Solidão

Acabei por me sentir um pouco idiota, em relação ao post... Eu consigo perceber o que dizes quando escreves sobre esses temas, e talvez a necessidade que tens em discutir sobre eles.
Mas a minha intenção, foi apenas de preocupação, porque achei que esses podiam influenciar a tua forma de estar na vida, pela quantidade de tópicos que na minha perspectiva estão muito ligados, mas isso fui eu que pensei e o Nephilim talvez o pensou da mesma forma...

Mas isso não quer dizer que não goste de ler os teus tópicos.
Por isso vou esperar pelo tópico das natas, porque gosto mais de natas do que da solidão...[:D]

Acabei por me sentir um pouco idiota, em relação ao post... Eu consigo perceber o que dizes quando escreves sobre esses temas, e talvez a necessidade que tens em discutir sobre eles.
Mas a minha intenção, foi apenas de preocupação, porque achei que esses podiam influenciar a tua forma de estar na vida, pela quantidade de tópicos que na minha perspectiva estão muito ligados, mas isso fui eu que pensei e o Nephilim talvez o pensou da mesma forma...

Mas isso não quer dizer que não goste de ler os teus tópicos.
Por isso vou esperar pelo tópico das natas, porque gosto mais de natas do que da solidão...[:D]
Ora essa, estamos aqui para discutir, abordar, falar e dar os nossos pontos de vista. Gosto de abordar temas que fujam um bocado da compreenção humana, naturalmente como tudo, e a mim também me toca e fico sensibilizado mas não considero que afecte a minha maneira de ser e forma de estar, pelo contrário, faz-me adquirir mais conhecimento e evolução cultural, que acho necessário a todos nós. Sempre compreendi os vossos pontos de vista e concordo que existem condições que mexem conosco, e naturalmente pelo que passei me mostre e aflore a minha sensibilidade, sobre muitos temas. De certo modo é, e serve, como uma forma e uma terapia, desbafar sobre o que pensamos e temos a declarar...:)
Como já o Nephilim e eu chegámos uma vez a discutir, em eu abordar as coisas por um lado mais positivo, concordo com o que ele diz, mas também sou um bocado contrário, não ao negativismo, mas a situações a que temos de ser realistas a que nos confrontamo-nos.
Fica prometido um dia prometo adoçar a boca a muita gente...[:p][:D]
Obrigado por seres uma minha atenta espectadora do que gosto de exprimir e mais que uma solidão, é um transformar num acto solidário falarmos, comprometermos-nos e aceitar as ideias dos outros. :)

Última edição:
Por mais que deliberemos sobre a temática a verdade é que nunca estamos bem como estamos.

Eu tenho a vida tão preenchida que o que mais quero por vezes é tempo pra mim, mas não lhe chamaria solidão. (Alone quality time [:D])

Mas também tenho a certeza que um dia vou sentir falta de toda esta agitação e stress.

Reservar um tempo para nós é essencial, poder e saber com aproveitá-lo, não caindo na solidão extrema que pode ter nefastas consequências.
Olho para o seguinte quadro e denoto que actualmente somos seres mais solitários na inserção de um mundo social.
Considero que é muito bom preservar os nossos momentos mas interacção com as pessoas deverá permanecer, não caindo no isolamento profundo.[;)]

loneliness_by_sweet_lovely_death.jpg
"Jamais se desespere no meio das mais sombrias aflições da tua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."

Nunca nos sentimos tão acompanhados como nos dias de hoje. Somos muitos e existem numerosos lugares onde encontramos imensa gente. Existe a televisão e a internet, os chats, redes de amigos na net, associações, clubes e ajuntamentos diversos que deveriam contribuir para que a solidão estivesse em vias de extinção. Mas curiosamente o que se passa é precisamente o contrário: as pessoas sentem-se cada vez mais sós. E porquê? Porque será que o nosso maior medo é o de estarmos/ficarmos sozinhos?

