, que actualmente ja esta bem maior.
E no final ganha o.. PANDA! Viva o pandeco!

Até pode ser assim, mas 10000€?? Eu nem pensava duas vezes e preferia dá-los por um fiat bravo como já foi aqui exposto do que por um smart. No entanto vai da pretensão de cada um... [;)]

Isso é uma escolha de cada um.
Tive quase um adquirido, porque simplesmente achava que o smart à altura se identificava melhor comigo e com o que necessitava que qualquer segmento B ou C. Atenção que há aqui um fenómeno, os smarts sempre tiveram valores altos, mas neste momento que os carros estão a cair imenso de valor os smarts continuam cair menos, há 6 anos eu não comprava um segmento B com 3 anos pelo preço de um smart.

Acho que disseste tudo. Claro que com o aprimorar do tempo e das geracoes vai ficando melhor.. mas vai ficando MAIOR! uma das coisas boas era precisamente o tamanho do smart, que actualmente ja esta bem maior.
E no final ganha o.. PANDA! Viva o pandeco!

Mas sabes o que é curioso, eu que sou um grande fan da racionalidade do Panda e o recomendo a "N" pessoas...
Ninguém o compra, acham-no sem graça, e nisso o smart dá 30 a zero.

Voltar
Superior