Solução para compostor.

Boa pessoal.

Estou com uma duvida do sistema que terei de arranjar para o meu quintal, a situação é que tenho uma moradia e um quintal que tenho alguns arbustos e algumas arvores de fruto que fui plantando.
O problema é que como as arvores cresceram os arbustos e a erva, o quintal já parece uma selva, e vou ter de arrancar as ervas antes da primavera.
Como tenho de adubar ou estrumar o solo, gostaria que as ervas fossem uteis para a terra, como tal pensei em comprar um compostor.
Mas surgiram as duvidas de qual a melhor opção.

um de de plástico de 260l dizem que é pequeno, um de 360 talvez fosse melhor ou de 400l
Entretanto já me disseram que todos esses são uma porcaria e o melhor era um feito á medida, com tijolos ou madeira e seria de 800 ou 1000l.[:blush:] eu como tenho espaço queria um que resolvesse o problema e fosse a escolha acertada.

O que sugerem? alguem percebe de compostores?

Cumprimentos

Boa pessoal.

Estou com uma duvida do sistema que terei de arranjar para o meu quintal, a situação é que tenho uma moradia e um quintal que tenho alguns arbustos e algumas arvores de fruto que fui plantando.
O problema é que como as arvores cresceram os arbustos e a erva, o quintal já parece uma selva, e vou ter de arrancar as ervas antes da primavera.
Como tenho de adubar ou estrumar o solo, gostaria que as ervas fossem uteis para a terra, como tal pensei em comprar um compostor.
Mas surgiram as duvidas de qual a melhor opção.

um de de plástico de 260l dizem que é pequeno, um de 360 talvez fosse melhor ou de 400l
Entretanto já me disseram que todos esses são uma porcaria e o melhor era um feito á medida, com tijolos ou madeira e seria de 800 ou 1000l.[:blush:] eu como tenho espaço queria um que resolvesse o problema e fosse a escolha acertada.

O que sugerem? alguem percebe de compostores?

Cumprimentos

Algumas autarquias têem protocolos que oferecem um Compostor, podes ver com o teu municipio se está alguma coisa em vigor.

Tenho um dos de plastico (não sei ao certo a capacidade) mas acho que vai depender vbastante do volume de residuos que produzes e a capacidade que necessitas

Eu fiz um que durou uns 10 anos até apodrecer por baixo. Depois tive um de plástico que acabei por vender.
Ambos tiveram o mesmo problema, ninhos de ratos/ratazanas. Como tenho espaço, 1/3 da horta fica em repouso e enterro lá as aparas e cascas de ovos/frutas/legumes.

Constrói um com madeira de pinho tratada com a área que quiseres! O próximo investimento é um biotriturador para conseguires colocar diversos tipos de matéria a gerar composto orgânico, e teres um composto mais rico.

A relva lá em casa faz o seguinte ciclo: corta - porco - composto - campo/horta ou se o porco estiver com demasiada "cama", coloca-se diretamente num campo que venha a ser cultivado a médio prazo.

Comprei um de 300L do Lidl, mas enchi aquilo em poucas semanas... só as folhas das árvores "públicas" que caem para o meu quintal, dão conta de uma parte. De resto, meto parte das ervas dos 400m2 de quintal e alguns restos de legumes da cozinha.

Supostamente os 9 meses acabavam em Dezembro, tenho que lá ir ver se aquilo já se degradou.

Eu fiz um que durou uns 10 anos até apodrecer por baixo. Depois tive um de plástico que acabei por vender.
Ambos tiveram o mesmo problema, ninhos de ratos/ratazanas. Como tenho espaço, 1/3 da horta fica em repouso e enterro lá as aparas e cascas de ovos/frutas/legumes.

xiii :( mas como aparecem? entram lá para dentro? eu já apanhei ratos no quintal mas pequeninos e isolados, ninho de ratos e ratazanas nunca tive mas a ideia não me agrada nada.

No quintal tambem lá aparecem gatos que vão para o quintal e vasculham tudo, acho que só um rato suicida iria lá fazer ninho.

Sim, escavam a terra por baixo da caixa. Ou eu nunca tinha reparado mas foram 2 anos seguidos com ambas as caixas. Desde que enterro o composto no terreno, nunca mais vi orelhudos.

Os compostores podem ter fundo fechado? leio que que é para não ter fundo, mas tambem leio que o fundo pode ser rede para não entrar ratos mas tambem há quem diga que pode ser um fundo totalmente fechado.

Tambem li que ratos aparecem mais com restos de comida e que o composto deve ser remexido de 15 em 15 dias para arejar e decompor mais rapido e evitar eventuais ninhos de ratos.

O que acham?

Para esses bichos, cascas de frutas e legumes são comida. O fundo fechado não creio que seja tão eficaz, em contacto com o terreno é mais fácil para os animais decompositores fazerem o seu trabalho.

Talvez se não colocares cascas de frutas possas minimizar o aparecimento de inquilinos ou visitas indesejadas.

Não deve ser fundo fechado para que permita aos animais decompositores de entrar e fazer o seu trabalho, se for completamente fechado isso sim vai atrasar muito a descompostagem e atrair mais bicharada (indesejada).

Deve ser remexido de vez em quando, ter o cuidado de ir fazendo camadas de verdes e castanho, alguns restos de comida como cascas etc mas evitar ser muita para não atrair esse tipo de visitas.