É na beleza das palavras de Chico Buarque que encontro a melhor explicação para a solidão.
Eu não sei se vivi 10 mil dias ou 1 dia 10 mil vezes!
Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo.
ISTO É CARÊNCIA.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar.
ISTO É SAUDADE.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos.
ISTO É EQUILÍBRIO.

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida.
ISTO É UM PRINCÍPIO DA NATUREZA.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
ISTO É CIRCUNSTÂNCIA.

Solidão é muito mais do que isto.

SOLIDÃO É QUANDO NÓS NOS PERDEMOS DE NÓS MESMOS E PROCURAMOS EM VÃO PELA NOSSA ALMA.

(Francisco Buarque de Holanda).

Sem palavras para ajudar e confortar quem se sente assim, presentemente apenas posso oferecer a minha compreensão e companhia, querendo que saibam que estarei aqui se precisarem de uma palavra amiga. No fundo, a única coisa que posso dar.

Por mais que deliberemos sobre a temática a verdade é que nunca estamos bem como estamos.

Eu tenho a vida tão preenchida que o que mais quero por vezes é tempo pra mim, mas não lhe chamaria solidão. (Alone quality time [:D])

Mas também tenho a certeza que um dia vou sentir falta de toda esta agitação e stress.

A vida deu-me uma volta tão grande, que este meu POst é agora absurdamente irónico

:sh):(

é um grande "FAIL!!!!!!" esta thread

Neste tema de solidão, não se abordaram até aqui os pontos que realmente estruturam/que o constituem (constroem)

Também
Foi referido "Fernando Pessoa" é grande... "FAIL!" Está no nome... "Pessoa"
Ser uma PESSOA é ser uma PERSONAlidade, é uma limitação e definição, sua vida e obra são bem espelho disso. Ele foi DEUS na sua propria VIDA.

Ser uma personalide é visto como Vida. Mas a grande Ilusão é que VIDA é Tudo e mais alguma coisa que as construções mentais como PERSONALIDADE não definem.

VIDA é indefinição e completa descontragimento da expressão de SER. Qualquer SER.

VIDA É expressão no contexto de igualdade. Todos os seres são providos Dela, sob a forma de respiração, e accão fisica pro exemplo.

Aquilo que se chama "Realmente Viver" é uma "mentira real" porque como é possivel que o que se quer fazer para viver, esteja dependente de outros?
A personalidade implica expressão em dependencia -- da percepção de que os outros recebem uma imagem que é por nós projectada -- como sendo algo que é previamente tambem definido como "bom ou mau" relativamente ainda a ideais pre estabelecidos na sociedade pelos que antes de mim "viveram", sobre o que provoca melhores ou piores sentimentos.

E os sentimentos por si só são "polares", curioso, á sempre bom e maus. Não é algo estável e eterno. É apenas energia,,, e como todos sabem, energia comsome.se gasta-se e não é duraroura nem igualmente distribuida por todos (*)

No meio desta cegueira, os SERes (humanos) percepcionam-se como estando a viver uma vida real... (de coisas que sao na verdade são impossiveis e limitadas) em livre arbitrio.

Mais... o que do livre arbitrio deriva, é somente "abuso". Abuso na medida em que é uma concentração de energia temporária para proveito de alguns apenas.

Dai que para alguns viverem uma vida de personalidade estabelecidos como "bem", "POSITIVAMENTE" , relativamente a outros... (o que é por si só, um SISTEMA de polaridade) vai criar automaticamente uma polaridade oposta da qual abdicamos total e completa responsabilidade. (isto existe na cegueira, é claro). "Não nos julgamos responsaveis pela miséria dos outros."

Inevitavelmente, no mundo em que vivemos, para haver seres que abusam de existencia dessa forma, obriga a que hajam outros que sejam abusados.

Esse abuso manifesta-se no mundo fisico das mais variadas formas.

