Solavancos a frio

D12

New member
Mais um Inverno e já começa a lenga lenga.

Agora com o frio e a humidade o carro anda-me aos solavancos enquanto o motor não aquece.

Quando acontece e sintomas com o motor a frio:

- Quando fica muitas horas sem trabalhar.
- ralenti muito instável, mesmo puxando o ar (é manual ainda) inclusive vai abaixo frequentemente.
- Solavancos em andamento com o motor frio.
- Em baixas / médias por vezes desenvolve mal, em certas situações quase que tenho que pressionar o pedal a fundo.

Com o motor já dentro da temperatura de serviço:

- 0 problemas, trabalha formidavelmente bem.

Carro em questão é um Fiat Tipo 1.4 de 89 (carburador) ainda com o motor de origem com quase 200 mil km

Sugestões?

Última edição:
Não tens uma valvula na tampa do filtro de ar para moveres a puxada de ar para a posição Inverno/Verão?

O Uno e o Corsa A são dois carros onde me lembro de ver isso. No corsa A era assim:

SAM_0263.jpg

Bem-vindo ao mundo dos carros a carburador. É deixar o "ar" ligado até veres que responde melhor. No meu, desligo quando a temperatura passa do primeiro traço.

Renault 19 1.4

Não tens uma valvula na tampa do filtro de ar para moveres a puxada de ar para a posição Inverno/Verão?

O Uno e o Corsa A são dois carros onde me lembro de ver isso. No corsa A era assim:

Não me parece que tenha essa opção.

Mas quando for ao carro já confirmo.

Bem-vindo ao mundo dos carros a carburador. É deixar o "ar" ligado até veres que responde melhor. No meu, desligo quando a temperatura passa do primeiro traço.

Renault 19 1.4

Mas é normal acontecer? :sh)

Eu puxo o ar sempre que sinto que é necessário, de manha então é um must depois de ter estado a noite toda parado, mas mesmo assim por vezes tornasse inútil, pois continua a ir abaixo se não andar ali a jogar com o acelerador ao mesmo tempo (isto ao ralenti) em andamento até ver não costuma ir abaixo.

Última edição:
Sim é normal e requer habituação. Com o tempo mais frio, é certinho.

Alguns modelos podiam trazer instruções do tipo:
- com motor desligado, acelerar a fundo 2 vezes
- puxar o "ar"
- esperar 30 segundos
- ligar a ignição
- reduzir o ar para baixar rotação até às 1500rpms
- manter ligado até temperatura X

Eu a pensar que se devia a alguma falha mecânica e que poderia eventualmente ver livre dos solavancos.. [s)]

Podes-me explicar o porquê de isto acontecer nos carros a carburador?

E já agora que me aconselhas

Esperar ao ralenti que o motor aqueça minimamente, ou aguentar os solavancos e seguir viagem assim que ligo o motor?

Última edição:
isso requer é prática e é normal em todos os carros dessa era com carburador, portanto o problema não está no carro, mas sim no dono...

esse motores fire da Fiat são mesmo assim, até aquecerem, não vale apena tentares ir a esgalhar para andar mais depressa que é mesmo isso que acontece parece a choca velha...

se fazes percursos curtos em que o carro 1º que aqueça, só tens mesmo uma solução, ter paciência, ou então juntar uns aereos para um carro mais recente...

Jogar com o "ar" até teres o carro suave ao arrancar. Normalmente estou parado 1 minuto e arranco a baixas rotações. Se por algum motivo tiver que pisar a fundo, já sei o que me espera [:D]

Se antes a quente como relatei o carro portava-se lindamente, agora nestes últimos 2 dias até a quente sofro de pushbacks seja a que velocidade for e desenvolve mal em baixas.

Ideias do que possa originar isto estando já o motor a trabalhar há temperatura de serviço?

Update: Agora há noite já nem pegou, rodava mas pegar está quieto.

Última edição:
Substitui-lhe a tampa do distribuidor.. problem solved.

Mas não deixa de ser curioso já o ano passado levou tampa nova e foi por isso que desta vez lembrei-me logo de a substituir.

Deve haver qualquer coisa que anda a dar cabo das tampas.. digo eu :confused:

Mas enfim, dei agora uma voltinha com ele e o relant estái estável e os pushbacks desapareceram por completo.

Última edição:
A solução é simples: andas com o ar puxado até veres que o carro está minimamente quente.
Assim já não deve andar aos solavancos.

Lá simples é, mas não é solução pois andava com o 'ar' puxado e os solavancos continuavam.

Mas como referi em cima, mudei-lhe a tampa do distribuidor e acabou-se os solavancos.. até ver.

mas a que tiraste estava estragada? não terá verdete por apanhar humidade?

Tirei-a e limpei, voltei a colocar e continuava a não pegar.

Como já tinha acontecido o mesmo o ano passado e a peça é relativamente barata (12/13€) resolvi experimentar colocar uma nova.

Foi remédio santo.

Já encomendei outra para ficar como suplente [:D]

Agora se me perguntas se é normal ou se há algo a estragar as tampas.. não sei. Mas se a solução passa por gastar esses 12 ou 13€ por ano numa tampa nova.. não me chateia muito.

Voltar
Superior