Última edição:
ou constrois...

http://www.valorsul.pt/www/uploads/...agem/valorsul-como-construir-um-compostor.pdf

ou compras...

https://www.planetahuerto.pt/venda-...V-UXPmmMPSw_MACaBCu2aC2A5Qysk76BoCn3cQAvD_BwE

se tens tempo livre e o teletrabalho não for muito exigente...construir um não parece desajustado, havendo tempo e disponibilidade financeira...

A minha ideia é ter um compostor durável e bom e que fique o assunto resolvido, sou apologista da ideia de comprar ou ter uma coisa que dure para sempre.

Como os de plastico alem de pequenos dizem ser frageis, e custam cerca de 50euros a 100euros se for maior.

Acho que a ideia de fazer um não é descabida nem o dinheiro um problema.

A ideia que me surgiu seria um de tijolos, fazer 2 paredes de 1m2 paralelas com uma distancia de 1m entre elas, e com a parede do muro de fundo, ou seja ficaria com um cubo de 1m3 de volume, depois arranjava uma porta metalica para cima e outra para a frente para remexer e retirar o composto.

Tenho é de comprar os tijolos e o cimento areias essas coisas, mas tambem é só 2 paredes de 1m2 cada. Se comprar aqueles tijolos de cimento são maiores e facilitam visto não serem preciso rebocar.
É capaz de ser uma aventura interessante fazer essas 2 paredes e depois as portas logo vejo como fazer ou pedir que me façam.

O que acham, ficaria com um compostor de 1000litros

Eu fazia em madeira, fica mais barato e se for com madeira tratada dura bastante. O meu durou 10 anos com madeira desprotegida. Podes fazer um com paletes usadas usando o link da Valorsul que meteram no início e até podes comprar um de 1000l já feito por 100€.

Em tijolo ficas com um mono no jardim, além de que tem de ficar bem feito, se reparares nas fotos dos compostores de madeira ou plástico, todos têm aberturas a toda a volta.

Última edição:
bem obrigado pelas dicas, na verdade eu atualmente mete num monte e depois enterro, mas ate enterrar acaba tudo espalhado, a ideia era mesmo colocar tudo num recipiente.

A ideia de ser de madeira pode ser, mas em tijolos tambem era uma solução, ou ficar como estou , meter num monte e enterrar. tenho de decidir o que fazer.

Os compostores podem ter fundo fechado? leio que que é para não ter fundo, mas tambem leio que o fundo pode ser rede para não entrar ratos mas tambem há quem diga que pode ser um fundo totalmente fechado.

Tambem li que ratos aparecem mais com restos de comida e que o composto deve ser remexido de 15 em 15 dias para arejar e decompor mais rapido e evitar eventuais ninhos de ratos.

O que acham?

Lá na quinta temos 1 sem fundo nenhum, e outro todo em betão, com uma torneira em baixo, mas nesse misturamos m€rda de animais e tem as minhocas a trabalhar.

O liquido que retiramos da torneira dilui-se em agua e é super nutritivo para as plantas.

A minha ideia é ter um compostor durável e bom e que fique o assunto resolvido, sou apologista da ideia de comprar ou ter uma coisa que dure para sempre.

Como os de plastico alem de pequenos dizem ser frageis, e custam cerca de 50euros a 100euros se for maior.

Acho que a ideia de fazer um não é descabida nem o dinheiro um problema.

A ideia que me surgiu seria um de tijolos, fazer 2 paredes de 1m2 paralelas com uma distancia de 1m entre elas, e com a parede do muro de fundo, ou seja ficaria com um cubo de 1m3 de volume, depois arranjava uma porta metalica para cima e outra para a frente para remexer e retirar o composto.

Tenho é de comprar os tijolos e o cimento areias essas coisas, mas tambem é só 2 paredes de 1m2 cada. Se comprar aqueles tijolos de cimento são maiores e facilitam visto não serem preciso rebocar.
É capaz de ser uma aventura interessante fazer essas 2 paredes e depois as portas logo vejo como fazer ou pedir que me façam.

O que acham, ficaria com um compostor de 1000litros

Acho excelente a forma como estás a pensar fazer isso, é bastante prático para tirar e colocares mais por cima, mas em vez dos tijolos, faz isso em madeira tratada.

Aqui no Alentejo fazemos um monte com as camadas a decompor alternadas com estrume e palha. Muros para quê? Aquilo decompõe que é uma maravilha.
Só não recomendo que fique muito perto de casa do os vizinhos, a não ser que não gostem dos vizinhos![:D]

Aqui no Alentejo fazemos um monte com as camadas a decompor alternadas com estrume e palha. Muros para quê? Aquilo decompõe que é uma maravilha.
Só não recomendo que fique muito perto de casa do os vizinhos, a não ser que não gostem dos vizinhos![:D]

Ontem de tarde comecei então a limpar o terreno, já limpei cerca de 1/4 , hoje não fiz nada porque teve a chover.

Mas vi um enorme monte de ervas e ainda estou no inicio, estive a pensar e acho que não vou á fazer compostor nenhum, isso é bom para que faz jardinagem e tem ali a caixinha para composto, mas eu acho que estou noutro patamar que já não se justifica, portanto o melhor é fazer um monte e depois enterrar.

Portanto a solução está tomada, obrigado a todos pelas dicas.[;)]

Voltar
Superior