A solidão é uma delas. Em que -- outro grande chavão que falta olhar para abordar a palavra solidão honestamente -- e que "a" precede -- é a palavra "MEDO".

Para acessar completamente o tema, deve se questionar a existencia em termos de:
"O que leva a certos seres isolarem-se?"
"Porque O proposito de ter medo da solidão?" <-- personalidade aqui entra aqui como factor determinante.

Não será uma crença de personalidade acreditar em que "todos os seres humanos tem direito á nao-solidão?"

Porque temer a solidão? Quais sao os pontos dos quais me estou a colocar em dependencia e submissão face a algo fora de mim, que, provocam que em mim se crie o sentimento de MEDO da solidão?

Porque estou (estamos) a julgar a solidão? Não será porque me julguei na realidade a mim mesmo, e á sociwdade que me rodeia, em termos do valor que me dou face ao estado de ser denominado de "solidão" , e estabeleci a minha existencia em polaridade, em que há sempre um estado de ser ideal de estar o qual - nao propriamente tem em conta o que é realmente real na fisicalidade dos humanos = seu corpo na verdade com as suas necessidades reais iguais e nao apenas a sua imagem?

concluindo...

desconstruindo por ordem reversa o "constructo" solidão:

SOLIDÃO (sentimento negativo - caso ultimo de, consequencia de... ) <- MEDO

MEDO (sentimento negativo - provoca fuga e afastamento - o proprio ser aceita o medo e socumbe a ele. consequencia de ...) <- PERCEPÇÕES DE POLARIDADE

PERCEPÇÕES DE POLARIDADE ("é melhor assim, é melhor assado" = aceitações decorrentes de percepções de acções de livre arbitrio de alguem que viveu antes de mim" em que o ser aceita o abuso de energia (os sentimentos positivos) e com ele faz cria ideias globais focados em sentimentos apenas (evitando sempre ter em noção de completa igualdade entre todos os seres humanos animais para alem de sentimentos etc...) ... consequencia de ) <- aceitação de PERSONALIDADE

PERSONALIDADE (sentimento positivo - tudo de positivo - tudo de superior - como ideal de como um ser humano se pode projectado "como imagem", perante os outros, baseado em fotos, baseado na imagem que os outros podem ou nao receber de um ourto ser, como sendo superior em algo, (capacidade de sentir sentimentos positivos) mesmo se isso ignora factores determinantes de se algo pode ser existir/ser REAL ou nao... na medida em que ... é real apenas se é universal e possivel para todos!!!)

é tudo uma ilusão... e uam ilusão que
é aceite por todos que todos tem direito a expressar- Expressar a sua personalidade ignorando que --- personalidade implica uma superioridade em julgamentos dos seres em que inevitávelmente uns são mais "aceitaveis" que os outros. e portanto isso não é possivel ser igual para todos. LOL

o proprio ser que está na solidão aceita isso por autovitimização para tambem no ambito de personalidade, se identificar como "sendo algo que é notavel".(mas issno neste contexto é secundário)
"os que nao estão sozinhos" tambem criam esse abuso, por aceitação da polaridade oposta.
valorizar mais o "ter companhia" e faze-lo "exclusivamente", na medida em que ... "dadas as condicionantes que determinam se alguem é aceite estar juntos de outros ou nao" uns podem ter companhia e tem mais valor que os outros... e os outros não.

Palavra a interjectar aqui é "Estilo".
Tem tudo muito a haver com estilo o problema da solução de alguns.
Estilo é apenas fotografia. Imagem dos corpos de acordo com "ideiais" de estética e beleza que não podem ser atribuidos positivamente a todos os seres que existem. o que por sua vez, define PERSONALIDADE.

os "SERES..." "que existem",.. é apenas o que é real nessa equação toda. Porque é o que, como se pode verificar, é o que é comum a todos.

