EscapeLivre
Well-known member
Em Eng. Mec. talvez o mais utilizado seja o solidworks
Cheguei a fazer assistências técnicas a um cliente que utilizava esse Solid Works. Brutal aquilo, mesmo eu não sendo entendido nesse tipo de programas.
Em Eng. Mec. talvez o mais utilizado seja o solidworks
BeAnywhere , TeamViewer, LogMeIn
Microsoft Office ( em especial o Outlook )
PHC.
Não tenho razão de queixa de nenhum deles, à excepção do PHC. Que nojo de Software.
O que está errado em relação ao PHC do teu ponto de vista?
à excepção do PHC. Que nojo de Software.
Tudo..
Possivelmente o melhor ERP nacional... só.[]
O problema é se estiver mal parametrizado e optimizado, mas isso é com qq software.
Não ajuda muito []
Mas como já foi dito...tanta coisa que pode contribuir para isso. Antes de mais se calhar com a formação e a explicação a quem utiliza...para que é que o deve utilizar e para que é que serve.
Sei bem como estas coisas funcionam. Infelizmente os nossos empresários são empresários de mercearia.
Sim é verdade, e conforme expliquei acima, eu posso não ser compatível com o programa mas se calhar também tive azar. Sou técnico de informática há 2 anos, com formação na àrea, e há 14 anos que lido com vários tipos de programas. Claro que sou um junior comparado com alguns aqui do fórum né, mas, após ter mexido em vários softwares, este foi o que menos gostei.
E aqui não falo em softwares de uma área específica mas sim no geral , em relação a ser intuitivo e etc.
Não sou técnico de informática e apesar de já ter trabalhado com o user interface e usabilidade geral, não é o que mais importa num ERP. Um ERP nunca vai ser aquilo que queres...não é essa a intenção.
É o mesmo que quereres que um carro seja um excelente cruiser de AE (confortável, pesadão) e ágil para uma serra...impossível.
Se o ERP é simples, intuitivo e rápido de parametrizar...é porque não tem opções nenhumas, funcionalidades básicas, e portanto flexibilidade 0, adequabilidade ao mercado pequena, etc e tal.
O que queres é um sw desenvolvido à medida para servir como o teu ERP. Também o há. Mas há que pagar valentemente. Quando se fala em SAP, Sage, Nav, PHC...falamos de SWs flexiveis e que têm de se adaptar a 80% dos processos de negócio tipicos...para faltar os restantes 20% de parametrização ou mais à frente programação do implementador.
Hmm thanks pela explicação.
De referir antes de mais, que eu sou técnico de informática mas a nível de manutenção e reparação de pc's , redes, etc. Portanto não sou grande avaliador de softwares do género do PHC.
O que dizes faz sentido. Na " minha " ex empresa, o PHC era utilizado por todos. Ora eu tinha pilhas de opções que não me faziam falta e não tendo eu conhecimentos de contabilidade e etc, não percebia metade dos termos. Mas mesmo na minha área do PHC que eu usava, nunca me pareceu intuitivo mas é como dizes, era feito á maneira deles e não à minha. Ou seja, faz sentido essa explicação do carro de AE e carro de montanha.
E o PHC FX, conheces?
Conheço bemEstá mais do lado da simplicidade e baixa curva de aprendizagem, do que do lado da maior flexibilidade e cobertura de necessidades/processos. Há outros concorrentes e será o futuro, seja da PHC como do mercado de ERPs em geral - o online, tudo na cloud - fala-se há anos, mas só agora nos últimos 1, 2 anos é que está a explodir. O problema do FX é o problema de qualquer ERP novo...está verde.
Quanto à ex empresa - lá está o que o Pastis falava - má parametrização, neste caso por puro desleixo. É das coisas básicas fazer um perfil de utilizador, seja por impedir o acesso a certas funcionalidades seja por retirar opções, campos, etc. para facilitar a utilização diária.
Dependendo da gama do PHC podes ir ao limite de desenhar e conceber todos os ecrãs por utilizador conforme lhe der mais jeito para trabalhar - mas isto custa dinheiro de consultoria []
Se fazias a parte de assistência, provavelmente utilizando bastante o módulo de assistência técnica (caso não saibas, o PHC nasceu precisamente aí e aí é muito bom), não tens que ter opções de contabilidade. Se calhar nem a parte de gestão comercial já que nem facturarás, por exemplo.
Num ERP, seja ele qual for, o grande segredo está no projecto. Não no próprio ERP, pois este deverá ser bom o suficiente para cobrir e adaptar-se a tudo conforme o cliente queira.