Solução "caseira" para proteger carro do sol!

Bombas de passaro e resinas de arvores sao o pior.
Especialmente se logo de seguir levar calor. Aquilo vai comer rapidamente o verniz...
É muito pior do q o sol.

Muita atencao a isso...

grojet_LRG.jpg

Meto no carro e no barco ! Protege tudo !

Mesmo que fica-se o ano todo parado e se não tivesse alternativa com o toldo ou tolde, deixava-o ao sol, tendo claro várias precauções, como lavá-lo 1 x por mês (já chegava), colocava 1 selante ou cêra ou ambos e protegia o interior com tapa-sol.

De referir que existem centenas de carros ao sol a estorricar todo o dia, nos stands de esquina e não só, que demoram a serem vendidos, até mesmos semi-novos ou novos e nem protecção de pintura têm.

Agora teria vários cuidados, mais do que os que referi, após dias de chuvada, mal abrisse o sol, levava logo com uma lavagem e protecção, ou mesmo em periodos de muito sol, quando nota-se que havia muito pó, ou cagadelas de pássaros, era logo banhoca e protecção, feito isto, o carro (pintura, borrachas, plásticos), duravam mais do que muitos carros diários e com garagem.

Hum... e que tal besuntar o carro com protector solar assim tipo factor 50? Ah e não esquecer de água fresca para o carro não desidratar.... Haja paciência....

Voltando a este tema....Tenho um carro que infelizmente passa bastante tempo ao sol e confesso que ando sempre à procura de um lugar à sombra... :)

Há algum maleficio em colocar o carro constantemente ao sol? Que cuidados devemos ter num carro que está bastante tempo ao sol parado?

No meu trabalho, o carro passa muito tempo ao sol. No para-brisas, ponho um para-sol refletor, tipo o da imagem abaixo e deixo os vidros com uma pequena fresta aberta (não tão grande que caiba uma beata de cigarro).

EDIT: quanto a malefícios, sim. Degradação mais rápida da pintura, plásticos, borrachas, da própria espuma dos bancos, etc. Mas também não perco o sono por causa disso.
refletor-de-sol-para-carros-protetor-quebra-sol-peugueot-D_NQ_NP_350801-MLB20400958736_082015-O.webp

Voltando a este tema....Tenho um carro que infelizmente passa bastante tempo ao sol e confesso que ando sempre à procura de um lugar à sombra... :)

Há algum maleficio em colocar o carro constantemente ao sol? Que cuidados devemos ter num carro que está bastante tempo ao sol parado?

Encerar o carro no mínimo 2 vezes ao ano e condicionar os plásticos com um condicionador com proteção UV. Qualquer outra solução, como já disseram aqui (tapar o carro com mantas, árvores, etc) têm todas os seus inconvenientes e até podem fazer pior do que a emenda.

Duas sugestões (o que uso, mas há imensas alternativas):
Collinite-845-Insulator-Wax-16-oz_668_1_lw_2994.jpg
Cera Collinite 845

s-l300.jpg
Poorboys Natural Look

Outro produto muito famoso pela sua proteção UV é este, e pode ser usado tanto no interior como em alguns plásticos do exterior (ópticas p.e., que têm tendência para ficar amareladas):
303-aerospace-protectant.jpg
303 Aerospace Protectant

Last edited:

Convém teres a mínima protecção de interiores e pintura. Se manteres o carro encerado e com tratamento de plásticos a nível exterior e interior, é meio caminho andado para diminuir o desgaste causado.

Encerar o carro no mínimo 2 vezes ao ano e condicionar os plásticos com um condicionador com proteção UV. Qualquer outra solução, como já disseram aqui (tapar o carro com mantas, árvores, etc) têm todas os seus inconvenientes e até podem fazer pior do que a emenda.

Duas sugestões (o que uso, mas há imensas alternativas):
Collinite-845-Insulator-Wax-16-oz_668_1_lw_2994.jpg
Cera Collinite 845

s-l300.jpg
Poorboys Natural Look

Outro produto muito famoso pela sua proteção UV é este, e pode ser usado tanto no interior como em alguns plásticos do exterior (ópticas p.e., que têm tendência para ficar amareladas):
303-aerospace-protectant.jpg
303 Aerospace Protectant

De quanto em quanto tempo se deve condicionar os plásticos interiores?

É díficil indicar um período certo, pois dependerá do produto e das condições a que o carro está exposto. Mas deverá ser feito, pelo menos, pouco tempo depois de os plásticos perderem o brilho/cor dada pelo produto. No verão eu gosto de o fazer em todas as lavagens (1 ou 2 vezes por mês), e não dá assim tanto trabalho.

Eu acabo por dispender mais tempo na manutenção das borrachas em condições, até porque o atual não tem moldura dos vidrose tem teto panorâmico e acabo por após cada lavagem hidratar as borrachas com um spray à base de silicone, normalmente da wurth, mas já testei o de silicone da wd40 e mesmo o do lidl, simplesmente para tudo o que é borracha exterior não secar/gretar com a exposição solar.

Eu acabo por dispender mais tempo na manutenção das borrachas em condições, até porque o atual não tem moldura dos vidrose tem teto panorâmico e acabo por após cada lavagem hidratar as borrachas com um spray à base de silicone, normalmente da wurth, mas já testei o de silicone da wd40 e mesmo o do lidl, simplesmente para tudo o que é borracha exterior não secar/gretar com a exposição solar.
Silicone pode danificar as borrachas.
Uso um da Einszett.
Não é tanto para não gretar que uso, mas para não colar quando tem pouco uso.

Back