é um grande "FAIL!!!!!!" esta thread

Neste tema de solidão, não se abordaram até aqui os pontos que realmente estruturam/que o constituem (constroem)

Também
Foi referido "Fernando Pessoa" é grande... "FAIL!" Está no nome... "Pessoa"
Ser uma PESSOA é ser uma PERSONAlidade, é uma limitação e definição, sua vida e obra são bem espelho disso. Ele foi DEUS na sua propria VIDA.

Ser uma personalide é visto como Vida. Mas a grande Ilusão é que VIDA é Tudo e mais alguma coisa que as construções mentais como PERSONALIDADE não definem.

VIDA é indefinição e completa descontragimento da expressão de SER. Qualquer SER.

VIDA É expressão no contexto de igualdade. Todos os seres são providos Dela, sob a forma de respiração, e accão fisica pro exemplo.

Aquilo que se chama "Realmente Viver" é uma "mentira real" porque como é possivel que o que se quer fazer para viver, esteja dependente de outros?
A personalidade implica expressão em dependencia -- da percepção de que os outros recebem uma imagem que é por nós projectada -- como sendo algo que é previamente tambem definido como "bom ou mau" relativamente ainda a ideais pre estabelecidos na sociedade pelos que antes de mim "viveram", sobre o que provoca melhores ou piores sentimentos.

E os sentimentos por si só são "polares", curioso, á sempre bom e maus. Não é algo estável e eterno. É apenas energia,,, e como todos sabem, energia comsome.se gasta-se e não é duraroura nem igualmente distribuida por todos (*)

No meio desta cegueira, os SERes (humanos) percepcionam-se como estando a viver uma vida real... (de coisas que sao na verdade são impossiveis e limitadas) em livre arbitrio.

Mais... o que do livre arbitrio deriva, é somente "abuso". Abuso na medida em que é uma concentração de energia temporária para proveito de alguns apenas.

Dai que para alguns viverem uma vida de personalidade estabelecidos como "bem", "POSITIVAMENTE" , relativamente a outros... (o que é por si só, um SISTEMA de polaridade) vai criar automaticamente uma polaridade oposta da qual abdicamos total e completa responsabilidade. (isto existe na cegueira, é claro). "Não nos julgamos responsaveis pela miséria dos outros."

Inevitavelmente, no mundo em que vivemos, para haver seres que abusam de existencia dessa forma, obriga a que hajam outros que sejam abusados.

Esse abuso manifesta-se no mundo fisico das mais variadas formas.

A solidão é uma delas. Em que -- outro grande chavão que falta olhar para abordar a palavra solidão honestamente -- e que "a" precede -- é a palavra "MEDO".

Para acessar completamente o tema, deve se questionar a existencia em termos de:
"O que leva a certos seres isolarem-se?"
"Porque O proposito de ter medo da solidão?" <-- personalidade aqui entra aqui como factor determinante.

Não será uma crença de personalidade acreditar em que "todos os seres humanos tem direito á nao-solidão?"

Porque temer a solidão? Quais sao os pontos dos quais me estou a colocar em dependencia e submissão face a algo fora de mim, que, provocam que em mim se crie o sentimento de MEDO da solidão?

Porque estou (estamos) a julgar a solidão? Não será porque me julguei na realidade a mim mesmo, e á sociwdade que me rodeia, em termos do valor que me dou face ao estado de ser denominado de "solidão" , e estabeleci a minha existencia em polaridade, em que há sempre um estado de ser ideal de estar o qual - nao propriamente tem em conta o que é realmente real na fisicalidade dos humanos = seu corpo na verdade com as suas necessidades reais iguais e nao apenas a sua imagem?

concluindo...

desconstruindo por ordem reversa o "constructo" solidão:

SOLIDÃO (sentimento negativo - caso ultimo de, consequencia de... ) <- MEDO

MEDO (sentimento negativo - provoca fuga e afastamento - o proprio ser aceita o medo e socumbe a ele. consequencia de ...) <- PERCEPÇÕES DE POLARIDADE

PERCEPÇÕES DE POLARIDADE ("é melhor assim, é melhor assado" = aceitações decorrentes de percepções de acções de livre arbitrio de alguem que viveu antes de mim" em que o ser aceita o abuso de energia (os sentimentos positivos) e com ele faz cria ideias globais focados em sentimentos apenas (evitando sempre ter em noção de completa igualdade entre todos os seres humanos animais para alem de sentimentos etc...) ... consequencia de ) <- aceitação de PERSONALIDADE

PERSONALIDADE (sentimento positivo - tudo de positivo - tudo de superior - como ideal de como um ser humano se pode projectado "como imagem", perante os outros, baseado em fotos, baseado na imagem que os outros podem ou nao receber de um ourto ser, como sendo superior em algo, (capacidade de sentir sentimentos positivos) mesmo se isso ignora factores determinantes de se algo pode ser existir/ser REAL ou nao... na medida em que ... é real apenas se é universal e possivel para todos!!!)

é tudo uma ilusão... e uam ilusão que
é aceite por todos que todos tem direito a expressar- Expressar a sua personalidade ignorando que --- personalidade implica uma superioridade em julgamentos dos seres em que inevitávelmente uns são mais "aceitaveis" que os outros. e portanto isso não é possivel ser igual para todos. LOL

o proprio ser que está na solidão aceita isso por autovitimização para tambem no ambito de personalidade, se identificar como "sendo algo que é notavel".(mas issno neste contexto é secundário)
"os que nao estão sozinhos" tambem criam esse abuso, por aceitação da polaridade oposta.
valorizar mais o "ter companhia" e faze-lo "exclusivamente", na medida em que ... "dadas as condicionantes que determinam se alguem é aceite estar juntos de outros ou nao" uns podem ter companhia e tem mais valor que os outros... e os outros não.

Palavra a interjectar aqui é "Estilo".
Tem tudo muito a haver com estilo o problema da solução de alguns.
Estilo é apenas fotografia. Imagem dos corpos de acordo com "ideiais" de estética e beleza que não podem ser atribuidos positivamente a todos os seres que existem. o que por sua vez, define PERSONALIDADE.

os "SERES..." "que existem",.. é apenas o que é real nessa equação toda. Porque é o que, como se pode verificar, é o que é comum a todos.

Moral da história?[:D]

ok.. simplificar.. 1 pouco
-

quem está em solidão está em medo
quem tem medo é porque valoriza algo como sendo superior a si (entrega poder a algo "mentalmente")

---- em polaridade com

quem tem amigos (geralmente) acha que "vive é bem", que "é melhor" "mais positivo" "saúdável" do que estar só,
provoca o oposto porque;
alguem tem de ser percepcionado como estando "só" --- e então "sentir só" e "estár só" é visto e sugerido a todos como sendo algo negativo

ciclo vicioso ----

solidão É aceite por todos (os que estao "sós" e "acompanhados") como sendo negativo - porque todos são viciados no positivo - todos querem o positivo.

se solidão é negativo entao a ordem (damente) é ... rejeite-se e esconda-se.
se estar acompanhado é julgado como positivo entao os seres autovalidam-se com isso e promovem-o para todos entre todos... todos sao.. os que estão "sós" ou "acompanhados" n importa.

mas....

(por exemplo) como há quem não tenha estilo.. ou nao se ache com estilo para estar acompanhado
e como o que é promovido como sendo positivo... é o que todos querem...é + e + energia
sempre positivo seja no que for .... (neste caso estimulo visual) esses poucos colocam-se a si mesmos em solidão por nao se verem como tendo os requisitos para estarem acompanhados (ter estilo e poder estimular os outros)

-------------------
esse será exemplo será aplicavel aos "mais novos" (seres) crianças ou adolescentes ou jovens adultos, em adultos é parecido muito similar embora os contextos a usar não sao bem os ligados á palavra "estilo".

mas seja como for é transversal em termos de idade. Porque, solidão é um ponto em que, o ser humano simplesmente - não cresce. Tanto se aplica a crianças como adultos. Isto é;
No evolução humana. solidão não é algo que, com o passar das decadas, seja observado entendido e direccionado (ou eliminado como problema), etc, conforme seja ou nao prático ter isso presente para uma vida estabilidade em igualdade entre todos.

É algo em que; a ciencia académica não tem qualquer papel de relevo, porque apenas deixa os casos serem ou nao resolvidos há medida que aparecem...E faze-lo tratando o sintoma, nunca a causa. Nunca estabelecendo ou leccionando principios - Injectando conhecimento na sociedade de forma a que a Solidão pare de ser um "monstro" que assombra a sociedade. Como sociedade adulta e responsável, solidão ser um tema - assumido, digerido, analisado e direccionado da "melhor" maneira ao ponto de deixar de ser conhecido/visto como problema "premente"/aleatório/incomodo.

Responsabilidade. A sociedade... tem alguma? A "sociedade" sabe dar respostas definitivas ás questões que a assombram? Não, la que aprendemos uns com os outros pode-se dizer. É válido para alguns apenas até ver.

Sociedade - porque está habituada assim e nunca conheceu algo diferente - prefere viver em "crenças" - e acreditar que "ah! é mesmo assim, não ha nada a fazer!"

"Conforma-te"
lol "CON-forma-te" ... Forma-te em CONsciencia... CONned é assim que te querem.
"Forma-te na consciencia daquilo que vez apenas, e nunca procures soluções."
(é o código-fonte que essa palavra contêm.)

-------------

mais simples assim? (^^,)

Boas, hoje em dia parece é que está na moda ser "social", isto é a conclusão que eu tiro segundo aquilo que eu observo de familiares mais novos, o meu sobrinho que anda no secundário, por exemplo, e das vezes que converso com ele ou estamos em família, noto que o rapaz está sempre a mandar sms, passa tempos sem fim em facebooks, parece que já não gosta de estar entre a família mas sim estar sempre com os amigos e saír á noite todas as semanas e etc...

Epá eu sou um individuo que tenho o meu grupo de amigos verdadeiro, e sei que posso contar com eles para tudo e vice-versa, não sou cá de considerar amigos aquela gente que se conhece numa festa ou assim, nem do tipo de dizer que se tem muitos amigos no facebook quando nem se conhece metade deles, isso para mim não dá.
Eu não vivo em solidão, como já referia tenho o meu grupo de amigos, mas não sou daqueles gajos que parecem que estão num concurso de popularidade e a dizer que são muito sociais.

Porque para mim há os verdadeiros amigos que quase que fazem parte da família e a família, e depois há os outros.

Cumprimentos,
Morte ou Glória

Lanceiro em termos brutos o que define essa barreiras é/sao as personalidades

Personalidade é o monstro invisivel que causa grande separação entre todos, é transversal a todas as idades, sendo os menos prováveis e condicionados por ela as crianças e adolescentes ate aos 16.. .depois disso é um deus dará de sortido de personalidades bem definidas... que se esforçam por SER (tornar-se) essas definições .. o que se chama.. 'ser alguem' (segundo as definições do que cada um definiu na adolescencia do que para si é ser uma "persona".)

para alem de "clashes" colisões entre pessoas adultas... nos mais jovens faz com que aconteça muitas frequentemente a situação em que o jovem estuda para uma 'coisa' que nao tem nada a haver com o seu verdadeiro talento ou capacidades naturais, da sua propria expressao, (a qual ainda está por descobrir). entao a escolhas dos cursos tornam-se dificeis e muitas vezes erroneas. o sistema de ensino nao favoreçe essa "auto-descoberta".

Ha uma boa camada da sociedade que sofre disso.
E depois recorre a consumismo e redes sociais para compensar essa falta de auto conhecimento e consequente supressão da sua autentica expressão como ser humano.

A solidão, é outra dessas consequências.

Voltar
Superior